Topo
pesquisar

Exercícios sobre a conquista dos astecas

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a conquista dos astecas, que foi liderada por Hernán Cortés e realizada no século XVI. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A desastrada fuga dos espanhóis da cidade asteca de Tenochtitlán, que aconteceu na virada de 30 de junho para 1º de julho de 1520, resultou na morte de metade dos homens de Hernán Cortés e ficou conhecida como:

a) A noite da derrota.

b) O castigo de Deus.

c) A noite triste.

d) A vingança de Montezuma.

e) O castigo de Montezuma.

questão 2

A capital asteca era uma grandiosa cidade com milhares de habitantes e estava localizada em uma ilha no meio do Lago Texcoco. O cerco final dos espanhóis à capital asteca durou meses e, após combates violentos, os espanhóis conquistaram essa cidade, que se chamava:

a) Cholula

b) Cempoala

c) Malinche

d) Tenochtitlán

e) Nahuatl

questão 3

A conquista do Império Asteca pelos espanhóis, em 1521, só foi possível, em grande parte, por causa das alianças que foram realizadas com povos indígenas inimigos dos astecas. Para conquistar os astecas, os espanhóis contaram com a grande ajuda dos:

a) Tlaxcaltecas e Totonacas.

b) Maias e Incas.

c) Zapotecas e Totonacas.

d) Tlaxcaltecas e Zapotecas.

e) Olmexas e Maias.

questão 4

A expedição espanhola que partiu de Cuba em 1519 e, em 1521, dominou o Império Asteca, após conquistar a cidade de Tenochtitlán, foi liderada por:

a) Francisco Pizarro.

b) Hernán Cortés.

c) Cristovão Colombo.

d) Américo Vespúcio.

e) Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

respostas
Questão 1

Letra C

A Noite Triste (La Noche Triste em espanhol) aconteceu quando os espanhóis optaram por fugir de Tenochtitlán em 1520. A cidade entrou em rebelião após Cortés ausentar-se por alguns meses para resolver algumas questões na cidade de Veracruz. Quando retornou, ele encontrou a cidade em estado de caos, com os astecas atacando os espanhóis. Durante a rebelião, Montezuma, o imperador asteca, foi morto, e os espanhóis, ao tentarem fugir durante a madrugada, foram surpreendidos em um ataque que matou metade dos soldados de Cortés.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

A cidade de Tenochtitlán foi construída por povos mexicas em uma ilha localizada no meio do Lago Texcoco, por volta de 1325. As lendas astecas contam que a cidade foi ali construída após os mexicas receberem um sinal de Huitzilopochtli (principal deus asteca). A cidade sede do Império Asteca era densamente povoada e, na época da chegada dos espanhóis, possuía mais de 200 mil habitantes.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

Os dois povos que se aliaram aos espanhóis na luta contra os astecas foram Totonacas e Tlaxcaltecas. Os Totonacas foram um dos primeiros povos que os espanhóis tiveram contato quando chegaram à Península de Iucatã. Nas proximidades da cidade totonaca de Cempoala, Cortés determinou a construção da cidade de Veracruz. Os Tlaxcaltecas eram um povo independente que constantemente entravam em guerra contra os astecas. Após lutarem contra as forças de Cortés, Tlaxcaltecas foram convencidos a aliar-se aos espanhóis e lutar contra os astecas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

O líder da expedição que realizou a conquista do Império Asteca foi Hernán Cortés, um fidalgo espanhol nascido na região de Extremadura, na Espanha. A expedição de Cortés partiu de Cuba com aproximadamente 500 homens, que se instalaram na região da Península de Iucatã. A partir dali, eles iniciaram o processo que resultou na conquista dos astecas. A Cortés atribui-se o mérito de ter entendido as características da estrutura de poder da região e usado-as em seu benefício.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola