Topo
pesquisar

Exercícios sobre Cerrado

Exercícios de Geografia do Brasil

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o Cerrado, considerado o maior bioma da América do Sul e o segundo maior do Brasil. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(PUC-SP) O texto abaixo refere-se a qual formação vegetal?

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta dois estratos nítidos: um arbóreo-arbustivo, no qual as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente disposto em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata Semiúmida

e) Cerrado

questão 2

(IADES – PC - DF) O Cerrado é um complexo vegetacional que possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América Tropical e de continentes como a África e a Oceania.

A respeito do bioma Cerrado, assinale a alternativa correta:

a) Além de possuir um solo pobre em nutrientes, com alta toxicidade em razão de grandes quantidades de alumínio, o solo também é muito seco, não havendo Cerrado nas grandes bacias hidrográficas brasileiras.

b) O Cerrado é um bioma quase totalmente homogêneo, e não existem grandes diferenças entre suas respectivas regiões de ocorrência.

c) Entre as fitofisionomias do bioma Cerrado, as de formação florestal têm predominância de espécies arbóreas, sendo elas a mata ciliar, a mata de galeria, a mata seca e o cerradão.

d) O bioma Cerrado não possui grande diversidade biológica, o que permite o uso dos solos para a agricultura sem que haja impacto na fauna e na flora brasileiras.

e) Esse é o bioma de clima mais seco do Brasil, com duas estações bem definidas, representadas por invernos secos e verões chuvosos.

questão 3

(CS-UFG - SANEAGO – GO) O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados diante da sua biodiversidade e está presente também no estado de Goiás. A ameaça desse bioma deve-se

a) à profundidade do solo e à pouca quantidade de nutrientes nele existente.

b) às estações do ano bem definidas, sendo seca e chuvosa.

c) à estrutura das árvores que possuem folhas rígidas e troncos retorcidos.

d) às atividades humanas ligadas à agricultura e à pecuária.

questão 4

A respeito do bioma Cerrado, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

( ) O Cerrado constitui cerca de 22% do território brasileiro, fazendo limite com diversos outros biomas. É, portanto, o único bioma da América do Sul a ter tantos contatos biogeográficos.

( ) O Cerrado, apesar de bastante extenso no território brasileiro, apresenta pouca biodiversidade em virtude da vegetação que o constitui e do solo pobre em nutrientes.

( ) A vegetação do Cerrado divide-se em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. Além disso, é dividida em dois estratos: lenhoso e herbáceo.

( ) O clima que abrange a área ocupada pelo bioma Cerrado é o equatorial úmido, regido por duas estações definidas: inverno seco e verão chuvoso.

a) VFVF

b) FFVF

c) FVVF

d) VFVV

questão 5

Correlacione as fitofisionomias existentes no bioma Cerrado com suas respectivas características. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da correlação:

( 1 ) Campos Limpos

( 2 ) Campos Sujo

( 3 ) Mata Seca

( 4 ) Cerradão

( 5 ) Mata galeria

( ) Também conhecida como matas úmidas, são vegetações que acompanham os cursos d'água.

( ) Constitui uma vegetação de transição entre a mata seca e o Cerrado Stricto Senso. Apresenta árvores com muitas folhas e ramos e com características tortuosas.

( ) É comumente conhecido como Cerrado Ralo, constituído por plantas do estrato herbáceo, nos quais os arbustos são poucos expressivos.

( ) Esse tipo de fitofisionomia encontra-se afastado de cursos d'água. Nela, localizam-se árvores como ipê e aroeira.

( ) É um tipo de vegetação composta por gramíneas, sem a presença de estrato lenhoso.

a) 5,3,4,2,1

b) 5,2,1,3,4

c) 5,4,3,2,1

d) 4,5,3,2,1

respostas
Questão 1

LETRA E

Esse texto refere-se à formação vegetal Cerrado, que compreende cerca de 22% do território brasileiro.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

a) Incorreta: o solo do Cerrado, apesar de pobre em nutrientes, é bastante drenado, sofrendo com processos de lixiviação (lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas).

b) Incorreta: o Cerrado não é um bioma homogêneo, visto que faz limite com outros biomas, o que lhe confere diversas características ao longo de sua extensão.

d) Incorreta: o bioma Cerrado é considerado a savana com maior biodiversidade do mundo. Seu solo é pobre em nutrientes, que é corrigido por meio de processos como a calagem para viabilizar a agricultura.

e) Incorreta: o clima do Cerrado não é o mais seco do Brasil. O mais seco é o semiárido.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

A maior ameaça ao bioma Cerrado está relacionada às atividades humanas voltadas para práticas agrícolas e agropecuárias, que provocam o desmatamento de diversas áreas e a perda de habitat de inúmeras espécies.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

Verdadeira

Falsa – O Cerrado apresenta grande biodiversidade. É conhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11 627 espécies de plantas nativas, com cerca de 4400 espécies endêmicas (existentes apenas nesse bioma).

Verdadeira

Falsa – O clima que abrange a área ocupada pelo bioma Cerrado é o tropical sazonal com duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos.

Voltar a questão
Questão 5
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola