Olga Benário nasceu na Alemanha e dedicou toda a sua juventude à militância do Partido Comunista. Em 1928, fugiu para a União Soviética, local no qual iniciou treinamento militar, tornando-se uma importante figura revolucionária aos olhos do partido. Em 1934, recebeu a missão de vir ao Brasil para garantir a segurança de um importante membro do Partido Comunista brasileiro. Olga era responsável pela segurança de:
a) Miguel Costa
b) Astrojildo Pereira
c) Maurício de Lacerda
d) Luís Carlos Prestes
e) Arthur Ewert
Questão: 2
Da relação vivida por Olga e Luís Carlos Prestes nasceu uma criança em 1936, em um campo de concentração na Alemanha. Após uma intensa campanha internacional, a Alemanha Nazista aceitou entregar a criança para a família de Prestes. A filha de Olga e Prestes chama-se:
a) Joana d’Arc Prestes
b) Anita Leocádia Prestes
c) Marie Curie Prestes
d) Bertha Prestes
e) Frida Prestes
Questão: 3
Após o fracasso da Intentona Comunista, Olga Benário e Luís Carlos Prestes foram presos em março de 1936, no Rio de Janeiro. Após alguns meses de cárcere, o Supremo Tribunal Federal emitiu a sentença para Olga. Qual foi a decisão do STF em relação à Olga?
a) Olga foi deportada para a União Soviética como parte de um acordo entre Brasil e URSS.
b) Olga foi deportada para a Alemanha e lá foi enviada para a prisão por ser judia e comunista.
c) Olga foi sentenciada à prisão por um período de dez anos com pena a ser cumprida no Brasil.
d) Olga foi sentenciada à prisão perpétua.
e) Olga foi expulsa do Brasil e conseguiu exilar-se no Canadá
Questão: 4
A vinda de Olga Benário ao Brasil para garantir a segurança de Luís Carlos Prestes fazia parte de um esforço da Internacional Comunista para realizar uma revolução comunista no Brasil. A vinda de Prestes ao Brasil resultou no movimento conhecido como:
a) Intentona Integralista
b) Revolução Constitucionalista
c) Intentona Comunista
d) Coluna Prestes
e) Revolta do Forte de Copacabana
LETRA D
Em 1934, Olga recebeu a missão de acompanhar Luís Carlos Prestes em sua viagem para o Brasil. O papel de Olga era o de garantir a segurança dele e, por isso, fez todos os preparativos para a viagem, realizando um itinerário que passou por diversos países, de forma a não deixar vestígios e usando passaportes falsos. Na viagem, Olga e Prestes passaram-se por marido e mulher.
Questão: 2
LETRA B
A filha de Olga Benário e Luís Carlos Prestes nasceu em novembro de 1936, na prisão feminina de Barminstrasse. Olga nomeou sua filha de Anita Leocádia Prestes. O nome Anita foi uma homenagem à Anita Garibaldi, revolucionária brasileira do século XIX. Leocádia foi uma homenagem à mãe de Prestes. A filha de Olga foi entregue aos cuidados da mãe de Prestes após o período de amamentação. Anita Leocádia tornou-se historiadora e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Questão: 3
LETRA B
Após ser capturada, Olga Benário ficou presa no Brasil durante alguns meses, mas por ser estrangeira, o STF determinou a sua extradição. A extradição de Olga, no entanto, era ilegal pelo fato de estar grávida de sete meses. Mesmo assim, o governo brasileiro autorizou a extradição dela para a Alemanha Nazista. Na Alemanha, Olga foi presa e enviada para campos de concentração e, depois, morta em uma câmara de gás.
Questão: 4
LETRA C
O movimento que foi organizado por Luís Carlos Prestes ficou conhecido como Intentona Comunista e foi realizado em novembro de 1935 em três cidades brasileiras (Natal, Recife e Rio de Janeiro), mas foi um grande fracasso.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia-do-brasil/exercicios-sobre-olga-benario.htm