Topo
pesquisar

Exercícios sobre tipos de coerência textual

Exercícios de Redação

Estes exercícios sobre tipos de coerência textual podem ajudar a verificar se ainda há dúvidas sobre o processo de construção de sentidos do texto. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Sobre os tipos de coerência textual, assinale a alternativa correta:

I. Tipo de coerência que diz respeito à adequação entre os elementos que compõem a frase, como a ordem como eles são dispostos, seleção lexical, coesão e regras de concordância e de regência. Sua principal função é eliminar estruturas ambíguas, assim como o uso inadequado dos conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual.

II. Com exceção das inserções explicativas, como citações e paráfrases, todos os enunciados de um texto precisam ser coerentes e relevantes para o tema. Para que se consiga esse tipo de coerência, frases que em nada contribuem para a sequência lógica dos argumentos devem ser evitadas.

III. Tipo de coerência que acontece quando as condições do contexto são favoráveis aos atos de fala dos interlocutores. Por exemplo, quando fazemos uma pergunta para um interlocutor, espera-se dele uma resposta, dando sequência então aos atos de fala e à comunicação.

IV. Tipo de coerência que é estabelecida entre os significados dos elementos do texto. Quando as frases em sequência aparecem desprovidas de sentido, dizemos que se trata de ideias contraditórias.

V. Tipo de coerência que exige que um único tipo de linguagem seja mantido ao longo de um texto: se a linguagem formal for contemplada, ela deverá ser preservada até o final da composição, o mesmo servirá para a linguagem coloquial.

a) estilística, semântica, pragmática, temática, sintática.

b) sintática, temática, pragmática, semântica, estilística.

c) sintática, pragmática, temática, estilística, semântica.

d) semântica, temática, pragmática, sintática, estilística.

e) pragmática, estilística, sintática, semântica, temática.

questão 2

Observe a tirinha Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, e responda à questão:

Para cada situação interativa existe uma variedade de língua adequada. O falante pode optar pela variedade padrão ou pela variedade não padrão
Para cada situação interativa existe uma variedade de língua adequada. O falante pode optar pela variedade padrão ou pela variedade não padrão

Sobre o nível de linguagem adotado por Calvin, podemos afirmar que se trata, em relação aos tipos de coerência, de uma

a) incoerência pragmática.

b) incoerência genérica.

c) incoerência estilística.

d) incoerência temática.

e) incoerência semântica.

questão 3

Observe a tirinha de Garfield, de Jim Davis:

O discurso incoerente da personagem é o elemento linguístico que confere o efeito de humor da tirinha
O discurso incoerente da personagem é o elemento linguístico que confere o efeito de humor da tirinha

As histórias em quadrinhos têm como característica a construção de um discurso permeado pelo humor. Podemos afirmar que, na tirinha de Garfield, o elemento que confere humor ao texto surge de uma incoerência:

a) sintática

b) pragmática

c) estilística

d) genérica

e) semântica

questão 4

Observe a tirinha Hagar, o Horrível, de Chris Browne:

Elementos como o uso inadequado de conectores e de pronomes anafóricos podem provocar a incoerência sintática em um texto
Elementos como o uso inadequado de conectores e de pronomes anafóricos podem provocar a incoerência sintática em um texto

Pode-se dizer que a incoerência sintática ocorreu em razão da

a) ambiguidade.

b) polissemia.

c) cacofonia.

d) polifonia.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. De acordo com a coerência estilística, cada situação interativa exige do falante ou do produtor do texto a adequação à variedade linguística, ou seja, devemos optar, de acordo com o contexto comunicacional, pela variedade padrão ou pela variedade não padrão. Analisando as falas de Calvin, podemos inferir que, ao adotar a variedade padrão fora de seu contexto ideal de uso, ele cometeu uma incoerência estilística.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Para que um texto seja considerado semanticamente coerente, ele não deve conter contradições. Na tirinha de Garfield, há uma incoerência semântica na fala de John, que, embora se compadeça do homem, não se compadece quando a vítima é o animal. Essa perspectiva é apontada por Garfield através do humor, característica própria das tirinhas de Jim Davis.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. A fala de Hagar pode ser interpretada de maneiras distintas, já que a construção sintática permitiu que houvesse a duplicidade de sentidos, ou seja, ocorreu uma ambiguidade.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola