Em uma sala, sabe-se que 14 dos estudantes é formado por meninos. Do total de meninos, sabe-se que 23 não são filhos únicos. A fração que representa o total de estudantes que são meninos e não são filhos únicos é:
A) 37
B) 13
C) 112
D) 23
E) 16
Questão: 2
O produto da multiplicação de frações a seguir é:
13⋅35⋅152
A) 23
B) 32
C) 65
D) 56
Questão: 3
Durante um acidente, 120 pessoas foram expostas a um material radioativo. Desse total, 310 tiveram complicações devido a essa exposição. Dentre as pessoas que apresentaram complicações, 19 teve efeitos colaterais muito graves. O total de pessoas que tiveram efeitos colaterais graves é:
A) 4
B) 5
C) 7
D) 8
E) 9
Questão: 4
Kárita comprou 100 figurinhas da Copa do Mundo para dividir com os seus 3 melhores alunos. Ela deu 15 para o estudante que ficou em 3º lugar e 12 das figurinhas para o estudante que ficou em 1º lugar. O total de figurinhas que restou para o estudante que ficou em 2º lugar foi de:
A) 10 figurinhas
B) 15 figurinhas
C) 20 figurinhas
D) 25 figurinhas
E) 30 figurinhas
Questão: 5
Marina sempre separa 15 do salário para realizar investimentos na bolsa de valores. Do valor separado para os investimentos, ela reservou 23 para fundos imobiliários, e o restante foi investido em ações. A fração que representa a parte do salário que está comprometida com o investimento em ações é:
A) 15
B) 13
C) 215
D) 115
Questão: 6
Em uma escola, sabe-se que 18 dos estudantes faltou à aula no dia do simulado. Dos estudantes que faltaram à prova, 25 justificaram a ausência junto à coordenação, como, por exemplo, por meio de um atestado médico. Nessas condições, a fração que representa o total de estudantes que justificaram a ausência na prova em relação aos estudantes da escola é:
A) 120
B) 340
C) 230
D) 110
E) 313
Questão: 7
Em uma obra foi pedido um total de 360 tijolos. Durante a primeira etapa da construção, foram utilizados 29, sendo que 110 desses tijolos foi desperdiçado, seja por deformação do tijolo ou por mau uso. Nessas condições, o total de tijolos desperdiçados foi de:
A) 4
B) 8
C) 10
D) 40
E) 80
Questão: 8
Marque a alternativa correta sobre a multiplicação de frações:
A) Para multiplicar duas frações é necessário igualar os denominadores tirando o mínimo múltiplo comum.
B) Na multiplicação das frações multiplicamos numerador com numerador e denominador com denominador.
C) A multiplicação de fração é feita multiplicando o numerador da primeira fração pelo denominador da segunda fração e o denominador da primeira fração pelo numerador da segunda fração.
D) Quando os numeradores da fração são iguais, multiplicamos os denominadores e conservamos o numerador.
Questão: 9
Marcolino leu 45 de um livro com 260 páginas durante a semana. Do total de páginas lidas, sabe-se que 14 foi lido na segunda-feira. O número de páginas lidas por ele na segunda-feira foi igual a:
A) 25
B) 38
C) 44
D) 52
E) 65
Questão: 10
Em uma receita de strogonoff, são utilizados os seguintes ingredientes:
FERNANDA. Strogonoff de frango. Tudo Gostoso. Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br/receita/2462-strogonoff-de-frango.html.
Se ao replicar essa receita o cozinheiro deseja fazer metade da porção proposta, a quantidade de ketchup necessária será de:
A) 12
B) 13
C) 14
D) 15
E) 16
Questão: 11
(Enem) Em uma cantina, o sucesso de venda no verão são sucos preparados à base de polpa de frutas. Um dos sucos mais vendidos é o de morango com acerola, que é preparado com 2/3 de polpa de morango e 1/3 de polpa de acerola.
Para o comerciante, as polpas são vendidas em embalagens de igual volume. Atualmente, a embalagem da polpa de morango custa R$ 18,00 e a de acerola, R$ 14,70. Porém, está prevista uma alta no preço da embalagem da polpa de acerola no próximo mês, passando a custar R$ 15,30.
Para não aumentar o preço do suco, o comerciante negociou com o fornecedor uma redução no preço da embalagem da polpa de morango.
A redução, em real, no preço da embalagem da polpa de morango deverá ser de
A) 1,20.
B) 0,90.
C) 0,60.
D) 0,40.
E) 0,30.
Questão: 12
(Enem) O Pantanal é um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil. É a maior área úmida continental do planeta, com aproximadamente 210 mil km², sendo 140 mil km² em território brasileiro, cobrindo parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas fortes são comuns nessa região. O equilíbrio desse ecossistema depende, basicamente, do fluxo de entrada e saída de enchentes. As cheias chegam a cobrir até 23 da área pantaneira. Durante o período chuvoso, a área alagada pelas enchentes pode chegar a um valor aproximado de:
A) 91,3 mil km²
B) 93,3 mil km²
C) 140 mil km²
D) 152,1 mil km²
E) 233,3 mil km²
Alternativa E
Queremos calcular 23 de 14. Nessas condições, temos que:
23⋅14=212
Fazendo a simplificação da fração:
2:212:2=16
Questão: 2
Alternativa B
Calculando a multiplicação entre as frações:
12⋅35⋅153=1⋅3⋅152⋅5⋅3=4530
Simplificando a fração:
45:1530:15=32
Questão: 3
Alternativa A
Para encontrar o total de pessoas que tiveram efeitos colaterais graves, calcularemos o produto:
120⋅310⋅19=36090=4
Questão: 4
Alternativa E
Calculando, obtemos o seguinte:
100⋅12=1002=50
100⋅15=1005=20
Sabemos que:
100 – 50 – 20 = 30
Logo, o aluno em 2º lugar ficou com 30 figurinhas.
Questão: 5
Alternativa D
Se \frac{2}{3} de \frac{1}{5} do salário são investidos em fundos imobiliários, \frac{1}{3} será investido em ações. Queremos calcular então \frac{1}{3} de \frac{1}{5}:
\frac{1}{3}\cdot\frac{1}{5}=\frac{1}{15}
Questão: 6
Alternativa A
Calcularemos o produto entre as frações \frac{1}{8} e \frac{2}{5}:
\frac{1}{8}\cdot\frac{2}{5}=\frac{2^{:2}}{{40}_{:2}}=\frac{1}{20}
Questão: 7
Alternativa B
Calculando o total de tijolos desperdiçados, temos que:
360\cdot\frac{2}{9}\cdot\frac{1}{10}=\frac{720}{90}=8
Foram desperdiçados 8 tijolos.
Questão: 8
Alternativa B
Na multiplicação de frações, multiplicamos o numerador da primeira com o numerador da segunda e o denominador da primeira pela denominador da segunda.
Questão: 9
Alternativa D
Sabemos que das páginas lidas, ou seja, de \frac{4}{5}, foi lido \frac{1}{4} na segunda-feira:
260\cdot\frac{4}{5}\cdot\frac{1}{4}=\frac{1040}{20}=52
Na segunda-feira, foi lido o total de 52 páginas.
Questão: 10
Alternativa C
Queremos calcular \frac{1}{2} de \frac{1}{2}:
\frac{1}{2}\cdot\frac{1}{2}=\frac{1}{4}
Questão: 11
Alternativa E
Calcularemos os custos antes do aumento:
Logo, o custo total do suco é de:
12 + 4,9 = 16,9, ou seja, R$ 16,90
O novo valor do suco de acerola é de:
\frac{1}{3}\cdot15,3=5,1
O valor gasto com polpa de morango é de:
16,90 - 5,10 = 11,80
Portanto:
\frac{2}{3}x=11,80
2x=11,80\cdot3
2x=35,40
x=\frac{35,40}{2}
x=17,70
Sabemos que 18 – 17,70 = 0,30, então o desconto na polpa de morango deve ser de R$ 0,30 para que não haja alteração no preço final.
Questão: 12
Alternativa C
Para calcular a área alagada pela enchente, multiplicaremos a fração \frac{2}{3} pela área total da região pantaneira:
\frac{2}{3}\cdot210=\frac{420}{3}=140\ mil\ km^2
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-multiplicacao-de-fracoes.htm