Exercícios sobre os nêutrons

Estes exercícios tratam sobre os nêutrons, as características, o descobridor e as formas utilizadas para determinar a quantidade dessas partículas no interior do núcleo do átomo.

Perguntas

Questão: 1

As ideias de diferentes cientistas tiveram uma grande contribuição para a moderna teoria atômica. Muito do que se conhece hoje sobre o átomo partiu de propostas modestas, influenciadas pela disponibilidade de tecnologias ainda limitadas.

As figuras indicadas acima (I, II, e III), por exemplo, indicam os primeiros modelos atômicos propostos, porém nenhum deles pertence ao cientista denominado:

a) Thompson

b) Dalton

c) Rutherford

d) Chadwick

Questão: 2

Quando realizamos um cálculo utilizando a diferença entre o número de massa de um átomo e o seu número de prótons, estamos determinando a quantidade de:

a) prótons.

b) nêutrons.

c) elétrons.

d) mésons.

e) pósitrons.

Questão: 3

(UCS-RS) O conhecimento das partículas subatômicas, bem como do seu número, é útil para a compreensão das propriedades individuais dos átomos. Os átomos distinguem-se uns dos outros pelo número de prótons e de nêutrons que contêm. Com relação ao átomo de boro (5B11), é correto afirmar que ele distingue dos demais átomos por possuir…

a) 5 prótons e 6 nêutrons.

b) o número atômico e o número de nêutrons iguais a 6.

c) o número atômico e o número de nêutrons iguais a 5.

d) número igual de prótons e nêutrons.

e) 11 prótons e 5 nêutrons.

Questão: 4

(UFS-SE) O átomo xA2x é isóbaro do 28Ni58. O número de nêutrons em A é:

a) 28

b) 29

c) 30

d) 31

e) 32

Respostas

Questão: 1

Letra d). Os modelos propostos não pertencem ao cientista Chadwick, pois ele descobriu a partícula sem carga denominada nêutron (presente no núcleo do átomo) e não desenvolveu nenhum modelo atômico.

Thompson: desenvolveu o modelo do pudim com passas (figura III).

Dalton: desenvolveu o modelo da bola de bilhar (figura II).

Rutherford: desenvolveu o modelo do sistema solar (figura I).

Questão: 2

Letra b). O enunciado cita o número de massa (representado por A) e o número de prótons (representado por p), os quais participam da seguinte expressão matemática:

A = p + n

Nessa expressão, aparece o número de nêutrons, assim, isolando o número de massa e de prótons, podemos determinar o número de nêutrons.

n = A - p

Questão: 3

Letra a).

O exercício forneceu a sigla 5B11, que contém os seguintes valores:

A = p + n

Questão: 4

Letra b). O exercício informa que os dois átomos são isóbaros, ou seja, apresentam o mesmo número de massa (2x), e pede o número de nêutrons de A. Para tal, devemos realizar os seguintes passos:

Como os átomos são isóbaros, isso quer dizer que a massa do átomo A (que é 2x) é igual ao número de massa de B (que é 28), logo:

2x = 58

x = 28
      2

x = 29

xA2x

Como o valor de x é 14, logo:

29A58

Passo 3: Determinar o número de nêutrons do átomo A, já que temos o seu número atômico e número de massa, na expressão abaixo:

A = Z + n

n = A – Z

n = 58 – 29

n = 29

 


Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-os-neutrons.htm