Topo
pesquisar

Exercícios sobre a célula vegetal

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre a célula vegetal, você testará seus conhecimentos a respeito desse tipo celular. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As células eucariontes podem ser classificadas em dois grupos principais: células animais e células vegetais. Essas últimas apresentam algumas estruturas exclusivas, tais como os cloroplastos, que são responsáveis pelo processo de fotossíntese. Analise as alternativas a seguir e marque a única estrutura que não pode ser utilizada para diferenciar uma célula vegetal da animal.

a) cromoplastos.

b) leucoplastos.

c) vacúolo de suco celular.

d) mitocôndria.

e) parede celular.

questão 2

Vacúolos são estruturas existentes em diferentes tipos celulares, entretanto, o vacúolo de suco celular é uma estrutura típica da célula vegetal. Observe as funções abaixo e marque aquela que não pode ser atribuída ao vacúolo.

a) Atua no armazenamento de substâncias.

b) Participa do processo de respiração celular.

c) Realiza a digestão de componentes celulares.

d) Promove o controle osmótico.

e) Ajuda na manutenção do pH.

questão 3

Encontrada principalmente em sementes oleaginosas, essa organela converte lipídios em açúcares. Marque a alternativa que indica corretamente o nome da organela a que a afirmação se refere.

a) vacúolo.

b) peroxissomo.

c) plastídio.

d) glioxissomo.

e) lisossomo.

questão 4

(UFSCar) Em uma célula vegetal, o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do

a) retículo endoplasmático e complexo Golgiense.

b) complexo Golgiense e cloroplasto.

c) lisossomo e retículo endoplasmático.

d) lisossomo e mitocôndria.

e) cloroplasto e mitocôndria.

questão 5

(UFF) O acúmulo de metais pesados no solo, como o cádmio, o zinco e o chumbo, resultante de atividades industriais, tem grande impacto na biota desses locais. Apesar de serem requeridos em pequenas quantidades pelos organismos vivos, o excesso desses metais é tóxico para a maioria das espécies e compromete sua sobrevivência. Algumas espécies de plantas são capazes de crescer em solos que contêm grandes quantidades desses metais. Nas células dessas plantas podem ser encontrados diferentes mecanismos para a resistência a esses metais, como a imobilização por polissacarídeos, a exemplo da pectina, e a formação de complexos com ácidos orgânicos no interior da organela que ocupa o maior volume da célula desenvolvida.

Os locais na célula vegetal onde ocorrem os mecanismos citados são, respectivamente:

a) membrana plasmática e cloroplasto

b) parede celular e vacúolo

c) microtúbulo e lisossomo

d) parede celular e ribossomo

e) membrana plasmática e vacúolo

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A mitocôndria é uma estrutura que não pode ser utilizada para diferenciar uma célula vegetal de uma animal, pois ela está presente nos dois tipos celulares.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. O processo de respiração celular é dividido em várias etapas, que ocorrem no citoplasma e no interior das mitocôndrias.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. O glioxissomo é uma estrutura que contém enzimas que transformam lipídios em carboidratos. São importantes no processo de germinação de sementes.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Os cloroplastos e as mitocôndrias são as únicas fontes de DNA fora da região do núcleo celular. A presença de material genético nessas células reforça a teoria de endossimbiose.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. A parede celular funciona como uma barreira protetora, enquanto o vacúolo, que ocupa grande parte da célula, realiza diversas funções, como a degradação de moléculas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola