Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Dia D

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os desembarques Aliados na Normandia, também conhecidos como Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Os desembarques do chamado Dia D, na Normandia, fizeram parte de uma operação planejada pelos Aliados que foi colocada em prática em 1944 por causa do(a):

a) fortalecimento das posições germânicas na luta travada contra a União Soviética.

b) expansão do Eixo nos Bálcãs em parceria com o regime de extrema-direita do Ustasha.

c) fortalecimento da Kriegsmarine, a marinha de guerra alemã, ao conseguir furar o bloqueio marítimo imposto pelo Reino Unido.

d) enfraquecimento da Alemanha na luta contra os soviéticos desde a batalha travada em Stalingrado e do recuo das forças do Eixo na Itália.

e) derrota dos Aliados no Pacífico durante a Batalha de Midway, o que levou os Aliados a formularem uma nova estratégia de guerra para seus ataques contra a Alemanha.

questão 2

A partir dos desembarques dos Aliados na Normandia, as tropas britânicas e americanas foram lideradas no campo de batalha em direção à Alemanha por:

a) Winston Churchill

b) Douglas MacArthur

c) Dwight Eisenhower

d) Bernard Montgomery

e) Raymond Spruance

questão 3

Pouco antes do desembarque Aliado na Normandia acontecer, a inteligência alemã sabia que um ataque Aliado aconteceria, porém não sabia quando. Hitler esperava que suas forças fossem capazes de resistir aos ataques inimigos, baseado na crença que possuía:

a) na Muralha do Atlântico.

b) na liderança do renomado general Erwin Rommel.

c) na vantagem estratégica das bases aéreas alemãs na Noruega.

d) no reforço em soldados recebido de croatas e húngaros.

e) na sua nova arma, o canhão Schwerer Gustav.

questão 4

O Dia D recebeu o nome de:

a) Operação Barbarossa

b) Operação Overlord

c) Operação Normandia

d) Operação Valquíria

e) Operação Paris

respostas
Questão 1

Letra D

Os desembarques na Normandia foram planejados pelos Aliados em razão da necessidade de ser criado um novo fronte de guerra para aumentar a pressão sobre a Alemanha no conflito. Os alemães estavam sofrendo com a ofensiva soviética desde a derrota em Stalingrado, entre 1942 e 1943, e esse enfraquecimento dos nazistas refletiu em outras posições, como na Itália, onde suas tropas não foram capazes de resistir à chegada dos Aliados. Com o desembarque na Normandia, os Aliados esperavam reconquistar a França e iniciar a ocupação da Alemanha.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Dwight Eisenhower era um general do exército americano que comandou os exércitos Aliados na invasão do Norte da África, iniciando a expulsão dos alemães do continente. Posteriormente, Eisenhower foi designado para liderar os desembarques dos Aliados no Norte da França e, a partir do estabelecimento dos Aliados na região, liderou a expulsão dos alemães da França e a marcha em direção à Alemanha. Eisenhower também foi eleito presidente dos Estados Unidos, no período 1953 e 1961.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

As esperanças de Hitler estavam depositadas em sua crença cega na capacidade da chamada Muralha do Atlântico. Essa muralha consistia em uma linha defensiva construída pela Alemanha em toda a costa norte da Europa no Oceano Atlântico. A ideia da Muralha do Atlântico era a de blindar a Europa continental de uma possível invasão organizada pelo Reino Unido. No entanto, essa estratégia era vista pelos generais alemães como um blefe e, por isso, não depositavam fé nas capacidades das defesas alemãs de resistirem a um desembarque de tropas Aliadas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A Operação Overlord foi organizada pelos Aliados, sob a liderança de britânicos e americanos, com o intuito de realizar os desembarques de suas tropas na Normandia e, assim, criar um fronte de guerra na Europa Ocidental, o que aumentaria a pressão sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. A Operação Overlord mobilizou cerca de 150 mil homens, que desembarcaram na Normandia em aproximadamente cinco mil embarcações.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola