Topo
pesquisar

Exercícios sobre as Regiões Brasileiras

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as Regiões Brasileiras e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

A atual divisão regional brasileira foi realizada em 1970 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme essa regionalização, cite os complexos regionais do Brasil e seus respectivos estados.

Ver Resposta
questão 2

Identifique as regiões do Brasil no mapa.

Ver Resposta
questão 3

A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:

a) Norte

b) Sul

c) Nordeste

d) Centro-Oeste

e) Sudeste
 

Ver Resposta
questão 4

A Região brasileira mais populosa é:

a) Centro-Oeste

b) Norte

c) Sul

d) Sudeste

e) Nordeste
 

Ver Resposta
questão 5

O Brasil possui uma grande extensão territorial apresentando peculiaridades culturais, econômicas e sociais em suas diferentes regiões. Aponte as principais disparidades socioeconômicas entre as regiões do Brasil.

Ver Resposta
questão 6

Quais as principais atividades econômicas das cinco regiões do Brasil?

Ver Resposta
respostas
Questão 1

De acordo com a divisão regional brasileira estabelecida pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui cinco Regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Os estados estão distribuídos da seguinte forma:

Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Norte – Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Nordeste – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
 

Voltar a questão
Questão 2

1 – Centro-Oeste
2 – Nordeste
3 – Norte
4 – Sudeste
5 – Sul

Voltar a questão
Questão 3

a) Verdadeiro – A Região Norte é a maior do Brasil em extensão territorial, possui 3.853.397,2 Km2, o que corresponde a, aproximadamente, 42% do território brasileiro.

b) Falso – O Sul é a Região que apresenta a menor área, 576.409,6 Km2.

c) Falso – O Nordeste brasileiro apresenta a terceira maior extensão territorial entre os complexos regionais do Brasil, sua área é de 554.257,0 Km2. 

d) Falso – A Região do Centro-Oeste possui a segunda maior área do Brasil, sua extensão territorial é de 604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do território nacional.

e) Falso – O Sudeste, com 924.511,3 Km2, é a segunda menor região do Brasil em extensão territorial.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – O Centro-Oeste possui a menor quantidade de habitantes, são aproximadamente 13,3 milhões de pessoas residindo nessa Região.

b) Falso – Apesar de apresentar a maio extensão territorial entre as Regiões do Brasil, o Norte possui a segunda menor quantidade de habitantes, são cerca de 15 milhões.

c) Falso – Somada à população dos estados do Sul do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), essa região apresenta cerca de 27 milhões de habitantes.


d) Verdadeiro – O Sudeste brasileiro apresenta a maior quantidade de habitantes, atualmente sua população está estimada em 78 milhões de habitantes, correspondendo a 40% da população brasileira. Um dos fatores essenciais para esse grande índice populacional é o processo de industrialização desenvolvido nessa região, fato que desencadeou grandes fluxos migratórios para os estados que compõem o Sudeste, principalmente para São Paulo.
e) Falso – Apresenta a segunda maior população entre os complexos regionais brasileiros, sua população é de 53.650.000 habitantes.

Voltar a questão
Questão 5

O Brasil é considerado um país de grandes contrastes regionais. O processo de industrialização nacional se concentra no Centro-Sul, especialmente em São Paulo. O Sudeste é a segunda menor área do país, porém, é a região brasileira mais populosa, a mais urbanizada e é responsável por mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Os estados do Sul apresentam baixíssimos índices de mortalidade infantil, já os estados da Região Nordeste, em sua maioria, apresentam elevados índices. 

As desigualdades socioeconômicas no Brasil são evidentes ao compararmos os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros. As primeiras posições pertencem aos estados do Centro-Sul do Brasil, com destaque para os estados sulistas (Santa Catarina o 2°, Rio Grande do Sul o 4°, e o Paraná o 6°), a primeira posição pertence ao Distrito Federal. Ao analisarmos a parte inferior da tabela, todos os últimos do ranking, são da região do Nordeste (do 19° ao 27°). Numa posição intermediária, estão os estados do Norte.

O índice de Desenvolvimento Humano dos estados do Brasil:

1° - Distrito Federal – 0,874
2° - Santa Catarina – 0,840
3° - São Paulo – 0,833
4° - Rio de Janeiro – 0,832
5° - Rio Grande do Sul – 0,832
6° - Paraná – 0,820
7° - Espírito Santo – 0,802
8° - Mato Grosso do Sul – 0,802
9° - Goiás – 0,800
10° - Minas Gerais – 0,800
11° - Mato Grosso – 0,796
12° - Amapá – 0,780
13° - Amazonas – 0,780
14° - Rondônia – 0,756
15° - Tocantins – 0,756
16° - Pará – 0,755 
17° - Acre – 0,751
18° - Roraima – 0,750
19° - Bahia – 0,742
20° - Sergipe – 0,742
21° - Rio Grande do Norte – 0,738
22° - Ceará – 0,723
23° - Pernambuco – 0,718
24° - Paraíba – 0,718
25° - Piauí – 0,703
26° - Maranhão – 0,683
27° - Alagoas – 0,677

Voltar a questão
Questão 6

As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e, principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais regiões fornecem-lhe matérias- primas e gêneros agrícolas.

Entre as principais atividades econômicas das Regiões estão:

Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.

Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.

Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.

Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para o setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.

Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60% da riqueza da região.          
 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola