Exercícios sobre antígeno, anticorpo e vacinação
Nosso corpo é exposto frequentemente a diversos organismos e partículas capazes de desencadear problemas de saúde. Esses agentes, quando entram em contato com nosso corpo, desencadeiam uma resposta imune. Às partículas estranhas que entram em nosso corpo e estimulam nosso sistema imune damos o nome de:
a) vírus.
b) bactérias.
c) anticorpos.
d) imunoglobulinas.
e) antígenos.
Alternativa “e”. Denominamos de antígeno qualquer substância estranha capaz de se ligar aos anticorpos. Esses antígenos podem ou não desencadear uma reação imunológica.
Algumas substâncias estranhas entram em nosso corpo e desencadeiam uma resposta imune. Nosso corpo então produz uma proteína capaz de reagir com essa substância e defender o organismo.
Denominamos essa substância de:
a) antígeno.
b) anticorpos.
c) vacina.
d) soro.
e) leucócitos.
Alternativa “b”. Os anticorpos são moléculas agrupadas no grupo das imunoglobulinas que atuam protegendo o organismo contra organismos patogênicos.
A grande maioria da população é vacinada em alguma fase da vida. Isso se deve ao fato de que a vacina protege contra diversas doenças, sendo, portanto, mais vantajoso investir nesses produtos do que em remédios para curar tais enfermidades. A respeito da vacina, marque a alternativa incorreta:
a) A vacina garante o surgimento de uma memória imunitária.
b) Com a vacina, não é possível tratar doenças já adquiridas.
c) As vacinas são fabricadas a partir de antígenos mortos ou atenuados.
d) Para produzir uma vacina, é necessário aplicar o antígeno em um animal, geralmente um cavalo, para que esse possa produzir anticorpos.
e) A gripe é um exemplo de doença que pode ser prevenida com o uso de vacinas.
Alternativa “d”. As vacinas são produzidas a partir de antígenos mortos e atenuados que, ao entrarem em contato com nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos.
(Fuvest-SP) Um coelho recebeu, pela primeira vez, a injeção de uma toxina bacteriana e manifestou a resposta imunitária produzindo a antitoxina (anticorpo). Se após certo tempo for aplicada uma segunda injeção da toxina no animal, espera-se que ele
a) não resista a essa segunda dose.
b) demore mais tempo para produzir a antitoxina.
c) produza a antitoxina mais rapidamente.
d) não produza mais a antitoxina por estar imunizado.
e) produza menor quantidade de antitoxina.
Alternativa “c”. Em razão da memória imunológica, quando um antígeno entra em contato novamente com um organismo, ocorre a produção rápida de novos anticorpos.
(Cesmac/Fejal-AL) Na imunização ativa, o antígeno é introduzido em um organismo e provoca a fabricação de anticorpos. Na imunização passiva, o anticorpo é fabricado fora do organismo a ser imunizado e introduzido pronto. É exemplo de imunização ativa:
a) aplicação de vacina, como a vacina tríplice.
b) aplicação de um soro, como o antiofídico.
c) imunização do bebê por meio do aleitamento materno.
d) imunização do feto com a passagem de anticorpos pela placenta.
Alternativa “a”. Na imunização ativa, o corpo é estimulado a produzir anticorpos. Quando uma vacina é aplicada, o organismo reage aos antígenos aplicados produzindo anticorpos para defender-se.