Whatsapp

Exercícios sobre células

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre células, você pode fixar o conteúdo sobre as unidades funcionais dos seres vivos e testar seus conhecimentos sobre a diferença entre procariontes e eucariontes. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as células. Costuma-se dizer que essa estrutura é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, uma informação incorreta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente por que não podemos identificar essas três partes em todos os tipos celulares.

a) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células mortas não apresentam citoplasma.

b) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células vegetais não possuem membrana plasmática, mas, sim, parede celular.

c) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois a membrana plasmática é encontrada apenas em células animais.

d) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o núcleo está presente apenas em células eucariontes.

e) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o citoplasma não é verificado em células adultas.

questão 2

De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são constituídos por células. De acordo com essa teoria, qual dos organismos a seguir não pode ser considerado um ser vivo?

a) Homem.

b) Musgos.

c) HIV.

d) Levedura.

e) Vermes.

questão 3

As células eucariontes possuem um envoltório nuclear, e as procariontes possuem material genético disperso no citoplasma. Dos organismos citados a seguir, qual apresenta células procariontes?

a) Mamíferos.

b) Lactobacilos.

c) Fungos.

d) Levedura.

e) Protozoários.

questão 4

(PUC-RS) O citoplasma celular é composto por organelas dispersas em uma solução aquosa denominada de citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?

a) Participa do equilíbrio osmótico.

b) Catalisa reações químicas.

c) Atua como solvente universal.

d) Participa de reações de hidrólise.

e) Participa do transporte de moléculas.

questão 5

(PUC-PR) No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado de mosaico fluído. Nesse conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:

a) ácidos nucleicos e proteínas;

b) ácidos nucleicos e enzimas;

c) lipídios e enzimas;

d) enzimas e glicídios;

e) lipídios e proteínas.

questão 6

Um aluno observou uma célula pelo microscópio e fez as seguintes afirmações:

- Foi possível observar a membrana plasmática e o núcleo;
- A célula não apresenta vacúolo e cloroplastos;
- A parede celular está ausente.

De acordo com as afirmações do aluno, podemos afirmar que se trata:

a) de uma célula procarionte pertencente a uma bactéria.

b) de uma célula procarionte pertencente a um animal.

c) de uma célula eucarionte pertencente a uma bactéria.

d) de uma célula eucarionte pertencente a um animal.

e) de uma célula eucarionte pertencente a uma planta.

questão 7

Marque a alternativa que indica corretamente o nome de uma estrutura presente em células eucariontes e procariontes.

a) Complexo golgiense

b) Peroxissomo

c) Retículo endoplasmático

d) Mitocôndria

e) Ribossomo

questão 8

Em qual das estruturas celulares é encontrada a maior quantidade de DNA de uma célula:

a) Ribossomo

b) Cloroplasto

c) Complexo golgiense

d) Mitocôndria

e) Núcleo

questão 9

Qual organela celular está relacionada com o processo de digestão intracelular:

a) Centríolo

b) Complexo golgiense

c) Lisossomo

d) Mitocôndrias

e) Peroxissomo

questão 10

Das estruturas celulares a seguir, qual é exclusiva das células vegetais:

a) Plasmídeos

b) Peroxissomos

c) Centríolos

d) Plastídios

e) Lisossomos

questão 11

(UPE) Os antibióticos estão perdendo a competição para as bactérias. Numa experiência, cientistas ingleses misturaram duas espécies de bactérias, a Staphylococcus aureus e a Enterococcus. A primeira era quase imbatível, porque já havia deixado para trás os mais de 200 tipos de antibióticos conhecidos, com exceção da vancomicina; a segunda espécie sabia o que fazer para derrotar justamente a tal vancomicina — e foi esse segredo que transmitiu às Staphylococcus aureus, passados alguns dias de convivência em tubo de ensaio. Os remédios antimicrobianos têm várias estratégias para vencer os adversários. Uma delas é a destruição de uma estrutura complexa e resistente, que dá a forma da célula bacteriana.

Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/antibioticos-x-bacterias-a-corrida-do-seculo. (Adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura complexa e resistente citada no texto.

a) Cápsula de lignina

b) Glicocálix

c) Membrana plasmática

d) Parede celulósica

e) Parede bacteriana

questão 12

(PUC-RIO) As primeiras observações microscópicas de materiais biológicos foram realizadas por Antonie van Leeuwenhoek. A partir daí, o campo da microscopia avançou, principalmente com o desenvolvimento da microscopia eletrônica. Considerando os estudos da organização celular em procariotos e eucariotos, verifica-se que:

a) procariotos não possuem carioteca, nem têm material genético.

b) eucariotos não possuem clorofila e não realizam divisão celular.

c) procariotos apresentam material genético disperso no citoplasma.

d) eucariotos não possuem núcleo organizado delimitado por envoltório nuclear.

e) procariotos apresentam mitocôndrias e cloroplastos.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. Nem todas as células possuem núcleo definido. As células procariontes, encontradas em bactérias, não possuem núcleo delimitado por membrana, estando o material genético disperso no citoplasma.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. De acordo com a teoria celular, os vírus não são seres vivos por não apresentarem células. O HIV é o vírus causador da AIDS.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Lactobacilos são bactérias e, portanto, seres procariontes.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. Uma substância catalizadora é aquela que acelera a velocidade de uma reação, não sendo esse o papel da água.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “e”. As membranas plasmáticas são formadas por uma bicamada lipídica onde se inserem proteínas.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa “d”. Por apresentar núcleo, trata-se de uma célula eucarionte. A ausência de cloroplasto, vacúolo e parede celular indica que se trata de uma célula animal.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa “e”. Ribossomos são estruturas relacionadas com a síntese proteica e encontradas tanto em células procariontes quanto em eucariontes.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa “e”. No núcleo está contida a maior parte da informação genética do organismo. Além do núcleo, é encontrado DNA nas mitocôndrias e cloroplastos.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa “c”. É nos lisossomos que ocorre a digestão intracelular. Os centríolos relacionam-se com o processo de divisão celular. O complexo golgiense é responsável pela modificação, distribuição e empacotamento de substâncias. As mitocôndrias realizam respiração celular. Por fim, o peroxissomo está relacionado com a oxidação de moléculas tóxicas.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa “d”. Plastídios são estruturas exclusivas das células vegetais. Os plastídios mais conhecidos são os cloroplastos, nos quais ocorre a fotossíntese.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa “e”. A estrutura resistente que dá forma à célula bacteriana é a parede bacteriana. A parede celulósica é exclusiva dos vegetais.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa “c”. Nos organismos procariotos, não se observa um núcleo delimitado por membrana, estando o material genético disperso no citoplasma.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado