Topo
pesquisar

Exercícios sobre a transferência da Corte portuguesa para o Brasil

Exercícios de História do Brasil

O contexto que explica a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Explique o que era o Bloqueio Continental

questão 2

Portugal tinha condições de cumprir as exigências francesas impostas pelo Bloqueio Continental? Justifique a sua resposta.

questão 3

Mediante a ameaça de invasão francesa, qual acordo foi estabelecido entre ingleses e portugueses?

questão 4

Exponha duas ações tomadas por Dom João VI assim que chegou a terras brasileiras.

questão 5

(Fuvest-SP) “... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei (...) que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis”. (Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador.)

O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como:

a) decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.

b) fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.

c) inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.

d) alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o mando a partir das colônias.

e) imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conseguir isenções alfandegárias.

respostas
Questão 1

Foi uma medida imposta por Napoleão Bonaparte a todas as nações que integravam a Europa Continental. Pelo decreto, nenhuma nação europeia deveria firmar relações comerciais com a Inglaterra, maior potência industrial existente naquela época. Os países que contrariassem tal medida seriam militarmente invadidos pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

Voltar a questão
Questão 2

Não. Desde muito tempo, a economia portuguesa desenvolvia uma relação de extrema dependência em relação ao consumo das mercadorias provenientes da Inglaterra. Com isso, Portugal acabou descumprindo as exigências impostas pelo Bloqueio Continental e, assim, foi invadido pelas tropas do imperador Napoleão Bonaparte.

Voltar a questão
Questão 3

Com a chegada dos franceses a Península Ibérica, os ingleses ofereceram ao governo de Portugal um plano de transferência da corte para terras brasileiras. Segundo os britânicos, tal medida evitaria a invasão da França às colônias de Portugal que eram, na época, a mais importante fonte de riqueza do governo lusitano. Além disso, os ingleses prometeram escoltar a Família Real Portuguesa até o Brasil e lutar contra a vindoura presença napoleônica no país.

Voltar a questão
Questão 4

Ao desembarcar no Brasil. Dom João VI estabeleceu a liberação dos portos brasileiros para outras nações estrangeiras. Além disso, desapropriou uma série de propriedades no Rio de Janeiro que serviriam para o abrigo dos membros da corte e da Família Real de Portugal.

Voltar a questão
Questão 5

Letra C. Com a transferência do governo português, o Brasil deixava de ocupar a simples posição de colônia do império lusitano para então se transformar em centro das mais importantes decisões políticas do governo de Portugal.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola