Exercícios sobre células eucariontes
Em uma aula de Biologia, um aluno observava uma célula ao microscópio. Nessa célula, era possível verificar uma região mais corada na lâmina, estrutura identificada pelo professor como o núcleo. Apenas com essa informação, o aluno pode concluir que se trata de uma célula:
a) procariótica de bactéria.
b) procariótica de um animal.
c) eucariótica de um animal.
d) eucariótica de um vegetal.
e) de um indivíduo eucarionte.
Alternativa “e”. As células com núcleo delimitado por membrana (eucarionte) estão presentes na maioria dos seres vivos, tais como protozoários, algas, fungos, animais e plantas. Organismos sem núcleo delimitado (procariontes) são encontrados nos domínios Bactéria e Archaea.
As células eucariontes possuem uma grande variedade de organelas celulares, algumas membranosas e outras não. Essas células possuem em comum apenas uma organela com as células procariontes. Analise as alternativas e marque a que indica o nome dessa organela:
a) lisossomo.
b) peroxissomo.
c) ribossomo.
d) mitocôndria.
e) retículo endoplasmático.
Alternativa “c”. Os ribossomos são organelas relacionadas com a síntese de proteínas e podem ser encontrados em células procariontes e eucariontes. Os ribossomos nesses dois grupos, no entanto, são diferentes, sendo o ribossomo dos eucariontes maior e mais complexo.
As células eucariontes apresentam uma série de particularidades no que diz respeito à estrutura e também aos processos por ela realizados. Essas células são capazes, por exemplo, de captar substâncias por meio da invaginação da membrana, trazendo-as para seu interior. Esse processo é denominado de ____________ e não está presente em procariontes por causa da ausência de ____________.
Marque a alternativa que contém os termos que completam os espaços acima.
a) exocitose e citoplasma.
b) exocitose e citoesqueleto.
c) endocitose e núcleo.
d) endocitose e citoesqueleto.
e) plasmocitose e citoplasma.
Alternativa “d”. A captura de partículas no meio extracelular é conseguida graças a processos de endocitose, como a fagocitose e a pinocitose. As vesículas formadas no processo movimentam-se na célula por causa do citoesqueleto e, por isso, esse processo é ausente em procariontes.
(UFla/ PAS) A destruição de organelas não funcionais de uma célula eucarionte é feita pelo
a) peroxissomo.
b) retículo endoplasmático rugoso.
c) retículo endoplasmático liso.
d) lisossoma.
e) complexo de Golgi.
Alternativa “d”. Os lisossomos, ou lisossomas, são organelas ricas em enzimas que estão relacionadas com a digestão intracelular.
(UFAL) Uma célula é classificada como eucariótica se contiver:
a) compartimentos membranosos internos.
b) parede celular rígida.
c) membrana plasmática.
d) ácidos nucleicos.
e) ribossomos.
Alternativa “a”. As células eucariontes possuem um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Entretanto, outras características podem ser analisadas parar avaliar se uma célula é ou não eucariótica, como é o caso da presença de organelas membranosas. Como exemplo dessas organelas, podemos citar as mitocôndrias, peroxissomo, centríolos, complexo golgiense e retículo endoplasmático.
A síntese de proteínas é realizada em uma estrutura encontrada em todos os tipos de célula. Que nome recebe essa estrutura?
a) Lisossomo.
b) Ribossomo.
c) Mitocôndria.
d) Cloroplasto.
e) Complexo golgiense.
Alternativa “b”. Os ribossomos são estruturas localizadas em todos os tipos celulares, incluindo células procariontes e eucariontes. Em células eucariontes, no entanto, os ribossomos são maiores e mais complexos. Para saber mais sobre os ribossomos, clique aqui.
Células animais e vegetais são células eucariontes, entretanto, apesar de apresentarem algumas semelhanças, algumas estruturas típicas permitem a sua diferenciação. Marque a alternativa que indica uma estrutura celular ausente em células animais.
a) Ribossomos.
b) Membrana plasmática.
c) Parede celular.
d) Retículo endoplasmático.
e) Mitocôndria.
Alternativa “c”. A parede celular é uma estrutura que não ocorre em células animais, sendo exclusiva da célula vegetal, bem como os plastos e vacúolo central.
A organela celular responsável por realizar o processo que garante o fornecimento de energia para a célula é chamada de:
a) Cloroplasto.
b) Ribossomo.
c) Lisossomo.
d) Mitocôndria.
e) Peroxissomo.
Alternativa “d”. A mitocôndria é a organela responsável pelo processo de respiração celular, estando relacionada, portanto, com a produção de energia para a célula. Para saber mais sobre as mitocôndrias, clique aqui.
Dos seres vivos citados abaixo, qual não possui célula eucarionte?
a) Ser humano.
b) Alga.
c) Gato.
d) Planta.
e) Cianobactérias.
Alternativa “e”. Cianobactérias são exemplos de organismos procariontes.
Além de não possuírem um núcleo delimitado por um envoltório nuclear, as células procariontes diferenciam-se das eucariontes por não apresentarem:
a) membrana plasmática.
b) citoplasma.
c) material hereditário.
d) ribossomos.
c) organelas celulares membranosas.
Alternativa “c”. Organelas celulares membranosas são estruturas exclusivas das células eucariontes.
(Centro Universitário Cesumar) Nos organismos eucariontes a fotossíntese ocorre nos cloroplastos. Essas organelas possuem, em comum com as mitocôndrias:
a) síntese proteica independente, consumo de O2 e microvilosidades.
b) membrana dupla, DNA circular e origem endossimbionte.
c) cromossomos lineares, transporte de elétrons e herança materna.
d) tamanho semelhante, pigmentos fotorreativos e lamelas.
e) parede lipoproteica, ribossomos e tilacoides no estroma.
Alternativa “b”. Assim como as mitocôndrias, os cloroplastos caracterizam-se por possuírem membrana dupla, DNA circular e origem endossimbiótica.
(Urca) As células eucariontes são caracterizadas por conjuntos membranosos denominados organelas citoplasmáticas. Esses sistemas possuem funções específicas fundamentais para o funcionamento celular. O conjunto de sistemas membranosos tubulares que muitas vezes ocorre por quase todo o citoplasma, com função de transporte intracelular e, em algumas porções, produção de lipídios, é denominado:
a) Lisossomo.
b) Citossomo.
c) Cromossomo.
d) Complexo de Golgi.
e) Retículo endoplasmático.
Alternativa “e”. O retículo endoplasmático caracteriza-se por ser um complexo sistema de membranas que apresentam funções como a síntese de lipídios e proteínas.