Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Era Napoleônica

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre a Era Napoleônica, você poderá pôr em prova os seus conhecimentos a respeito dessa fase importante da história contemporânea. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Unesp) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.

Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.

Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.

(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)

Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de:

a) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.

b) impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.

c) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.

d) ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.

e) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

questão 2

Muitas políticas implementadas durante a Era Napoleônica destruíram de vez as bases de sustentação do antigo regime absolutista. Entre essas políticas, estava:

a) O Código Civil Napoleônico

b) A Lei da Guilhotina

c) A Magna Carta

d) As Leis Filipinas

e) As Leis Manuelinas

questão 3

(IBMEC-SP) A expansão napoleônica no século XIX influenciou decisivamente vários acontecimentos históricos no período. Entre esses acontecimentos, podemos destacar:

a) A Independência dos Estados Unidos. Com a atenção da Inglaterra voltada para as batalhas com a marinha napoleônica, os colonos americanos declararam sua independência, vencendo rapidamente os ingleses.

b) A formação da Santa Aliança, um pacto militar entre Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia que evitou a eclosão de movimentos revolucionários na Europa e impediu a independência das colônias espanholas e inglesas na América.

c) A Independência do Brasil. Com a ocupação de Portugal pelas tropas napoleônicas, houve um enfraquecimento da monarquia portuguesa que culminou com as lutas pela independência e o rompimento de D. Pedro I com Portugal.

d) A Independência das colônias espanholas. Em 1808, a Espanha foi ocupada pelas tropas napoleônicas ao mesmo tempo em que se difundiam os ideais liberais da Revolução Francesa que inspirou as lutas pela independência.

e) O Congresso de Viena. A França de Napoleão assinou um pacto com a Áustria, Inglaterra e Rússia cujo objetivo maior era estabelecer uma trégua e reorganizar todo o mapa europeu.

questão 4

Qual foi o principal motivo que obrigou Napoleão Bonaparte a empreender uma guerra contra o Império Russo em 1812?

a) A irrupção da Revolução Russa, comandada por Vladimir Lenin.

b) A tentativa do Império Russo de se apropriar das províncias italianas do Império Francês.

c) O fato de o Império Russo ter descumprido o Bloqueio Continental.

d) A formação da aliança comercial entre o Império Russo e o Império Português.

e) A ocupação russa da ilha de Córsega, terra natal de Napoleão.

respostas
Questão 1

Letra E

Uma das principais manobras político-econômicas da Era Napoleônica foi o decreto do Bloqueio Continental à Inglaterra, que, à época, era a principal rival do império francês. Como a Inglaterra é uma ilha e a marinha napoleônica não conseguia fazer frente ao poderio das embarcações militares inglesas, a saída encontrada por Napoleão foi tentar prejudicar os britânicos pela via econômica.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

A Era Napoleônica foi responsável por grandes alterações no modo de se fazer política na Europa, bem como pela consolidação jurídica de parte dos ideais da Revolução Francesa. O Código Napoleônico foi um dos principais instrumentos dessa consolidação, pois organizava os direitos civis dos cidadãos, como direitos sobre a liberdade, a propriedade e a conduta. Esse código deu as bases para as constituições democrático-liberais contemporâneas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas em 1807 provocou a vinda da família real portuguesa para o Brasil, o que elevou o país à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves. Com o fim da Era Napoleônica, D. João VI voltou para Portugal, mas deixou seu filho, D. Pedro, como príncipe regente no Brasil. A permanência de D. Pedro no Brasil logo caminhou para o processo de independência do país e instauração do Primeiro Reinado, em 1822.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

O Império Russo abandou o acordo do Bloqueio Continental contra a Inglaterra, o que provocou a guerra contra o exército napoleônico. Entretanto, essa guerra foi uma das mais fatídicas para Napoleão, haja vista que milhares de soldados franceses não conseguiram suportar o avassalador inverno russo durante as batalhas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola