Topo
pesquisar

Exercícios sobre Franquismo

Exercícios de História

Franquismo é o nome dado ao regime político fascista instaurado na Espanha após o fim da Guerra Civil Espanhola, em 1939. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Enem-MEC) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal. A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentava os opositores ao regime.

b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.

c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.

d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.

e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

questão 2

(UFRGS) A Guerra Civil Espanhola iniciada em 1936, tradução sangrenta de duas Espanhas e ponto focal de uma atormentada história, tornou-se o mito fundador da luta internacional contra o fascismo. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

a) A Espanha, que jamais vivera um regime republicano ou a vitória eleitoral de regimes de esquerda, observou em 1936 um golpe de Estado desencadeado pelos comunistas. Foi o começo da Guerra Civil.

b) Os regimes totalitários da época, como a Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler, preferiram não colaborar materialmente com a facção nacionalista espanhola, temendo a reação das democracias espanholas.

c) A Guerra Civil terminou com a vitória dos nacionalistas sobre os republicanos. A era franquista estava aberta. A Espanha vermelha, derrotada. Os militantes de esquerda, antigos combatentes republicanos, foram perseguidos no quadro da feroz repressão do “terror branco”.

d) Após a vitória, o general Francisco Franco proclamou a República e extinguiu a monarquia em nome da democracia. Instituiu-se o sufrágio universal, com extensão do voto, inclusive, às mulheres e aos soldados.

e) Os nacionalistas espanhóis, agrupados na Falange e adeptos de práticas fascistas, ao serem derrotados na Guerra Civil, partiram para outros países para divulgar suas causas.

questão 3

Leia abaixo dois trechos de matérias jornalistas e responda à questão a seguir.

Espanha defende na ONU prescrição de crimes do franquismo

“A Espanha defendeu nesta terça-feira (05/11/13) na ONU não caber na legislação do país a investigação penal de crimes cometidos durante a guerra civil e o franquismo, por se tratarem de delitos já prescritos, além de terem sido absolvidos pela Lei de Anistia de 1977.”

Portal Yahoo, 05 de novembro de 2013.

Espanha sepulta 129 vítimas do franquismo encontradas em fossas

“Familiares e amigos de 129 vítimas do franquismo, cujos restos mortais foram encontrados em quatro fossas comuns, assistiram neste sábado uma cerimônia "para que possam ter uma sepultura digna", em Aranda de Duero, no norte da Espanha, comprovou a AFP. Urnas com os restos de 129 mortos foram depositadas em um panteão por dezenas de pessoas, algumas das quais carregavam bandeiras republicanas, no monumento funerário erigido em sua honra.”

"Aqui são recebidos os 129 corpos de pessoas que foram assassinadas entre julho e outubro do ano 36", durante a Guerra Civil na Espanha (1936-1939), pelas forças do general Francisco Franco, explicou à AFP José María Rojas, porta-voz da Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), em Aranda de Duero.”

Portal Terra, 02 de novembro de 2013.

A Guerra Civil e o Franquismo resultaram na morte de milhares de pessoas, seja em decorrência dos combates ou da repressão. Para realizar esssas medidas, o franquismo baseava-se em dois pilares ideológicos, que eram:

a) o catolicismo e o anticomunismo.

b) nazismo e o catolicismo.

c) fascismo e liberalismo.

d) catolicismo e o republicanismo.

e) liberalismo e protestantismo.

questão 4

“De fato, mesmo quando o anarquismo foi mais popular e suas organizações tinham milhões de membros, como […] na Espanha, a estrutura era sempre frágil e flexível, onde o poder do pensamento espontâneo seguiu sendo a força mais importante. Porque o anarquismo é antidogmático em sua essência, e um grupo desestruturado de atitudes relacionadas pode florescer quando existam condições favoráveis.”

WOODCOOK, George. Os grandes escritos anarquistas. p. 43.

Uma das grandes forças dos movimentos camponeses e de trabalhadores urbanos durante a Guerra Civil espanhola eram as organizações anarquistas, que organizaram fábricas, milícias e trabalho coletivo nas terras. Dentre essas organizações anarquistas, duas destacaram-se. Escolha a alternativa que as relaciona corretamente.

a) Sindicato Anarquista Espanhol (SAE) e Partido Anarquista (PA).

b) Confederação Nacional do Trabalho (CNT) e Federação Anarquista Ibérica (FAI).

c) Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e Federação Anarquista Espanhola (FAE).

d) Confederação Nacional do Trabalho (CNT) e Federação Anarquista Espanhola (FAE).

e) Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e Federação Anarquista Ibérica (FAI).

respostas
Questão 1

Letra A. A formação de grupos e milícias de combate aos opositores, principalmente os comunistas, foram as principais características de ação desses movimentos juvenis totalitários, cujo sectarismo colocava a ação de seus líderes e de seus partidos como a única válida.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. A alternativa a está incorreta, pois a esquerda havia ocupado o poder na década de 1930; b, por afirmar que não houve apoio material dos demais países fascistas; d, por afirmar que Franco instaurou a República, quando o que ele fez foi a restauração da monarquia; e e, em decorrência dos nacionalistas terem sido os vencedores da Guerra Civil.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A. O catolicismo foi um dos principais apoiadores do franquismo, sendo que a Igreja Católica ofereceu apoiou ativamente durante a guerra e mesmo depois, durante o governo do general Franco. A luta anticomunista também era uma das principais características do franquismo, que reprimiu diversos militantes dessa tendência política.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. A CNT era a organização sindicalista controlada pelos Anarquistas, sendo a FAI sua organização política.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola