Topo
pesquisar

Exercícios sobre a População Brasileira

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a População Brasileira e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O Brasil é um país populoso, mas pouco povoado. Explique essa afirmação.

Ver Resposta
questão 2

Quais os principais grupos étnicos formadores da população brasileira?

Ver Resposta
questão 3

(Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.

b) Índice de desenvolvimento.

c) Densidade demográfica.

d) Taxa de natalidade.

e) Taxa de fertilidade.

Ver Resposta
questão 4

A população brasileira está distribuída de maneira irregular no território. A Região do Brasil que apresenta o maior número de habitantes é:

a) Norte.

b) Sudeste.

c) Centro-Oeste.

d) Sul.

e) Nordeste.

Ver Resposta
questão 5

(UEPG) Sobre a distribuição da população brasileira, bastante irregular, assinale o que for correto:

01) O Sudeste é a região mais populosa e a mais povoada enquanto o Norte ou Amazônia é a região menos povoada.

02) Dos estados brasileiros, São Paulo é o mais populoso com cerca de um quinto (20%) da população brasileira e Roraima é o menos populoso e o menos povoado, com menos de um habitante por quilômetro quadrado.

04) A região Nordeste do Brasil é mais populosa do que a região Sul, mas é menos povoada na sua região litorânea e mais povoada no seu interior.

08) A Grande São Paulo, sozinha, detém 11% do total da população brasileira, concentrada em uma área de cerca de 1% da área do país.

16) A região Sul é menos povoada do que a região Centro-Oeste, uma vez que a população brasileira está mais concentrada no interior do país do que nas áreas mais próximas do mar.

Ver Resposta
questão 6

(FGV)

\"\"

Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela acima, como resultado da:

a) queda do índice de fertilidade das mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de  mortalidade  infantil.

b) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, e da concentração da renda nacional.

c) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil.

d) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.

e) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

O Brasil é um país populoso pelo fato de apresentar muitos habitantes em seu território (aproximadamente 190 milhões). No entanto, o país é pouco povoado (cerca de 22 habitantes por quilômetro quadrado), pois o conceito de povoado se refere à relação
entre população e o espaço ocupado do território.

Voltar a questão
Questão 2

Os principais grupos étnicos formadores da população brasileira são os indígenas (nativos), europeus (colonizadores) e africanos (escravos).

Voltar a questão
Questão 3

a) Falso – Indicador do crescimento populacional de um determinado local.

b) Falso – indicadores sociais que apresentam informações sobre saúde, educação, rendimento, entre outros.

c) Verdadeiro – a densidade demográfica é obtida através da relação entre a população total e a extensão territorial de um determinado local. Seu resultado é dado em hab/km². A densidade demográfica do Brasil atualmente é de 22 hab/km².

d) Falso – são dados referentes ao número de crianças que nascem vivas em um local específico.

e) Falso – estimativa do número de filhos que uma mulher pode ter ao longo da vida.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – A Região Norte possui a segunda menor quantidade de habitantes, são aproximadamente 15 milhões.

b) Verdadeiro – A Região Sudeste do Brasil apresenta a maior quantidade de habitantes, atualmente sua população está estimada em 78 milhões de pessoas, correspondendo a 40% da população brasileira.

c) Falso – O Centro-Oeste possui a menor quantidade de habitantes, são aproximadamente 13,3 milhões de pessoas residindo nessa Região.

d) Falso - O Sul do Brasil apresenta cerca de 27 milhões de habitantes.

e) Falso – É a segunda Região brasileira mais populosa, sua população é de 53.650.000 habitantes.

Voltar a questão
Questão 5

01) Verdadeiro – A região Sudeste é que possui o maior contingente populacional do Brasil, enquanto a Região Norte, apesar de ser mais populosa que o Centro-Oeste, possui a menor média de densidade demográfica do país, portanto, é a menos povoada. 

02) Falso – O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil com população estimada em 41.384.039. Roraima é o estado com a menor população do Brasil, com 421.449 habitantes, porém, sua densidade demográfica é superior a um habitante por quilômetro quadrado, sendo atualmente de 1,8 hab/km².

04) Falso – A Região Nordeste (53.650.000 habitantes) é mais populosa que a Região Sul (27 milhões de habitantes), porém, apresenta maior concentração populacional na faixa litorânea, sendo seu interior pouco povoado.

08) Falso – A População da Grande São Paulo é de quase 20 milhões de habitantes, correspondendo a aproximadamente 11% da população total do Brasil. Entretanto, sua extensão territorial é de 7.944 km², referente a menos de 1% do território brasileiro.

16) Falso – A Região Sul apresenta densidade demográfica de aproximadamente 46 hab/km², enquanto a Região Centro-Oeste possui densidade demográfica de 8 hab/km², portanto, a primeira é mais povoada que a segunda.

Voltar a questão
Questão 6

a) Falso – A redução da taxa de crescimento da população brasileira está diretamente relacionada à queda do índice de fertilidade das mulheres, porém a taxa de mortalidade infantil tem diminuído a cada ano no Brasil.

b) Falso – A redução da entrada de imigrantes não é fator significativo para a redução da taxa de crescimento populacional brasileiro.

c) Falso – A taxa de mortalidade infantil está em constante processo de redução, esse fato é consequência de maiores preocupações durante a gestação, no entanto, apesar da redução, essa taxa continua elevada no país.

d) Falso – A diminuição da entrada de imigrantes aliado à saída de brasileiros para o exterior não altera de forma significativa o contingente populacional do Brasil.

e) Verdadeiro – A taxa de fecundidade das mulheres brasileiras está em constante processo de redução, ou seja, elas estão tendo menos filhos. A programação familiar é outro fator responsável pela queda da taxa de crescimento populacional.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola