Topo
pesquisar

Exercícios sobre as Eleições do Cacete

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as Eleições do Cacete e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Com o êxito obtido no “Golpe da Maioridade”, qual era a expectativa dos liberais com a chegada de Dom Pedro II ao poder?

questão 2

Por qual motivo a formação de um gabinete liberal não foi suficiente para se consolidar os interesses desse mesmo partido no governo de Dom Pedro II? E qual medida foi tomada pelos liberais mediante tal impasse?

questão 3

Aponte quais ações fizeram com que as eleições de 1840 ficassem conhecidas como as “eleições do cacete”?

questão 4

Qual foi a reação do imperador ao saber dos acontecimentos que marcaram as “eleições do cacete”?

respostas
Questão 1

A chegada de D. Pedro II à condição de imperador criou a expectativa de que os liberais alcançassem importantes cargos ministeriais a serem indicados pelo novo governante. De fato, após a sua coroação, D. Pedro II formou um ministério exclusivamente composto por figuras políticas de tendência liberal.

Voltar a questão
Questão 2

Mesmo tendo conquistado todas as pastas ministeriais, os liberais não conseguiriam executar seus projetos de lei tendo em vista que a Câmara de Deputados daquele período era formada por uma maioria de conservadores. Deste modo, os liberais convenceram o imperador, no emprego do Poder Moderador, a dissolver o Poder Legislativo existente e convocar novas eleições.

Voltar a questão
Questão 3

Durante essa referida eleição, liberais e conservadores contratavam bandos que forçavam os eleitores a votarem nos candidatos que eles (liberais e conservadores) queriam. Ao mesmo tempo, ações fraudulentas de naturezas diversas eram aplicadas a fim de se alterar o resultado na contagem de votos. Deste modo, percebemos que o processo eleitoral acabou ganhando tal nome pelos episódios de corrupção e violência que marcaram o mesmo.

Voltar a questão
Questão 4

Ao tomar conhecimento do acontecido, Dom Pedro II decidiu dissolver a Câmara eleita de forma fraudulenta e organizar um novo ministério agora composto somente por figuras de orientação conservadora. Deste modo, evitou a possibilidade de ser dado como um imperador comprometido com apenas uma das facções políticas existentes na época.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola