Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Marcha para o Oeste do Brasil

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios a respeito do programa desenvolvido no século XX que tinha como objetivo promover a habitação e o desenvolvimento econômico do interior do Brasil. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Marcha para o Oeste visava a promover a habitação, o desenvolvimento e a integração econômica de duas áreas em especial do país. Que regiões eram essas?

a) Norte e Nordeste

b) Centro-Oeste e Sul

c) Sul e Norte

d) Nordeste e Sul

e) Centro-Oeste e Norte

questão 2

A divulgação do programa Marcha para o Oeste foi entregue a um conhecido poeta e escritor brasileiro. Quem era esse escritor?

a) Monteiro Lobato

b) Machado de Assis

c) Olavo Bilac

d) Cassiano Ricardo

e) Lima Barreto

questão 3

Durante a Marcha para o Oeste, foram desenvolvidas colônias em diversos estados do interior do Brasil com o objetivo de que se desenvolvessem e atraíssem mais pessoas. O propósito final era dinamizar a economia do interior do país. Entre os estados abaixo, qual deles não possuiu colônias vinculadas ao programa?

a) Piauí

b) Goiás

c) Mato Grosso

d) Pará

e) Amazonas

questão 4

A Marcha para o Oeste foi um programa lançado pelo governo brasileiro em qual momento da nossa história republicana?

a) Segundo governo de Getúlio Vargas

b) Governo de Washington Luís

c) Governo Provisório de Vargas

d) Estado Novo

e) Governo de João Goulart

respostas
Questão 1

LETRA E

A Marcha para o Oeste foi um programa cujo foco era a habitação, a integração e o desenvolvimento econômico do interior do Brasil. O programa poderia ocorrer em diferentes áreas do interior do Brasil, mas seu enfoque era a criação de colônias nas regiões Centro-Oeste e Norte, as quais eram pouco habitadas, mas tinham um grande potencial econômico.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

O papel de divulgação da Marcha para o Oeste foi entregue pelo governo para Cassiano Ricardo, jornalista e poeta que possuía uma postura extremamente nacionalista e que fez parte do movimento modernista. Em seu papel de divulgar o projeto do governo, Cassiano Ricardo escreveu “Marcha para o Oeste: a influência da bandeira na formação social e política do Brasil”, fazendo uma propaganda do interior do Brasil como o local que abrigava a verdadeira brasilidade.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

Durante a Marcha para o Oeste, foram realizadas diversas iniciativas com o objetivo de impulsionar o povoamento das regiões interioranas do Brasil. Foram criados territórios federais (como Guaporé e Ponta Porã) e foi incentivado o desenvolvimento de novas cidades e colônias agrícolas. Entre os estados citados, o único que não contou com ações desse programa foi o Piauí.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

A Marcha para o Oeste foi um projeto inaugurado em 1940 durante as comemorações da construção e inauguração de Goiânia, capital de Goiás. Assim, a Marcha para o Oeste foi um programa desenvolvido pelo governo de Getúlio Vargas e lançado durante o período ditatorial do varguismo no Brasil, isto é, durante o Estado Novo.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola