Exercícios sobre fungos e líquens

Com estes exercícios sobre fungos e líquens, você avaliará seus conhecimentos sobre o papel desempenhado por esses organismos na natureza.

Perguntas

Questão: 1

Apesar de muitos fungos serem causadores de doenças (micoses), alguns exercem importantes papéis para a saúde do homem, ajudando até mesmo na cura de algumas enfermidades. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o gênero de fungo usado na fabricação de um dos mais famosos antibióticos existentes.

a) Staphylococcus.

b) Penicillium.

c) Streptococcus.

d) Saccharomyces.

e) Agaricus.

Questão: 2

Os fungos estabelecem relações ecológicas importantes, como é o caso da associação entre fungos e algas verdes ou cianobactérias. Essa associação mutualística é denominada de:

a) micorrizas.

b) corais.

c) líquens.

d) ectomicorrizas.

e) endomicorrizas.

Questão: 3

Os fungos estabelecem importantes relações ecológicas com outros organismos vivos. Um exemplo dessas associações ocorre entre fungos e raízes de plantas superiores, o que chamamos de “micorrizas”. Estas podem ser classificadas como uma relação do tipo:

a) comensalismo.

b) mutualismo.

c) inquilinismo.

d) predação.

e) protocooperação.

Questão: 4

Apesar de serem bastante discriminados, os fungos são organismos importantes para os humanos e também para o meio ambiente. A respeito desse grupo de organismos, marque a alternativa incorreta:

a) Os fungos estabelecem relação ecológica com plantas vasculares e com algas.

b) Existem fungos que são usados na fabricação de antibióticos.

c) Alguns fungos são utilizados na fabricação de queijos.

d) Apesar de alguns fungos serem usados na fabricação de alimentos, nenhum pode ser ingerido sem processamento.

e) Alguns fungos são utilizados na fabricação de bebidas alcoólicas.

Questão: 5

Os líquens são associações mutualísticas que exercem diversos papéis ecológicos importantes. Sobre o papel ecológico dos líquens, marque a alternativa correta.

a) Os líquens fornecem uma grande quantidade de oxigênio para a atmosfera em virtude de sua alta taxa fotossintética.

b) Os líquens são importantes na sucessão ecológica, uma vez que atuam como espécies pioneiras.

c) Os líquens atuam na fixação do gás carbônico.

d) Os líquens são importantes na cadeia alimentar, uma vez que, por serem formados por fungos, ajudam na decomposição dos organismos.

e) Os líquens são importantes indicadores ambientais, uma vez que são bastante resistentes à poluição.

Respostas

Questão: 1

Alternativa “b”. O poder antibiótico do fungo Penicillium foi descoberto por Alexandre Fleming em 1929. A partir daí, diversos estudos foram iniciados, resultando na fabricação de antibióticos, o que fez com que doenças que matavam várias pessoas fossem combatidas.

Questão: 2

Alternativa “c”. Os líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas verdes ou cianobactérias. Nessa associação, fungos fornecem nutrientes minerais, e as algas, compostos carbônicos.

Questão: 3

Alternativa “b”. Como nas micorrizas os dois organismos são beneficiados pela interação, trata-se de um caso de mutualismo.

Questão: 4

Alternativa “d”. O champignon pode ser processado na indústria ou ser ingerido in natura ou desidratado.

Questão: 5

Alternativa “b”. Os líquens são espécies pioneiras e estabelecem-se em locais onde poucas espécies conseguiriam desenvolver-se. Eles são capazes, por exemplo, de degradar rochas e, consequentemente, permitir a fixação de outras espécies.


Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-fungos-liquens.htm