Topo
pesquisar

Exercícios sobre Fontes de Energia

Exercícios de Geografia

As fontes de energia aumentam sua importância conforme o desenvolvimento e a reprodução do capitalismo se ampliam. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.

Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:

I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.

II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.

III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.

IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.

Estão corretas as alternativas:

a) I e II

b) II e IV

c) I, II e III

d) I, II e IV

questão 2

Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial

O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.

O Globo - Economia, 28/05/2013.

Sobre o consumo de energia no mundo, assinale a alternativa correta.

a) No texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial.

b) O consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a presença da Rússia entre os maiores consumidores.

c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem os mais populosos do mundo.

d) A sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno.

questão 3

Observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta:

Principais países consumidores de petróleo

Principais reservas de petróleo do mundo

a) Os dados expressam uma relação desigual na produção e consumo de energia no mundo, o que está diretamente ligado ao poder econômico dos respectivos países representados.

b) As maiores reservas correspondem também aos maiores produtores mundiais.

c) A maior parte dos principais consumidores de petróleo são países desenvolvidos ou emergentes, enquanto as maiores reservas encontram-se no mundo subdesenvolvido.

d) A grande dependência de petróleo por parte da Arábia Saudita explica as inúmeras ações militares desse país no Oriente Médio.

questão 4

(UFF)

No mapa, registra-se a localização dos principais projetos eólicos outorgados no Brasil, em 2002.

Projetos eólicos não construídos no Brasil (2003)

Acerca dos projetos eólicos e de sua localização, a forte concentração em um determinado trecho do litoral nordestino está ligada à

a) dinâmica dos ventos alísios provindos das áreas de alta pressão subtropicais ao norte do Equador.

b) alta pressão e aos ventos dominantes na zona intertropical de convergência, localizada nessa latitude.

c) forte influência exercida pelos ventos contra-alísios provindos da região de alta pressão subtropical.

d) atuação constante de massas de ar úmidas que predominam nas regiões de alta pressão subpolar.

e) influência tanto de frentes frias quanto quentes provenientes de regiões atingidas pela corrente El Niño.

questão 5

(UEL)

A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.

I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.

II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.

III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.

IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

respostas
Questão 1

I. Verdadeiro – O Petróleo é um recurso finito e seu esgotamento, segundo algumas estimativas, pode não ultrapassar os próximos 40 ou 50 anos, o que o torna uma fonte de energia que não se renova. Além disso, o fato de ele ter sido primeiramente refinado antes de ser utilizado e transformado em outros elementos, como o diesel e a gasolina, tornou-o um recurso secundário.

II. Verdadeiro – A energia solar, da forma como foi apontada pela alternativa, é uma fonte primária, pois é utilizada diretamente pelo ser humano.

III. Falso – O etanol é uma fonte de energia renovável, pois sua produção acompanha a demanda de sua utilização.

IV. Falso – Uma fonte primária refere-se à forma de utilização de uma fonte de energia, e não às suas características em si mesmas. Por exemplo: o petróleo bruto, utilizado diretamente, é uma fonte primária; porém, quando ele é refinado e transformado, passa a ser considerado como uma fonte secundária. Por isso, nem toda fonte de energia primária é renovável.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 2

a) Correta – o fato de Brasil, Rússia, Índia e China estarem entre os dez maiores consumidores de energia explica-se porque esses países apresentaram elevados índices de crescimento econômico nos últimos anos e melhoraram o seu desenvolvimento.

b) Incorreta – Apesar de nem sempre o desenvolvimento econômico justificar o consumo de energia de um país, a presença da Rússia nesse top 10 refere-se justamente aos recentes crescimentos registrados pelo país nos últimos anos.

c) Incorreta – China e Estados Unidos, juntos, consomem 40% da energia mundial. No entanto, esse número não se explica pela população (os EUA encontram-se atrás de muitos países em números de habitantes), mas sim pelo elevado desenvolvimento de infraestrutura no contexto desses países.

d) Incorreta – O etanol brasileiro não justifica, sozinho, o aumento no consumo de energia no país.

Voltar a questão
Questão 3

a) Incorreta – a produção de energia, diferentemente do consumo, não acompanha o poderio econômico dos países produtores.

b) Incorreta – as maiores reservas não necessariamente correspondem aos principais produtores mundiais, haja vista que alguns países (como a Venezuela) preferem controlar a sua produção por questões estratégicas.

c) Correta – as principais reservas de petróleo no mundo encontram-se em países subdesenvolvidos (Venezuela, Arábia Saudita, Irã e outros), enquanto os países consumidores estão entre os desenvolvidos e os principais emergentes (EUA, Alemanha, Japão e os BRICS).

d) Incorreta – apesar de estar entre os maiores consumidores, a Arábia Saudita está também entre os maiores produtores. Portanto, esse país não possui uma grande dependência desse recurso.

Voltar a questão
Questão 4

A presença de usinas de produção de energia eólica no Norte justifica-se por essa região receber os ventos alísios, que seguem no sentido leste-oeste e do sul para o norte, advindo das zonas de maior pressão para as zonas de menor pressão no Equador.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 5

I. Verdadeiro – Registra-se a ocorrência de problemas sociais advindos da retirada de populações de pequenas cidades em função das inundações de grandes áreas para a geração de eletricidade, dentre eles o desenraizamento cultural das populações atingidas.

II. Falso – Itaipu não pode considerada um exemplo de preservação dos habitat naturais, uma vez que a sua barragem ocupa várias extensões de regiões naturais.

III. Verdadeiro – O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), dentre outras organizações do mesmo tipo, pretende defender e auxiliar as populações que sofrem com as inundações de áreas ocasionadas pelas barragens das hidroelétricas.

IV. Verdadeiro – Uma das estratégias brasileiras para evitar e combater as crises energéticas são as hidroelétricas.

Alternativa correta: letra E.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola