Topo
pesquisar

Exercícios sobre cerrado

Exercícios de Biologia

O cerrado é a segunda maior vegetação da América do Sul, caracterizada por vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa e clima bem regular. Publicado por: Flávia de Figueiredo Machado
questão 1

(Enem-2012) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são: 

  1. Cascas finas e sem sulco ou fendas.
  2. Caules estreitos e retilíneos.
  3. Folhas estreitas e membranosas.
  4. Gemas apicais com densa pilosidade.
  5. Raízes superficiais, em geral, aéreas.
questão 2

Assinale como verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmativas abaixo:

( )  O cerrado é um bioma exclusivamente brasileiro rico em biodiversidade.

( ) O fogo no cerrado é um elemento altamente devastador e sempre deve ser combatido.

( ) O cerrado apresenta sua vegetação constituída por espécies do tipo tropófilas e   caducifólias, e possui fitofisionomias distintas, tais como savanas, campo limpo, campo sujo e cerradão.

( ) O tamanduá-bandeira, maior espécie de tamanduá existente, endêmico do cerrado brasileiro, encontra-se na categoria de ameaça “vulnerável” na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do MMA (2003).

questão 3

(UFMG-2002) Analise este gráfico, em que está representada a flutuação do número de indivíduos de determinada população característica da região do cerrado mineiro:

Flutuação do número de indivíduos de determinada população do cerrado mineiro

Da análise desse gráfico, pode-se concluir que se trata de uma população de:

a) peixes que se reproduzem quando existem fortes correntezas.

b) répteis cujas crias dependem de qualquer ambiente seco.

c) ervas com fotoperíodo de dias curtos.

d) insetos cuja eclosão dos ovos depende de noites frias.

questão 4

O cerrado é a segunda maior formação vegetal da América do Sul, possui vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa e clima bem regular, caracterizado por duas estações climáticas bem definidas, verão chuvoso e inverno seco. Em relação a esse bioma, assinale a afirmativa incorreta:

  1. A vegetação nativa do cerrado é bem adaptada ao fogo, regenerando-se com certa rapidez, principalmente após o retorno do período chuvoso.
  2. Os solos do cerrado, além de ácidos, possuem certa deficiência nutricional que pode ser corrigida pela calagem e aplicação da adubação química.
  3. A vegetação predominante é constituída por espécies que se adaptam às duas estações distintas e por espécies que perdem suas folhas no período de estiagem.
  4. O agronegócio e uma atividade econômica que tem trazido grande benefício para a fauna e a flora do cerrado.
respostas
Questão 1

Letra d

Uma das características das plantas do cerrado é a presença de caule com cortiça grossa e fendida, e raízes profundas e gemas apicais ricas em pelos (densa pilosidade).

Voltar a questão
Questão 2

F - O bioma cerrado também ocupa pequenas porções da Bolívia e do Paraguai.

F - O fogo no cerrado tem ocorrido há pelo menos 25 milhões de anos e representa importante agente evolutivo para as plantas. As queimadas periódicas naturais sempre foram importantes para o equilíbrio ecológico do cerrado, para a determinação da vegetação e para a reprodução das plantas desse ambiente. A vegetação nativa do cerrado é bem adaptada ao fogo, regenerando-se com certa rapidez, principalmente após o retorno do período chuvoso. Contudo, vale ressaltar que o fogo nesse bioma tem se intensificado nos últimos 10.000 anos por ações antrópicas. Dessa forma, as queimadas provocadas, de alguma forma, por ação humana, devem ser evitadas e combatidas.

V

F- De acordo com Fonseca e colaboradores (1996), os tamanduás-bandeira utilizam uma grande variedade de habitat, tais como florestas úmidas, cerrados, pantanais e mata decídua. No Brasil, ocorre em todos os biomas, desde a Amazônia aos campos sulinos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra a.

Pela análise do gráfico, podemos perceber que a população aumenta no período entre outubro e fevereiro, o que corresponde ao período chuvoso na região do cerrado mineiro, e também ao verão da região.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d

O agronegócio, que representa a relação comercial e industrial envolvendo as atividades agrícolas e pecuárias, tem se expandido largamente nos últimos anos. Essa atividade tem contribuído para a perda de vegetação nativa, e consequentemente a morte de muitas espécies da fauna, devido à deflorestação voltada para a criação de gado e monoculturas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola