Exercícios sobre anatomia da folha vegetal
As folhas vegetais são formadas por três sistemas: o dérmico, o fundamental e o vascular. As nervuras são compostas pelo sistema vascular, que inclui os seguintes tecidos:
a) epiderme e parênquima.
b) xilema e floema.
c) parênquima paliçádico e lacunoso.
d) parênquima paliçádico e xilema.
e) floema e epiderme.
Alternativa “b”. As nervuras são compostas pelo sistema vascular, que é formado pelo xilema e floema. Esses tecidos estão relacionados com o transporte de substâncias no interior da planta.
Logo a seguir está representada a anatomia de uma folha vegetal. Nela é possível observar a presença de parênquima paliçádico somente abaixo da epiderme da face adaxial.
Observe a posição do parênquima paliçádico nesse corte de uma folha
Quando uma folha apresenta essas características, dizemos que ela possui um mesofilo:
a) homogêneo.
b) dorsiventral.
c) lacunoso.
d) isolateral.
e) paliçádico.
Alternativa “b”. Uma folha apresenta mesofilo dorsiventral quando o parênquima paliçádico está logo abaixo à epiderme da face adaxial e o lacunoso próximo à epiderme da face abaxial. O mesofilo pode ser isolateral, quando o parênquima paliçádico ocorre em ambas as faces, e homogêneo, quando não observamos diferença entre paliçádico e lacunoso.
A folha é um órgão vegetal bastante relacionado com o processo de fotossíntese. Entretanto, ela também se relaciona com outras funções das plantas, tais como as trocas gasosas. Essa função é possível graças a estruturas denominadas
a) cutículas.
b) tricomas.
c) estômatos.
d) acúleos.
e) ceras.
Alternativa “c”. Os estômatos são estruturas encontradas principalmente nas folhas dos vegetais e estão relacionados com as trocas gasosas da planta.
(CESGRANRIO-RJ) A impregnação por cutina é tipicamente encontrada nas células do tecido vegetal denominado:
a) esclerênquima.
b) meristema.
c) parênquima.
d) epiderme.
e) colênquima.
Alternativa “d”. Na parede externa das células da epiderme, pode ser encontrada uma substância lipídica chamada cutina. A camada cerosa formada por essa substância é chamada de cutícula.
(UFJF-MG) Alguns insetos sugadores alimentam-se de seiva elaborada pelas plantas, introduzindo seu aparelho bucal nas nervuras das folhas. Para a obtenção dessas substâncias, o tecido vegetal que deve ser atingindo pelo aparelho bucal desses insetos é o:
a) parênquima.
b) colênquima.
c) xilema.
d) floema.
Alternativa “d”. Sabemos que a nervura das folhas é formada pelos tecidos vasculares chamados de xilema e floema. O xilema está relacionado com o transporte de água e nutrientes inorgânicos, enquanto o floema está relacionado com a condução de substâncias orgânicas (seiva elaborada). Sendo assim, para alimentar-se, o inseto deve atingir o floema.
A epiderme é um tecido que reveste todo o corpo do vegetal. Na epiderme foliar, podemos encontrar alguns apêndices epidérmicos, como os _________, os quais promovem a proteção do vegetal. Essa proteção pode ser apenas mecânica ou então por meio da secreção de diferentes substâncias que podem atuar como repelentes ou mesmo provocando irritações em quem tem contato com elas.
Marque a alternativa que completa adequadamente a lacuna acima.
a) Estômatos
b) Acúleos
c) Tricomas
d) Cloroplastos
e) Hidatódios
Alternativa “c”. Os tricomas são apêndices epidérmicos relacionados com a proteção do vegetal. Podem ser classificados em tectores, glandulares ou mistos. Para saber mais sobre eles, clique aqui.
O mesofilo é formado principalmente por:
a) esclerênquima
b) colênquima
c) xilema
d) floema
e) parênquima clorofiliano
Alternativa “e”. Apesar de conter colênquima e esclerênquima, o tecido vegetal encontrado em maior quantidade no mesofilo é o parênquima clorofiliano.
Geralmente, o termo estômato é usado para se referir ao complexo estomático, formado por:
a) xilema e floema.
b) células subsidiárias e células-guarda.
c) células-guarda e células companheiras.
d) células-guarda delimitando o ostíolo.
e) células subsidiárias delimitando o ostíolo.
Alternativa “d”. O complexo estomático é formado por duas células-guarda que delimitam a fenda estomática (ostíolo).
Nas folhas é possível observar a presença de uma camada em cima da epiderme denominada cutícula. A cutícula atua, principalmente,
a) promovendo a proteção química contra herbivoria.
b) evitando a perda excessiva de água.
c) realizando a fotossíntese.
d) atraindo polinizadores.
e) aumentando a taxa reprodutiva da espécie.
Alternativa “b”. A cutícula está relacionada, principalmente, com a proteção do vegetal contra a perda excessiva de água.
Nas angiospermas eudicotiledôneas, observa-se com frequência a ocorrência de dois tipos principais de parênquima clorofiliano nas folhas. São eles:
a) parênquimas abaxial e adaxial.
b) parênquimas lacunoso e disruptivo.
c) parênquimas amilífero e aerífero.
d) parênquimas paliçádico e lacunoso.
e) parênquimas alongado e cilíndrico.
Alternativa “d”. Os dois tipos principais de parênquima clorofiliano observado nas folhas são o paliçádico, que apresenta células cilíndricas alongadas e separadas por pequenos espaços, e o lacunoso, que apresenta células de formato variado e grande espaços entre elas.
O sistema vascular das folhas é também chamado de:
a) tricomas
b) estômatos
c) espinhos
d) acúleos
e) nervuras
Alternativa “e”. O sistema vascular das folhas é também chamado de nervuras.