Exercícios sobre cisticercose
A cisticercose é uma doença causada pela tênia. Diferentemente da teníase, a cisticercose é causada:
a) pela ingestão das proglotes.
b) pela ingestão dos cisticercos.
c) pela ingestão das larvas.
d) pela ingestão dos ovos.
e) pela ingestão de partes do indivíduo adulto.
Alternativa “d”. A cisticercose é transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos ovos da tênia.
(Unicamp) A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a:
a) ingestão de ovos dos platelmintos causadores dessas doenças; e controlar as populações de caramujos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos.
b) ingestão de ovos dos nematelmintos, além de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos.
c) ingestão de cisticercos; e controlar a população de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem.
d) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.
Alternativa “d”. A ingestão de ovos de tênia provoca cisticercose, que pode ser prevenida com a lavagem de alimentos e tomando água filtrada ou fervida. No que diz respeito à teníase, ela é prevenida ingerindo-se carne bem passada.
A cisticercose é uma doença causada pela tênia, assim como a teníase. Entretanto, seus sintomas e formas de transmissão são completamente diferentes. Sobre a cisticercose, marque a alternativa correta:
a) A cisticercose causa principalmente dores abdominais, cólicas, vômitos e diarreia.
b) A cisticercose é adquirida pela ingestão de carne contaminada com o cisticerco.
c) A cisticercose pode ser prevenida consumindo carne bem passada.
d) A cisticercose pode ser assintomática ou desencadear sintomas, como dor de cabeça e convulsões.
e) A cisticercose é causada principalmente pela Taenea saginata.
Alternativa “d”. Na cisticercose, o indivíduo pode não possuir sintomas ou desenvolver sintomas variados, a depender do local onde o embrião se fixar. Quando a doença atinge o cérebro, provoca a neurocisticercose, causando sintomas como dor de cabeça, confusão mental e convulsões.
(Cederj) Estima-se que 50 milhões de indivíduos estejam infectados pelo complexo teníase/cisticercose no mundo e que 50.000 morrem a cada ano. Cerca de 350.000 pessoas encontram-se infectadas na América Latina. Em Ribeirão Preto, no Brasil, diagnosticou-se a neurocisticercose em 7,5% dos pacientes admitidos em enfermaria de neurologia.
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 34 (3): 283-290).
A Taenia solium pode ser o agente etiológico tanto da teníase quanto da cisticercose e, nesses casos, os parasitas são transmitidos aos humanos, respectivamente:
a) pela ingestão da carne bovina e pela água não tratada.
b) pela ingestão da carne bovina e dos ovos do parasita presentes nas fezes do hospedeiro intermediário.
c) pela ingestão dos parasitas presentes na carne suína e pela água não tratada.
d) pelos ovos do parasita presentes nas fezes do homem e pela ingestão da carne de boi.
e) pela ingestão dos parasitas presentes na carne suína e dos ovos do parasita presentes nas fezes humanas.
Alternativa “e”. A Taenia solium é a tênia presente no porco. Para se prevenir da teníase causada por essa tênia, é importante consumir a carne de porco sempre bem passada. Já a cisticercose é transmitida por ovos, que são eliminados no meio ambiente juntamente com as fezes do ser humano contaminado. Assim sendo, para se prevenir, é importante sempre lavar bem os alimentos e só consumir água filtrada ou fervida.
A cisticercose é causada pela ingestão de ovos de tênia, um representante dos
a) artrópodes.
b) platelmintos.
c) nematódeos.
d) cnidários.
e) moluscos.
Alternativa “b”. A tênia é um representante dos platelmintos, mais precisamente da classe Cestoda.