Topo
pesquisar

Exercícios sobre anatomia da folha vegetal

Exercícios de Biologia

Para resolver estes exercícios sobre anatomia da folha vegetal, relembre suas principais partes e os tecidos que formam esse órgão. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As folhas vegetais são formadas por três sistemas: o dérmico, o fundamental e o vascular. As nervuras são compostas pelo sistema vascular, que inclui os seguintes tecidos:

a) epiderme e parênquima.

b) xilema e floema.

c) parênquima paliçádico e lacunoso.

d) parênquima paliçádico e xilema.

e) floema e epiderme.

questão 2

Logo a seguir está representada a anatomia de uma folha vegetal. Nela é possível observar a presença de parênquima paliçádico somente abaixo da epiderme da face adaxial.

Observe a posição do parênquima paliçádico nesse corte de uma folha
Observe a posição do parênquima paliçádico nesse corte de uma folha

Quando uma folha apresenta essas características, dizemos que ela possui um mesofilo:

a) homogêneo.

b) dorsiventral.

c) lacunoso.

d) isolateral.

e) paliçádico.

questão 3

A folha é um órgão vegetal bastante relacionado com o processo de fotossíntese. Entretanto, ela também se relaciona com outras funções das plantas, tais como as trocas gasosas. Essa função é possível graças a estruturas denominadas

a) cutículas.

b) tricomas.

c) estômatos.

d) acúleos.

e) ceras.

questão 4

(CESGRANRIO-RJ) A impregnação por cutina é tipicamente encontrada nas células do tecido vegetal denominado:

a) esclerênquima.

b) meristema.

c) parênquima.

d) epiderme.

e) colênquima.

questão 5

(UFJF-MG) Alguns insetos sugadores alimentam-se de seiva elaborada pelas plantas, introduzindo seu aparelho bucal nas nervuras das folhas. Para a obtenção dessas substâncias, o tecido vegetal que deve ser atingindo pelo aparelho bucal desses insetos é o:

a) parênquima.

b) colênquima.

c) xilema.

d) floema.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. As nervuras são compostas pelo sistema vascular, que é formado pelo xilema e floema. Esses tecidos estão relacionados com o transporte de substâncias no interior da planta.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. Uma folha apresenta mesofilo dorsiventral quando o parênquima paliçádico está logo abaixo à epiderme da face adaxial e o lacunoso próximo à epiderme da face abaxial. O mesofilo pode ser isolateral, quando o parênquima paliçádico ocorre em ambas as faces, e homogêneo, quando não observamos diferença entre paliçádico e lacunoso.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. Os estômatos são estruturas encontradas principalmente nas folhas dos vegetais e estão relacionados com as trocas gasosas da planta.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Na parede externa das células da epiderme, pode ser encontrada uma substância lipídica chamada cutina. A camada cerosa formada por essa substância é chamada de cutícula.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Sabemos que a nervura das folhas é formada pelos tecidos vasculares chamados de xilema e floema. O xilema está relacionado com o transporte de água e nutrientes inorgânicos, enquanto o floema está relacionado com a condução de substâncias orgânicas (seiva elaborada). Sendo assim, para alimentar-se, o inseto deve atingir o floema.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola