Topo
pesquisar

Exercícios sobre combustíveis fósseis

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre combustíveis fósseis abordam questões referentes ao uso do petróleo, do carvão mineral, do gás natural e outros recursos afins. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

As três principais fontes de energia (petróleo, carvão mineral e gás natural) em todo o mundo são combustíveis fósseis. Juntas, essas três fontes correspondem a 80% de todo o consumo mundial de energia.

Essa configuração, a depender do critério de análise, pode ser considerada:

a) positiva, pois esses recursos são abundantes e economicamente vantajosos para os países em desenvolvimento.

b) negativa, pois tais combustíveis são a principal forma de poluição dos recursos hídricos do planeta.

c) positiva, pois a substituição de outras fontes de energia por combustíveis favorece o combate ao aquecimento global.

d) negativa, pois os combustíveis fósseis são altamente poluentes e apresentam uma disponibilidade limitada. 

questão 2

O petróleo é, sem dúvidas, um dos principais recursos que o ser humano extrai da natureza para fins econômicos. Trata-se de um elemento altamente estratégico no contexto internacional e alvo de muitas disputas geopolíticas entre países dependentes desse recurso para utilização ou exportação. Além do uso em combustíveis, o petróleo também serve de matéria-prima para inúmeros produtos, notadamente o plástico.

O processo para a utilização do petróleo passa por um procedimento inicial realizado nas refinarias, que consiste no seu aquecimento e no isolamento de seus elementos componentes. Esse processo é chamado de:

a) separação de misturas orgânicas

b) ampliação da octanagem

c) destilação fracionada

d) pulverização para o refino

questão 3

 “Trata-se de gás denominado não convencional, extraído de formações rochosas pouco permeáveis encontradas em bacias sedimentares. O gás está impregnado em blocos rochosos. Dessa forma, a sua exploração está condicionada ao fraturamento da rocha, com a injeção de água e substâncias químicas explosivas, para a liberação do gás. Depois dessa etapa, ele é captado por tubulações que o levam para a superfície”.

(SENE, E.; MOREIRA, J. C. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2010. p.346).

O trecho acima faz referência às características e procedimentos de extração do:

a) Gás natural veicular (GV)

b) Gás de xisto

c) Nafta

d) Coal-to-liquids (CTL)

e) Butano

questão 4

(UFAL)

“Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.”

(Revista Veja. Dez. 2008).

Sobre o carvão mineral, é incorreto afirmar que:

a) a queima do carvão mineral emite gases que colaboram para um possível aquecimento global e pode provocar a produção da chamada “chuva ácida”.

b) a exemplo dos demais combustíveis fósseis, o carvão mineral é o resultado do magmatismo que se verificou em terrenos de bacias sedimentares antigas, que foram fundo de grandes lagos.

c) o carvão mineral é empregado também para produzir plásticos, fertilizantes e para auxiliar no derretimento do ferro e na fabricação do aço.

d) quando o carvão mineral é queimado, o vapor oriundo dessa queima aciona as turbinas que estão instaladas nas usinas termoelétricas; esse movimento é responsável pela formação de eletricidade.

e) o carvão mineral ainda é muito utilizado para a produção de energia por ser atraente do ponto de vista econômico, uma vez que é barato e abundante.

respostas
Questão 1

A grande dependência em relação aos combustíveis fósseis é considerada desvantajosa, pois a queima deles é altamente poluente (e, em alguns casos, a extração também). Além disso, esses recursos possuem uma perspectiva limitada de duração, estimada para algumas décadas com base nas reservas disponíveis e no consumo atual.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 2

A destilação fracionada, processo de separação de misturas homogêneas líquidas, é amplamente utilizada sobre o petróleo para o posterior processo de refino.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 3

O recurso natural extraído em forma de gás de rochas sedimentares e que, apesar de ser conhecido há bastante tempo, teve sua utilização difundida somente nos últimos anos é o gás de xisto, recentemente inserido no setor energético mundial.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 4

a) Correto – A queima do carvão mineral e de qualquer outro combustível fóssil intensifica a poluição do ar e ocasiona outros problemas atmosféricos, incluindo a chuva ácida.

b) Incorreto – O carvão mineral ocorre em áreas sedimentares, e não de origem magmática.

c) Correto – Plásticos e fertilizantes são outros destinos possíveis do carvão mineral, que também é empregado na energia e aquecimento de processos industriais.

d) Correto – As termoelétricas utilizam em grande medida o carvão mineral.

e) Correto – O carvão mineral possui amplas reservas no mundo (com pelo menos mais um século de duração assegurada) e apresenta um bom mercado, o que o torna mais viável economicamente do que outras fontes mais limpas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola