Whatsapp

Exercícios sobre a história da República no Brasil

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios você pode avaliar seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos que caracterizaram a história da República no Brasil desde sua instalação, em 1889. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Era Vargas é conhecida como o período que abrange os quinze anos nos quais Getúlio Vargas governou o nosso país, seja como presidente provisório, seja como presidente constitucional ou como ditador. A ascensão de Vargas ao poder está diretamente relacionada com um evento que colocou fim ao período da Primeira República e ficou conhecido como:

a) Revolução Constitucionalista de 1932

b) Revolução Paulista de 1924

b) Revolta da Armada

d) Revolução de 1930

e) Intentona Integralista

questão 2

A Primeira República é um período também conhecido como República Velha e ficou marcada pelo poder político concentrado nas oligarquias. A grande desigualdade social e a repressão governamental que caracterizaram esse período motivaram uma série de revoltas e rebeliões populares. Selecione a alternativa abaixo que apresenta uma rebelião do período da Primeira República:

a) Revolução Praieira

b) Revolução Constitucionalista

c) Intentona Comunista

d) Intentona Integralista

e) Revolta da Vacina

questão 3

A Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu entre 1964 e 1985. No final da década de 1970, teve início o processo de transição para o retorno da democracia no Brasil, com os militares encabeçando uma transição lenta, gradual e que não levasse à condenação de crimes cometidos por membros do governo durante esse período (principalmente os relacionados com tortura). A partir de 1983, a população iniciou grandes manifestações que exigiam o retorno das eleições diretas para a escolha de presidente brasileiro. Essas manifestações ficaram conhecidas como:

a) Eleições Já

b) Diretas Já

c) Democracia Já

d) Queremos Eleições

e) Queremos Democracia

questão 4

A partir de 1936, Getúlio Vargas passou a implementar uma série de medidas repressivas no País, sobretudo contra os comunistas. A imposição dessas medidas e a perseguição aos comunistas serviram de pretexto para que, em 1937, fosse instaurado o Estado Novo no Brasil. Essa repressão foi resultado da tentativa de tomada do poder realizada pelos comunistas durante a Intentona Comunista, que ocorreu em 1935. Essa revolta teve como grande líder:

a) Luís Carlos Prestes

b) Plínio Salgado

c) Jânio Quadros

d) Carlos Lacerda

e) Ademar de Barros

questão 5

Qual partido do período da Quarta República ficou identificado com a ideologia do trabalhismo:

a) UDN

b) PTB

c) PSD

d) PL

e) PSP

questão 6

Qual dos acontecimentos seguintes se passou durante o período da Primeira República:

a) Diretas Já

b) Revolução Constitucionalista de 1932

c) Golpe Preventivo de 11 de Novembro

d) Lei Saraiva

e) Coluna Prestes

questão 7

A Revolução de 1930 foi um acontecimento responsável:

a) pela deposição de Washington Luís e o fim da Primeira República.

b) pelo início do período da Ditadura Militar.

c) pela imposição de um governo que se aliou aos princípios do fascismo italiano.

d) pelo estabelecimento do primeiro período democrático da história brasileira.

e) nenhuma das alternativas acima

questão 8

Selecione a alternativa que traz o nome de uma pessoa que NÃO FOI presidente do Brasil durante o período republicano:

a) Afonso Pena

b) Epitácio Pessoa

c) Carlos Luz

d) Ademar de Barros

e) Nereu Ramos

questão 9

(Amauc) Com a Proclamação da República, foi formado um governo provisório no qual Deodoro da Fonseca foi nomeado o presidente. Algumas mudanças foram tomadas de imediato, sendo:

a) a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e uma nova Constituição, aprovada em 1890.

b) a criação do Hino Nacional e uma nova Constituição, promulgada em 1891.

c) a mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília e a criação da Bandeira Nacional.

d) a criação do Hino da Independência e uma nova Constituição, promulgada em 1893.

e) a criação da Bandeira Nacional e a elaboração de uma nova Constituição, promulgada em 1891.

questão 10

(Fundatec) As organizações sociais e políticas são resultado de um processo histórico, de convivências, sistematizando essências de arquétipos ideológicos, que no cotidiano e no mundo da “mídia” ouvimos as expressões: “lulismo” “bolsonarismo”, “esquerdopatas” “fascismo”, “comunismo”. Ora, apesar da relação íntima com os termos na sociedade, é papel do professor de história postular a desmistificação dos conceitos, substancializando com propriedade histórica, criando debates críticos e conscientes, quebrando as tendências interpretativas de “viés ideológico”, relacionando dentro de um processo configurativo da historiografia. Portanto, com base na reflexão contextual e no processo historiográfico, da história do Brasil entre o período de 1920 e 1934, assinale a alternativa que representa conceitualmente o movimento político que tinha as seguintes características: defendia a doutrina nacionalista, estabelecendo um conteúdo com cunho mais cultural e menos econômico; combatia o capitalismo financeiro, objetivando o controle do Estado sobre a economia; porém, sua essência maior era na tomada de consciência do valor espiritual da nação, como o lema “Deus, pátria e família”.

a) Coronelismo

b) Tenentismo

c) Integralismo

d) Coluna Costa-Prestes

e) Anarquismo

questão 11

(Bataguassu) O golpe de estado de 1964, qualificado por personagens afinados como uma revolução, instituiu uma ditadura militar, que durou até 1985. O presidente do Brasil que foi deposto na época foi:

a) Getúlio Vargas

b) Jânio Quadros

c) João Goulart

d) Castelo Branco

e) Juscelino Kubitschek

questão 12

(Ieses) Em 1932, Getúlio Vargas instituiu um Código Eleitoral que introduzia, entre outras medidas, o:

a) voto nulo.

b) voto aberto.

c) voto feminino.

d) voto de cabresto.

e) voto eletrônico.

respostas
Questão 1

LETRA D

A ascensão de Getúlio Vargas ao poder do Brasil aconteceu em 1930 após a Revolução de 1930. Esse movimento foi resultado da insatisfação das oligarquias de RS, MG e PB com a oligarquia paulista. Após a derrota nas eleições de 1930, essas três oligarquias iniciaram um movimento armado que depôs Washington Luís da presidência e impediu que Júlio Prestes se tornasse presidente do Brasil.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

A Revolta da Vacina aconteceu em 1904 e foi resultado da insatisfação popular com uma série de ações do governo do Rio de Janeiro naquele período. Primeiramente, foi feita no RJ uma reforma no Centro da cidade que havia levado à desapropriação de maneira arbitrária de pessoas pobres de inúmeros casebres. Além disso, estava sendo realizada uma campanha de vacinação forçada da população contra a febre amarela. A insatisfação pelas duas coisas, somada à ação violenta das autoridades, levou a população a iniciar uma revolta que se perdurou por vários dias.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

As Diretas Já foram manifestações populares que exigiam a aprovação da Emenda Constitucional que propunha o retorno de eleições diretas no Brasil para a escolha de presidente (algo que não acontecia desde 1960). Essas manifestações aconteceram entre 1983-1984 e levaram milhões de brasileiros às ruas. As Diretas Já, apesar de sua grande repercussão, foram derrotadas, uma vez que a emenda debatida em questão não foi aprovada.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

A Intentona Comunista de 1935 foi realizada em três cidades brasileiras (Natal, Recife e Rio de Janeiro), tendo sido um verdadeiro fracasso. O grande líder desse movimento foi Luís Carlos Prestes, membro do PCB e presidente de honra da ANL. Ele foi enviado ao Brasil pela Internacional Comunista para realizar a tomada do poder a partir de uma revolução comunista e fracassou. Foi preso pelo governo Vargas em 1936 e libertado só em 1945.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA B

O trabalhismo foi uma ideologia política desenvolvida por Getúlio Vargas nos últimos anos do Estado Novo. O trabalhismo se dava por meio de uma maior comunicação do governante com as massas trabalhadoras ao mesmo tempo que ampliava os benefícios a que esse grupo tinha acesso. Aqui no Brasil, o grande símbolo do trabalhismo foi o Partido Trabalhista Brasileiro, fundado pelo próprio Vargas, na década de 1940.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA E

A Coluna Prestes ou Coluna Miguel-Prestes foi um movimento armado realizado pelos tenentistas, entre 1925 e 1927. Esse movimento marchou pelo interior do Brasil, lutando contra o governo de Artur Bernardes. Seus participantes ficaram conhecidos por caminhar mais de 25 mil quilômetros no Brasil. O grupo foi desfeito em 1927, e seus membros exilaram-se na Bolívia.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA A

A Revolução de 1930 foi um levante armado que aconteceu em outubro de 1930 e foi responsável pela deposição do presidente Washington Luís. O presidente eleito, Júlio Prestes, foi impedido de tomar posse, e Getúlio Vargas foi nomeado como presidente. Esse acontecimento colocou fim na Primeira República e deu início à Era Vargas.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA D

Ademar de Barros foi um político muito influente da década de 1940, chegando a ser eleito prefeito de São Paulo e governador de São Paulo. Concorreu à presidência em duas ocasiões: 1955 e 1960. Nas duas, concorreu pelo Partido Social Progressista, e, nas duas, foi derrotado, vendo JK e Jânio Quadros serem eleitos presidentes respectivamente.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA E

Com a proclamação da república, em 1889, e a escolha de Deodoro da Fonseca como presidente, uma série de mudanças aconteceram, e algumas delas envolviam questões dos símbolos do país. A Bandeira Nacional foi modificada, e um novo modelo foi apresentado em 19 de novembro de 1889. Além disso, os trabalhos para uma nova Constituição resultaram na promulgação da Constituição de 1891

Voltar a questão
Questão 10

LETRA C

A Ação Integralista Brasileira foi um movimento político que surgiu no Brasil, em 1932, e que era influenciado pelo fascismo italiano. Esse movimento político era liderado por Plínio Salgado e tinha como símbolo a letra grega sigma. Tinha como lema “Deus, pátria e família” e ficou marcado por tentar tomar o poder por um golpe conhecido como Intentona Integralista, que aconteceu em 1938.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA C

O Golpe Civil-Militar foi resultado de uma conspiração que envolveu o grande empresariado, a grande mídia e os militares e realizado para depor o presidente João Goulart. O golpe se iniciou em 31 de março de 1964 e se estendeu até o dia 2 de abril. Por meio dele, foi iniciada a Ditadura Militar, que se estendeu até 1985.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA C

Por meio do Código Eleitoral que entrou em vigor em 1932, foi autorizado o direito das mulheres de votarem. Isso fez do Brasil um dos primeiros países a admitirem o voto feminino. Essa mudança foi resultado de uma intensa mobilização do movimento feminista do Brasil pelo sufrágio feminino.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas