Topo
pesquisar

Exercícios sobre invertebrados

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre invertebrados, você testará seus conhecimentos sobre esse grupo artificial que engloba organismos sem vértebras e crânio. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Animais invertebrados não possuem vértebras ou crânio. Dos animais a seguir, qual não representa um exemplo de invertebrado?

a) Lampreia.

b) Esponja.

c) Esquistossomo.

d) Polvo.

e) Estrela-do-mar

questão 2

O reino animal apresenta uma grande quantidade de espécies, as quais são artificialmente classificadas em invertebrados e vertebrados. Nos invertebrados, encontra-se o maior grupo de animais existente e que corresponde a 85% de todos os animais do planeta. Marque a alternativa que indica o nome desse grupo:

a) Poríferos.

b) Moluscos.

c) Cnidários.

d) Artrópodes.

e) Equinodermos.

questão 3

(UFC) O filo dos invertebrados mais relacionado ao homem é aquele que inclui as estrelas-do-mar, ou seja, os equinodermas. A justificativa para essa conclusão surpreendente foi baseada principalmente no estudo comparativo:

a) do desenvolvimento embrionário.

b) da simetria dos organismos.

c) do documentário fóssil.

d) da fisiologia.

e) do genoma.

questão 4

(PUC-Camp) Na história evolutiva aceita pela maioria dos zoólogos, o primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral acompanhada de processo de cefalização é o dos:

a) poríferos.

b) cnidários.

c) artrópodes.

d) platelmintos.

e) equinodermos.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. As lampreias são peixes que possuem corpo longo e flexível e uma boca em espécie de anel com dentes afiados.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. O filo artrópode, que inclui, entre outros animais, insetos e crustáceos, é o grupo de invertebrados com maior número de espécies. Estima-se que esse grupo represente mais de 80% de todo o reino animal.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. Analisando-se o desenvolvimento dos animais, foi possível perceber que, em equinodermos e cordados, o blastóporo dá origem inicialmente ao ânus, sendo esses animais chamados de deuterostômios. Essa característica em comum faz com que os equinodermos sejam mais relacionados com os cordados e, consequentemente, com o homem.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Na escala evolutiva, os primeiros animais que apresentam simetria bilateral e cefalização são os platelmintos, um grupo que possui corpo achatado dorsoventralmente.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola