Exercícios sobre moléculas orgânicas polares ou apolares

Com estes exercícios sobre as moléculas orgânicas polares e apolares, é possível avaliar o que você sabe dos critérios de classificação dos compostos quanto à polaridade.

Perguntas

Questão: 1

Em um laboratório, um estudante de Química necessitava armazenar alguns metais alcalinos (por exemplo, sódio, lítio e potássio) em recipientes sem a presença de ar atmosférico, já que esses metais reagem intensamente com a água em qualquer estado físico. Sabendo que a água é um solvente polar, em qual dos líquidos a seguir o estudante poderia armazenar os metais alcalinos sem riscos de explosão?

a) acetona

b) querosene

c) metóxi-metano

d) etanol

e) ácido acético

Questão: 2

Quando realizamos a comparação entre os pontos de ebulição de compostos orgânicos, levamos em consideração as forças que unem as suas moléculas, as quais tem uma relação direta com a característica polar ou apolar do composto. Assim, comparando os compostos:

I) etanol

II) etanal

III) éter isopropil isobutílico

IV) propano

Quais deles são polares?

a) I e III

b) I e II

c) II e III

d) I e IV

e) III e IV

Questão: 3

(Unesp-SP) Existem três compostos diclorobenzeno diferentes de fórmula molecular C6H4Cl2, que diferem em relação às posições dos átomos de cloro no anel benzênico, conforme as figuras 1, 2 e 3.

Das três figuras, é polar a fórmula apresentada em:

a) 3, somente.

b) 1 e 2, somente.

c) 1 e 3, somente.

d) 2 e 3, somente.

e) 1, 2 e 3.

Questão: 4

(Unesp-SP) A polaridade de substâncias orgânicas é consequência tanto da geometria molecular quanto da polaridade das ligações químicas presentes na molécula. Indique a alternativa que contém apenas substâncias apolares.

a) Acetileno e álcool etílico.

b) Álcool etílico e etano.

c) Tetracloreto de carbono e etano.

d) Metano e cloreto de metila.

e) Tetracloreto de carbono e cloreto de metila.

Respostas

Questão: 1

Letra b). Como o metal alcalino reage intensamente com a água, isso pode acontecer em qualquer solvente polar. Em razão disso, o estudante deve armazenar o metal em um solvente apolar. Entre as opções fornecidas:

a- A acetona é a propanona, ou seja, uma cetona com três átomos de carbono. Quanto menor a cetona, maior a sua polaridade.

b- Querosene é um hidrocarboneto obtido na destilação do petróleo, e todo hidrocarboneto é apolar.

c- Metóxi-metano é um éter com dois carbonos. Quanto menor o éter, maior a sua polaridade.

d- Etanol é um álcool com dois carbonos. Quanto menor o álcool, maior a sua polaridade.

e- Ácido acético é um ácido carboxílico com dois carbonos. Quanto menor o álcool, maior a sua polaridade.

Questão: 2

Letra b). A alternativa b contém os compostos polares, porque:

I- Etanol é um álcool com dois carbonos. Quanto menor o álcool, maior a sua polaridade.

II- Etanal é um aldeído com dois carbonos. Quanto menor o aldeído, maior a sua polaridade.

III- Éter isopropil isobutílico é um éter que apresenta sete átomos de carbono na cadeia. Quanto maior o éter, menor a sua polaridade, portanto a molécula tende a ser apolar.

IV- Propano é um alcano, ou seja, um hidrocarboneto, e toda substância dessa função orgânica é considerada apolar.

Questão: 3

Letra b). Há três haletos orgânicos diferentes nesse exercício, sendo que esses compostos tendem a apresentar polaridade, porém essa tendência diminui quando há mais de um halogênio na molécula.

Por causa disso, para determinar se a molécula é polar ou apolar, devemos analisar o vetor momento dipolar resultante da molécula, que é dado pelos vetores presentes nela:

Na estrutura I, temos dois vetores perpendiculares (setas vermelhas), logo devemos decompô-los em um único vetor (azul). Como na estrutura há apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero, o que carateriza a molécula como polar.

Na estrutura II, há dois vetores perpendiculares (setas vermelhas), logo devemos decompô-los em um único vetor (azul). Como na estrutura há apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero, o que carateriza a molécula como polar.

Questão: 4

Letra c). A alternativa C apresenta apenas moléculas apolares, pois:


Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-moleculas-organicas-polares-ou-apolares.htm