(ENEM)
Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para
A) informar crianças vítimas de violência sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
B) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.
C) dar a devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.
D) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
E) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.
Questão: 2
(ENEM)
Campanha publicitária de loja de eletrônicos. Revista Época. Nº 424, 03 jul. 2006
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
Questão: 3
Sobre o texto publicitário propaganda, é correto afirmar:
A) Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
B) Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.
C) Toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.
D) O texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.
E) O público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.
Questão: 4
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I. Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.
II. Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do produto.
III. Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.
A) Apenas a alternativa I.
B) Apenas a alternativa II.
C) Apenas a alternativa III.
D) Nenhuma alternativa está correta.
E) Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa C.
Nessa questão, o recurso utilizado para persuasão dos leitores é a metáfora, como é destacado no enunciado da atividade. Ao relacionar um desenho de um monstro à mensagem “para algumas crianças o pesadelo chega antes do sono”, o autor da campanha de conscientização usa a ideia de pesadelo, algo que é sempre ruim, para fazer referência ao perigo de um abuso.
Questão: 2
Alternativa A.
O objetivo principal de um texto publicitário é convencer o leitor/público-alvo a fazer algo. Às vezes a intenção é gerar uma simples mudança de comportamento ou, na maioria das vezes, é fazer com que o leitor consuma determinado produto.
Questão: 3
Alternativa C.
Toda propaganda tem como função principal influenciar o comportamento do leitor, seja para comprar determinado produto que está no anúncio, seja para instigar os leitores a mudarem determinado comportamento por meio da conscientização sobre um fenômeno social.
Questão: 4
Alternativa E.
Todas as alternativas estão corretas, uma vez que as afirmações evidenciadas fazem referência ao principal fundamento da propaganda: a persuasão.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-redacao/exercicios-sobre-propaganda-persuasao.htm