Exercícios sobre briófitas
As briófitas são plantas que possuem pequeno porte. A característica que impede que essas plantas atinjam um tamanho maior é:
- a ausência de vasos condutores de seiva.
- a presença de rizoides.
- a presença de filoides.
- a ausência de frutos.
- a ausência de flores.
Alternativa “a”. Em razão da falta de um sistema de condução de seiva, a água é transportada célula a célula no corpo da briófita, isso faz com que o crescimento da planta seja limitado.
As briófitas são plantas que necessitam da água para a reprodução. Marque a alternativa que justifica esta frase.
- As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois só na presença de água é possível a germinação da semente.
- As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os anterozoides necessitam de água para se deslocarem até a oosfera.
- As briófitas necessitam de água para a reprodução para que as flores sejam fecundadas.
- As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os frutos são dispersados pela água.
- As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois o gameta feminino precisa nadar em direção ao gameta masculino.
Alternativa “b”. Para que ocorra a reprodução das briófitas é necessário que gotas de água caiam sobre o gametófito masculino, pois os anterozoides necessitam de um meio líquido para nadarem até encontrarem a oosfera.
Que nome recebe a estrutura, presente no esporófito, onde os esporos são produzidos?
- Oosfera.
- Arquegônio.
- Cápsula.
- Anterozoides.
- Gametófito.
Alternativa “c”. O esporófito é constituído por pé, seta e cápsula. O pé liga o esporófito ao gametófito. A seta ou haste é um pedúnculo no qual é encontrada a cápsula em sua extremidade. No interior da cápsula são produzidos os esporos.
(PUC- RS) São vegetais que apresentam estruturas chamadas rizoides, as quais, servindo à fixação, também se relacionam à condução de água e dos sais mineiras para o corpo da planta. Apresentam sempre pequeno porte, em decorrência da falta de um sistema vascular. Nenhum dos seus representantes é encontrado no meio marinho.
O texto acima se aplica a um estudo:
- das pteridpófitas.
- dos mixofitos.
- das briófitas.
- das clorofitas.
- das gimnospermas.
Alternativa “c”. As características descritas são do grupo das briófitas: presença de rizoides; ausência de vasos condutores; pequeno porte e ausência de representantes marinhos.
(FCC-BA) Os musgos que crescem nos muros úmidos são:
a) gametófitos de briófitas.
b) gametófitos de pteridófitas.
c) esporófitos de briófitas.
d) esporófitos de pteridófitas.
e) associação de algas e fungos.
Alternativa “a”. Os musgos são representantes das Briófitas, que apresentam gametófito com porte ereto dotados de cauloides, filoides e rizoides. O esporófito é uma estrutura que se desenvolve sobre o gametófito e é constituído por pé, haste e cápsula. Sendo assim, o que vemos nos muros são os gametófitos dos musgos.