(Igeduc) “Já a solitude, por outro lado, é mais um estado temporário e pode trazer um momento bem-vindo de tranquilidade.”
O emprego do hífen na palavra “bem-vindo” justifica-se porque o prefixo “bem” exige hífen.
Também são exemplos de vocábulos com o prefixo 'bem' que seguem a regra os seguintes, EXCETO:
A) bem-amado.
B bem-vindo.
C) bem-estar.
D) bem-feito.
Questão: 2
(Ivin) Assinale a única opção em que a ortografia da palavra não apresenta incorreção:
A) Geo-política.
B) Auto-peça.
C) Micro-computador.
D) Super-resistente.
E) Ultra-moderno.
Questão: 3
(Instituto Consulplan) Assim como a palavra “bem-vindo” em “Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, [...]” (4º§), está grafada corretamente com o emprego do hífen a seguinte palavra:
A) Arco-íris.
B) Pão-de-ló.
C) Mão-de-obra.
D) Pé-de-moleque.
Questão: 4
(Instituto Fênix) A palavra “água-viva” é um exemplo de uso correto do hífen na ortografia oficial da língua portuguesa. Qual das alternativas a seguir também apresenta uma palavra com o uso correto de hífen?
A) Meia-noite.
B) Ponta-pé.
C) Dia-a-dia.
D) Passa-tempo.
Questão: 5
(Fundatec) Qual das palavras abaixo recebe hífen pelo mesmo motivo de “salário-mínimo”?
A) Super-homem.
B) Pró-britânico.
C) Hiper-realista.
D) Pré-história.
E) Conta-gotas.
Questão: 6
(Objetiva) Considerando-se o uso ou não do hífen, assinalar a alternativa em que todas as palavras estão grafadas CORRETAMENTE.
A) Microondas | contra-ataque | auto-observação.
B) Além-fronteira | antihigiênico | conta-gotas.
C) Cor-de-rosa | bem-vindo | azul turquesa.
D) Capim-acú | corre-corre | semi-interno.
Questão: 7
(Ameosc) “Prefeitos, em busca de reeleição, frequentemente intensificam contratações para atender às demandas locais.”
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o vocábulo “reeleição” não possui hífen, pois o prefixo “re” se aglutina com palavras começadas por “e”.
As afirmativas a seguir apresentam corretamente as regras para o emprego do hífen, acompanhadas de exemplos que ilustram cada regra, EXCETO:
A) Emprega-se o hífen quando o 1º elemento termina por vogal, r ou b e o 2º elemento se inicia por h: entre-hostil e infra-hepático.
B) Emprega-se o hífen quando o 1º elemento termina por consoante igual à que inicia o 2º elemento: ad-digital, sub-base.
C) Não se emprega o hífen nas locuções, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais: cão de guarda, cor de vinho e pé de meia.
D) Emprega-se o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamento vocabulares: a divisa Liberdade-Igualdade-Fraternidade.
Questão: 8
(Objetiva) A palavra “bem−estar” (1º parágrafo) é escrita com hífen. Em qual das alternativas abaixo o uso do hífen está INCORRETO?
A) Mal-criado.
B) Bem-humorado.
C) Mal-estar.
D) Mal-humorado.
Questão: 9
(Ibam) Com base no trecho a seguir: “Nesse país o português é claro e direto, enquanto os mal-entendidos restam ao português-brasileiro”, analise o uso do hífen na palavra “mal-entendidos” e assinale a alternativa correta.
A) O uso do hífen está correto, pois a palavra é formada por um prefixo "mal-" e um elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e começa por vogal.
B) O uso do hífen está correto, pois a palavra "mal-entendidos" é uma palavra composta que segue a regra de união de prefixo com substantivo iniciando com a mesma letra.
C) O uso do hífen está errado, pois o prefixo "mal-" não requer o hífen quando é seguido por um elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica começado por "e".
D) O hífen deveria ser substituído por um espaço, pois o termo "mal entendidos" está incorretamente unido.
Questão: 10
(Ibam) Em relação ao uso do hífen, considere a palavra "questão-chave" no trecho "Recordo-me também de um trabalho acadêmico, onde meu orientador insistiu na formulação correta da questão-chave antes de avançar."
De acordo com as novas regras do Acordo Ortográfico de 1990, o uso do hífen está correto. Qual das alternativas abaixo contém a utilização do hífen de forma correta?
A) Anti-semita.
B) Auto-aprendizagem.
C) Pan-americano.
D) Micro-radiografia.
Questão: 11
(Idecan) O mais novo acordo ortográfico da língua portuguesa, aprovado em 1990, mas cuja implantação no Brasil só começou em 2009, alterou as regras do uso do hífen em palavras compostas. Sabendo disso, assinale abaixo a única das alternativas cuja palavra em destaque está grafada adequadamente ao que pede o referido acordo.
A) O arsenal anti-aéreo de Israel vem sendo capaz de conter os mísseis lançados contra o país pelo Hamas.
B) Criminosos condenados por crimes hediondos não têm direito de progredir para o regime semi-aberto antes de cumprir 1/3 da pena.
C) O compartilhamento de escovas de dentes é anti-higiênico.
D) A auto-avaliação tem a função de fazer o estudante refletir sobre o próprio desempenho.
Questão: 12
(ADM&TEC) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente, segundo o novo acordo ortográfico:
A) anti-ético, ideia, ex-professor.
B) antiético, ideia, ex-professor.
C) anti-ético, ideia, ex professor.
D) antiético, idéia, ex professor.
Alternativa: D
Comentário: A palavra “bem” exige o uso do hífen em quase todas as situações, com exceção de quando faz palavra composta com os verbos “fazer” e “querer”. Nesse caso, a alternativa D está incorreta, pois a grafia adequada seria “benfeito”.
Questão: 2
Alternativa: D
Comentário: A única alternativa que apresenta grafia correta é a D, pois, entre consoantes e vogais iguais, a ortografia exige o uso do hífen.
Questão: 3
Alternativa: A
Comentário: A palavra grafada corretamente é “arco-íris”, pois esse substantivo é composto por dois outros que, juntos, apresentam um novo sentido autônomo e não apenas a junção do sentido original dos termos.
Questão: 4
Alternativa: A
Comentário: “Meia-noite” apresenta o uso correto do hífen, pois é um composto que tem um sentido único que extrapola a mera união do sentido original dos termos individualmente.
Questão: 5
Alternativa: E
Comentário: Tanto a palavra “salário-mínimo” quanto “conta-gotas” apresentam o uso de hífen por unirem dois termos que têm sentidos próprios, formando um vocábulo com um significado que extrapola a mera união das expressões originais.
Questão: 6
Alternativa: D
Comentário: A alternativa que apresenta as três grafias corretas é a D. “Capim-açu” usa hífen, pois, além de ser um composto com um sentido próprio, também é um nome de um ser botânico, logo, utiliza-se hífen. “Corre-corre” usa hífen por ser um composto formado pela repetição do mesmo vocábulo. “Semi-interno” utiliza hífen, pois há repetição de vogais, característica que exige o seu uso.
Questão: 7
Alternativa: C
Comentário: A alternativa C está incorreta, pois há exceções ao uso de hífen em locuções, como a palavra “pé-de-meia”, que mantém o uso do hífen por ser esse um uso consagrado na língua.
Questão: 8
Alternativa: A
Comentário: A palavra que está grafada incorretamente é “mal-criado”, pois não se utiliza o hífen quando o advérbio “mal” for seguido de uma palavra que começa por consoante que não seja “l” e “h”. Desse modo, o correto é “malcriado”.
Questão: 9
Alternativa: A
Comentário: A opção que analisa corretamente o uso do hífen em “mal-entendidos” é a alternativa A. Utiliza-se hífen em compostos iniciados por advérbio “mal”, quando este for seguido por vogal, “l” ou “h”.
Questão: 10
Alternativa: C
Comentário: A palavra que está grafada corretamente é “pan-americano”, porque se utiliza hífen quando a palavra que acompanha o prefixo “pan-” é iniciada por vogal.
Questão: 11
Alternativa: C
Comentário: A palavra correta é “anti-higiênico”, pois utiliza-se hífen com o prefixo “anti-“ quando ele for seguido de uma palavra iniciada por “h” . Já as palavras “antiaéreo”, “semiaberto” e “autoavaliação” não utilizam hífen, pois o primeiro termo termina com uma vogal diferente da vogal inicial do segundo termo.
Questão: 12
Alternativa: B
Comentário: A alternativa correta é a B, pois “antiético” não apresenta hífen, visto que o prefixo “anti” termina com vogal diferente da vogal inicial de “ético”. Ideia, após a reforma ortográfica, deixou de ter acento. E “ex-professor” utiliza hífen, pois o prefixo “ex-” exige esse uso.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-hifen-nos-substantivos-compostos.htm