Exercícios sobre gravidade

Esta lista de exercícios trata sobre a gravidade, uma das quatro forças fundamentais da natureza que é responsável por definir o peso de um corpo. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Questão 1

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais que existem na natureza. As demais forças, além dessa, são: a força de interação eletromagnética, força fraca e força forte. A gravidade é resultado de uma curvatura gerada no espaço por causa da presença de um objeto muito massivo. Marque a alternativa correta a respeito dessa grandeza fundamental.

a) O valor da gravidade de um planeta ou estrela está relacionado somente ao seu tamanho, assim, quanto maior for o corpo celeste, maior será a atração gravitacional que ele proporcionará.

b) A lei da atração gravitacional de Newton determina que a força gravitacional é inversamente proporcional ao produto das massas e diretamente proporcional ao quadrado da distância que separa dois corpos.

c) Tanto espaço quanto o tempo são curvados pela presença de um elemento massivo. Tal curvatura na malha espaço-tempo proporciona o que denominamos de gravidade.

d) Tanto espaço quanto o tempo são curvados pela presença de um elemento massivo. Tal curvatura na malha espaço-tempo proporciona o que denominamos de gravidade. Porém, as curvaturas no espaço-tempo só podem ser geradas por corpos que possuem massa tão grande quanto a massa do Sol.

e) A massa do Sol é cerca de 1 milhão de vezes maior que a massa da Terra. Portanto, a gravidade gerada pela estrela também será 1 milhão de vezes maior.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A presença de corpos massivos provoca uma deformação no espaço e no tempo. Tais deformações acabam por gerar o que denominamos de gravidade.

Questão 2

Determine o módulo da diferença dos pesos de um corpo de 100 kg em Vênus e em Júpiter.

Dados: Gravidade de Vênus: 8,9 m/s2;
Gravidade de Júpiter: 24,8 m/s2

a) 1475

b) 1590

c) 1350

d) 1200

e) 1690

Ver resposta
Resposta

Letra B

A determinação do peso é feita a partir do produto da massa pela gravidade, logo:

PJÚPITER = 100 . 24,8 = 2480 N

PVÊNUS = 100 . 8,9 = 890 N

       2480 – 890 = 1590 N

Questão 3

Leia o texto:

Gravidade

“A lei da gravidade é absoluta.
Não adianta querer puxar quem quer descer,
Demanda grande esforço para evitar,
Ou levantar quem quer ficar deitado, sentado, estático,
Gigantesco esforço exigirá.
Só existe uma forma de contrapor essa lei,
É o esforço próprio de não contentar-se em permanecer no lugar.”

Marx Karter

A partir do texto e do conhecimento do que é gravidade, marque a alternativa correta.

a) O texto deixa claro que a gravidade é responsável por exercer uma força vertical e para cima, a qual poderá ser vencida com a aplicação de uma força contrária, força essa que fica representada pela palavra puxar.

b) O fato de a lei da gravidade ser absoluta garante que em todo o lugar os corpos terão o mesmo peso.

c) Um astronauta que está no espaço não está submetido à força da gravidade, pois não se encontra sobre a superfície do planeta.

d) Ao dizer que a lei da gravidade é absoluta, o autor propõe que essa força sempre atua da mesma forma, que é na vertical e para baixo.

e) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A força de atração gravitacional sempre atua na vertical e para baixo, apontando para o centro do planeta.

Questão 4

Marque a alternativa correta a respeito da gravidade zero.

a) A gravidade zero ocorre em um ponto do espaço onde a atuação da gravidade é nula.

b) A velocidade com a qual os objetos movimentam-se ao redor da Terra garante a sensação de queda perpetua, a qual chamamos de gravidade zero.

c) Em gravidade zero, os objetos estão parados, flutuando próximos ao planeta.

d) As regiões de gravidade zero são extremamente distantes da Terra.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

 

Ver resposta
Resposta

Letra B

Ao se movimentar com uma determinada velocidade ao redor do planeta, um corpo qualquer terá a sensação de queda perpétua, a qual é chamada de gravidade zero. Entretanto, a força de atração entre esse corpo e o planeta não deixa de existir em momento algum.