Topo
pesquisar

Exercícios sobre a perda de água pelo organismo

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre a perda de água abordam os aspectos relacionados à reposição diária dessa substância e as consequências da desidratação para o organismo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A água é fundamental para nossa sobrevivência, por ser usada em vários processos em nosso corpo. Parte dessa substância que ingerimos é perdida, o que mostra a necessidade de sua reposição diária. Todos os processos abaixo referem-se a atividades em que há perda de água, exceto

a) eliminação de urina.

b) eliminação de suor.

c) eliminação de sebo.

d) eliminação das fezes.

e) respiração.

questão 2

Em alguns processos, ocorre um grande aumento da eliminação de água pelo nosso corpo. Em razão disso, se não observados e tratados com a devida atenção, eles podem levar à desidratação. Analise as alternativas e marque aquela que não constitui um quadro que pode levar à desidratação.

a) Diarreia intensa.

b) Exercício vigoroso.

c) Sudorese intensa.

d) Constipação intestinal.

e) Queimadura grave.

questão 3

(Enem - 2015) Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação, o sistema excretor dos estudantes

a) aumentou a filtração glomerular.

b) produziu maior volume de urina.

c) produziu urina com menos ureia.

d) produziu urina com maior concentração de sais.

e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

questão 4

(Enem - 2009) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.

b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.

c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

questão 5

Sabemos que diariamente perdemos uma grande quantidade de água e que a quantidade ingerida dessa substância deve ser maior que a perdida. Todas as alternativas abaixo representam formas de perda de água, sendo a maior representada pela(o)

a) suor.

b) respiração.

c) fezes.

d) urina.

e) difusão na pele.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. As glândulas sebáceas liberam uma secreção oleosa, denominada de sebo. Essa atividade, que tem por função lubrificar e impermeabilizar pele e pelos, não constitui uma forma de perda de água pelo organismo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. A constipação intestinal, conhecida também como intestino preso, é uma condição em que o paciente passa um grande período de tempo sem eliminar suas fezes, ocasionando a formação de massas de fezes endurecidas.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Nesse caso, houve a produção de urina com maior concentração de sais, pois, como os estudantes perderam grande quantidade de água pelo suor e não repuseram esse líquido, a reabsorção de água nos rins será intensa a fim de manter a quantidade ideal dessa substância no organismo.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A eliminação do suor é uma importante forma de perda de água. Entretanto, essa atividade é benéfica por ajudar o organismo a reduzir a temperatura por meio da evaporação da água.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Diariamente, perdemos mais água pela urina do que em qualquer outro processo do organismo. Em média, por dia, um litro de água é eliminado nesse produto de atividade fisiológica.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola