Topo
pesquisar

Exercícios sobre fases da Segunda Guerra Mundial

Exercícios de História

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito bélico da história, cujas fases marcaram seu desenvolvimento. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UEL-PR) Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica contras as cidades de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.

a) Apesar das vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência devido ao emprego de camicases, gerando a perspectiva de prolongamento da guerra.

b) A base industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais, permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade com os aliados.

c) A despeito das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter insular.

d) A resposta negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.

e) Para garantir a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico ficasse sob influência soviética.

questão 2

(UFT-TO) As formas de resistência podem ser elementares e espontâneas, como a reação dos dinamarqueses que acabavam de tomar seu chope e iam embora do bar assim que entrava um oficial alemão. Entre os exemplos mais elaborados contam-se a recusa dos religiosos e professores noruegueses de se alistarem, ou as manifestações espontâneas de Praga, em 28 de outubro, data da independência, pelos estudantes secundários. Também foi importante a constituição, na Polônia, de uma sociedade paralela, subterrânea, que passa a educar os jovens desde que os alemães suprimiram as características nacionais do país para germanizá-lo.

FERRO, Marc. História da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Ática, 1995. p. 126.

Com base no texto, considere as afirmações a seguir.

I. A resistência, forma de luta contra o domínio alemão durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu tanto no cotidiano dos envolvidos quanto nas organizações civis e militares armadas.

II. A resistência, ação exclusiva da Primeira Guerra Mundial, ocorria tanto no cotidiano dos civis quanto nas ações armadas planejadas.

III. Além da conjugação de forças militares de americanos, ingleses e russos, os focos de resistência civil foram importantes para o enfraquecimento do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

IV. Os líderes dos países considerados aliados condenaram as resistências dos civis dinamarqueses, noruegueses e poloneses, ainda que essas manifestações fossem consideradas importantes para a derrocada do nazismo.

V. A resistência espontânea entrou para a história como uma das mais eficazes formas de luta contra o nazismo.

Assinale a alternativa contendo apenas as afirmações CORRETAS em relação ao texto de Marc Ferro:

a) I, I, III e IV.

b) I, IV e V.

c) II, III, IV e V.

d) I, III e V.

e) I, II e V.

questão 3

Observe a imagem abaixo.

Casamento entre Hitler e Stalin

A charge representa um dos momentos iniciais da Segunda Guerra Mundial, retratando uma união entre a Alemanha e a URSS, que ficou conhecida como:

a) Batalha de Stalingrado

b) Pacto Germano-Soviético

c) Tratado de Brest-Litovski

d) Paz Armada

e) Guerra Fria

questão 4

No front ocidental, as derrotas alemãs intensificaram-se após a invasão da Normandia pelas forças militares dos EUA e do Reino Unido, em um episódio que ficou conhecido como:

a) ultimato aliado.

b) batalha de Stalingrado.

c) batalha de Midway.

d) dia “D”.

e) Blitzkrieg.

respostas
Questão 1

Letra A. A recusa da rendição nipônica foi o principal motivo para a utilização, pela primeira vez na história, da bomba atômica. Essa arma de destruição em massa foi utilizada principalmente contra os civis japoneses, evidenciando que os EUA pretendiam mesmo criar um clima de terror entre a população japonesa e, dessa forma, conseguir a rendição.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D. A afirmativa II está incorreta porque a resistência não foi apenas uma característica da Primeira Guerra Mundial. A alternativa IV também está incorreta porque não houve a condenação mencionada.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. O Pacto Germano-Soviético foi um acordo de não agressão assinado entre os dois países, o que permitiu aos alemães avançar sobre territórios da Europa Oriental, mas que posteriormente foi rompido pelas forças militares comandadas por Hitler.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. O dia “D” iniciou uma ação essencial para a derrota dos alemães na França, causando inúmeras baixas nos exércitos germânicos e garantindo o avanço aliado sobre a porção ocidental da Alemanha.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola