Topo
pesquisar

Exercícios sobre as duas Áfricas

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as duas Áfricas e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

A África é o continente que apresenta a terceira maior extensão territorial – 30.230.000 quilômetros quadrados. Esse continente possui uma subdivisão baseada em fatores naturais e culturais. Explique os fatores responsáveis para esse processo.

questão 2

Apresente as principais características das duas Áfricas:

a) África Mediterrânea (islâmica).

b) África Subsaariana

questão 3

Considere as afirmativas e marque (V) para as corretas e (F) para as falsas.

a) A subdivisão do continente africano é composta pela África Mediterrânea e a África Subsaariana, sendo que a primeira está localizada na porção sul do continente.

b) O fator natural responsável pela subdivisão do continente africano é do deserto do Saara. Os países que formam a África Subsaariana estão localizados ao sul desse deserto.

c) A África Subsaariana ocupa maior extensão territorial do continente, além de possuir o maior número de habitantes, predominantemente brancos. Os países dessa porção da África apresentam vários problemas socioeconômicos.

d) A população da África Mediterrânea possui características culturais semelhantes aos povos do Oriente Médio, sendo o Islamismo a religião com o maior número de adeptos.

e) A subnutrição, os confrontos entre diferentes grupos étnicos e a aids são os principais responsáveis pela baixa expectativa de vida dos habitantes da África Subsaariana.

questão 4

A África Mediterrânea está localizada ao norte do deserto do Saara e possui características físicas e humanas semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o Islamismo. Qual desses países africano não apresenta essas características, ou seja, não compõe a África Mediterrânea.   

a) Líbia

b) Egito

c) Marrocos

d) África do Sul

e) Argélia

questão 5

PUC-RIO.

"O continente condenado"
"África em chamas"

As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro sócio-econômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

a) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.

b) O número significativo de africanos contaminados com a Aids.

c) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.

d) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas européias.

e) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.

respostas
Questão 1

O continente africano é composto por uma grande diversidade nos aspectos físicos, étnicos e culturais. Essa pluralidade proporcionou uma subdivisão do território, classificada como África Mediterrânea e África Subsaariana.

O fator de ordem natural responsável pela divisão do território é do deserto do Saara. A África Mediterrânea está localizada ao norte do deserto, já a África Subsaariana, encontra-se ao sul do deserto do Saara.

Outro elemento responsável pela existência das duas Áfricas se refere a aspectos étnico-culturais. A população da África Mediterrânea, por ter sido ocupada por árabes, tem o islamismo como principal religião e o árabe como idioma oficial. Na África Subsaariana há uma grande diversidade religiosa e de idiomas.

Voltar a questão
Questão 2

a) A África Mediterrânea, localizada ao norte do deserto do Saara, é banhada pelo mar Mediterrâneo, daí a origem da sua nomenclatura. Em seus países predomina a população de cor branca e o islamismo é a religião com o maior número de adeptos. Existem problemas socioeconômicos, entretanto, em menores proporções que na África Subsaariana.

b) A África Subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara, compreende a maior parte do continente africano e também possui a maior concentração populacional, na qual predomina a população negra. A diversidade cultural nessa região é imensa, pois existem diferentes grupos étnicos com elementos culturais distintos. Essa porção da África apresenta os maiores problemas socioeconômicos do planeta. A desnutrição, os conflitos étnicos e a aids são um dos fatores responsáveis pela baixa expectativa de vida dos habitantes da África Subsaariana.
 

Voltar a questão
Questão 3

a) Falso – O continente africano é subdividido em África Mediterrânea e África Subsaariana. Entretanto, a África Mediterrânea está localizada na porção norte do continente, ao norte do deserto do Saara, divisor natural do continente.  

b) Verdadeiro – O deserto do Saara é o divisor natural da África, e os países da África Subsaariana, que correspondem a grande maioria dos países africanos, estão localizados ao sul do deserto.

c) Falso – A África Subsaariana ocupa a grande maioria da extensão territorial do continente, sua população também é a maior, e os problemas de ordem econômica e social são os mais graves do planeta. No entanto, nessa porção da África predomina a população negra.

d) Verdadeiro – Os países que integram a África Mediterrânea apresentam características físicas, humanas e culturais semelhantes aos dos países do Oriente Médio. Esse fato é explicado pela ocupação de árabes nessa região desde o século VII, eles também foram os responsáveis pela difusão do islamismo na África Mediterrânea.

e) Verdadeiro – Os países da África Subsaariana apresentam as menores expectativas de vida do planeta. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são os conflitos étnico-separatistas, a desnutrição e a aids. Cerca de 70% dos portadores mundiais do vírus HIV residem na África Subsaariana.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – A Líbia é uma nação da África Mediterrânea, pois se localiza ao norte do deserto do Saara, principal divisor do continente.

b) Falso – O Egito tem grande influência dos povos árabes, e está localizado ao norte do deserto do Saara, sendo, portanto, um país da África Mediterrânea.

c) Falso – O Marrocos tem como principal religião o Islamismo (98,5%), o país também tem o árabe como idioma oficial e está localizado ao norte do deserto do Saara.

d) Verdadeiro – A África do Sul é uma nação pertencente à África Subsaariana. Esse país está localizado ao sul do deserto do Saara, além de não apresentar características semelhantes aos árabes.

e) Falso – A Argélia é uma nação da África Mediterrânea, pois apresenta todas as características descritas no enunciado da questão.

Voltar a questão
Questão 5

a) Falso – Os países do continente africano possuem os menores índices mundiais de expectativa de vida. Vários fatores são determinantes nesse processo: desnutrição, conflitos étnicos, doenças, etc. Entre as nações africanas que apresentam as menores expectativas de vida estão: Serra Leoa (42,1 anos), Angola (42,1 anos) Ruanda (45,8 anos).

b) Falso – A AIDS é o principal fator de mortalidade na África. O continente possui mais de 70% dos portadores mundiais do vírus HIV. A dimensão da epidemia é tão grande, que interfere nas projeções demográficas do continente. Nos 38 países mais afetados, a população em 2015, deverá ser 10% menor do que seria na ausência da enfermidade.

c) Falso – Os conflitos étnico-separatistas são constantes no continente africano. A grande diversidade étnica e o processo de colonização e independência dessas nações agravaram esses conflitos, fato que provoca combates e milhares de mortes.

d) Verdadeiro – Atualmente, as grandes potências europeias não estimulam conflitos no continente africano. Esse processo ocorreu na fase de colonização durante o século XIX, além do XX, em consequência da Guerra Fria.

e) Falso – A situação econômica, política e social dos países africanos estimulam a emigração da sua população. Os constantes conflitos internos, além da pobreza e “exclusão” do processo de globalização, desencadeiam fluxos migratórios para outros países.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola