Topo
pesquisar

Exercícios sobre Nova Ordem Mundial

Exercícios de Geografia

A Nova Ordem Mundial no contexto pós-Guerra Fria. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Explique o que significa a expressão “Nova Ordem Mundial” e aponte as suas principais características.

questão 2

A divisão mundial em países de 1º, 2º e 3º mundo tornou-se obsoleta perante a Nova Ordem Mundial. O Mapa acima é demonstrativo da nova divisão mundial existente. Explique, em linhas gerais, as principais características dessa divisão.

questão 3

(UNIFAL-MG)

Para responder a questão, leia o fragmento abaixo.

Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial - Sputnik-1 , o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho. Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites que pode ser utilizada para lançar bombas caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos, [...]. Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países. [...]. Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007.

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto é correto afirmar que:

a) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.

b) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA pela União Europeia.

c) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).

d) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder - como o Japão e a União Europeia - e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

questão 4

A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Então, a partir do início do século XXI, os norte-americanos iniciaram uma guerra ao terrorismo, que passou a ser o novo adversário dos EUA no cenário internacional. Um evento que pode assinalar essa nova empreitada é:

a) A Guerra do Iraque, cujo objetivo era aniquilar o terrorista internacional Saddam Hussein.

b) A caçada e morte de Osama Bin Laden, em 2 de Maio de 2011.

c) A Guerra das Coreias, com o objetivo de exterminar terroristas norte-coreanos.

d) A Guerra entre Israel e Palestina, em que os EUA buscaram extinguir facções terroristas israelenses.

questão 5

(UERJ – 2013)

A queda das torres do World Trade Center foi certamente a mais abrangente experiência de catástrofe que se tem na História, inclusive por ter sido acompanhada em cada aparelho de televisão, nos dois hemisférios do planeta. Nunca houve algo assim. E sendo imagens tão dramáticas, não surpreende que ainda causem forte impressão e tenham se convertido em ícones. Agora, elas representam uma guinada histórica?

ERIC HOBSBAWM (10/09/2011)

www.estadao.com.br

A guinada histórica colocada em questão pelo historiador Eric Hobsbawm associa-se à seguinte repercussão internacional da queda das torres do World Trade Center:

a) concentração de atentados terroristas na Ásia Meridional

b) crescimento do movimento migratório de grupos islâmicos

c) intensificação da presença militar norte-americana no Oriente Médio

d) ampliação da competição econômica entre a União Europeia e os países árabes

respostas
Questão 1

Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

Voltar a questão
Questão 2

A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

Voltar a questão
Questão 3

a) Incorreta – Houve a ampliação da criação de blocos econômicos pelo mundo, mas isso não representou a eliminação das fronteiras nacionais.

b) Incorreta – Não existe, na Nova Ordem Mundial, a realização de disputas entre capitalismo e socialismo, além do mais, EUA e União Europeia são representantes apenas do sistema capitalista.

c) Incorreta – A divisão em primeiro, segundo e terceiro mundo data da ordem mundial durante a Guerra Fria. Na Nova Ordem Mundial, essa divisão não é mais utilizada, sendo substituída pela divisão entre Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido.

d) Correta – O surgimento dos blocos econômicos regionais tornou-se generalizado em todo o mundo, além disso, Japão e União Europeia (e, mais recentemente, a China) despontaram-se como centros políticos e econômicos de poder. Além disso, a nova divisão internacional evidencia, sob o crivo econômico, a distinção entre os países do Norte desenvolvido e do Sul subdesenvolvido.

Portanto, a alternativa correta é a letra d.

Voltar a questão
Questão 4

A caçada ao terrorista Osama Bin Laden, a quem se atribui a realização dos atentados às torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001, é um dos principais símbolos da ordem bélica internacional propalada pelos EUA, denominada por George W. Bush de “Guerra ao Terror”.

Letra b.

Voltar a questão
Questão 5

A guinada histórica a que o texto se refere está relacionada ao contexto geopolítico internacional após os atentados de 11 de Setembro de 2011, em que houve uma intensificação das ações militares norte-americanas no Oriente Médio. Tal ação é representada pelas Guerras do Afeganistão e do Iraque e pela luta contra a organização terrorista Al-Qaeda.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola