Exercícios sobre as hemácias
Ao realizar um exame de sangue, uma paciente percebeu uma diminuição na quantidade de hemácias. Esse resultado pode ser relacionado com uma doença denominada:
a) leucemia.
b) anemia.
c) câncer.
d) dengue.
e) eritroblastose.
Alternativa “b”. A anemia é uma doença que apresenta diversas variações, podendo ser relacionada com fatores genéticos ou não. De maneira geral, chamamos de anemias aquelas doenças em que ocorre uma diminuição na taxa de hemácias ou na produção de hemoglobina.
Os glóbulos vermelhos, também denominados de hemácias ou eritrócitos, são células:
a) nucleadas que se relacionam com o transporte de oxigênio.
b) anucleadas que se relacionam com o transporte de gás oxigênio para os tecidos.
c) anucleadas que atuam na defesa do organismo.
d) nucleadas que participam ativamente do processo de defesa do organismo.
Alternativa “b”. As hemácias apresentam-se como um disco bicôncavo e anucleado, que possui em seu interior uma proteína de nome hemoglobina, que atua no transporte de oxigênio.
As hemácias, células de formato de disco bicôncavo, são formadas na medula óssea vermelha. O processo de formação, também chamado de eritropoiese, é um processo regulado por um hormônio chamado:
a) Eritropoietina.
b) Hemacialina.
c) Adrenalina.
d) Insulina.
e) Eritroadrenalina.
Alternativa “a”. A eritropoietina é o hormônio responsável pela regulação do processo de formação das hemácias. Ele é produzido nos rins de pessoas adultas.
Sabemos que existem diversos tipos de anemia, tais como a falciforme, a ferropriva e as talassemias. Sobre a anemia ferropriva, marque a alternativa correta.
a) A anemia ferropriva tem causa genética e, por isso, não pode ser tratada com o aumento de ferro na dieta.
b) A anemia ferropriva caracteriza-se principalmente pela presença de hemácias com o formato de foice.
c) A anemia ferropriva pode ser relacionada com grande perda de sangue, como menstruações que permanecem por um grande período.
d) A anemia ferropriva é relacionada com a produção incorreta de cadeias de hemoglobina e pode ser tratada com o aumento de ferro na alimentação.
Alternativa “c”. A anemia ferropriva está relacionada com a perda de sangue e também com uma alimentação pobre em nutrientes, como o ferro. Na maioria das vezes, o médico recomenda o aumento da ingestão de alimentos que contenham o mineral, tais como carnes e folhas escuras.
As hemácias, assim como os leucócitos e plaquetas, fazem parte do tecido sanguíneo. Elas apresentam no seu interior uma proteína que dá cor ao sangue e ajuda no transporte do oxigênio. Essa proteína recebe o nome de:
a) hemoglobina.
b) eritropoietina.
c) eritrócitos.
d) albumina.
e) globulina.
Alternativa “a”. Recebe o nome de hemoglobina a proteína responsável pelo transporte de oxigênio e coloração vermelha do sangue. Ela é encontrada no interior das hemácias.