Exercícios sobre coagulação sanguínea
Na coagulação sanguínea, o sangue perde sua característica fluída e torna-se uma massa sólida (coágulo). Marque a alternativa que indica corretamente o nome do elemento sanguíneo ligado a esse processo:
a) Hemácias.
b) Eritrócitos.
c) Plaquetas.
d) Leucócitos.
e) Linfócitos.
Alternativa “c”. As plaquetas são os elementos do sangue relacionados ao processo de coagulação sanguínea. As hemácias, ou eritrócitos, transportam o oxigênio, e os leucócitos estão relacionados à defesa do organismo. Linfócitos são um tipo de leucócito.
A hemofilia é uma condição genética que afeta a coagulação do sangue, o que pode provocar sangramentos prolongados na pessoa com esse tipo de problema. A forma mais comum de hemofilia é o tipo A, que afeta o fator de coagulação:
a) III.
b) IV.
c) V.
d) VII.
e) VIII.
Alternativa “e”. O Fator VIII é deficiente em pessoas com hemofilia A. No caso da hemofilia de tipo B, a deficiência é no fator IX.
No modelo conhecido como cascata de coagulação, a ativação do fator X e sua combinação com fosfolipídios e com o fator V – formando, assim, o complexo ativador da protrombina – ocorrem em qual via?
a) Via extrínseca.
b) Via direta.
c) Via intrínseca.
d) Via indireta.
e) Via comum.
Alternativa “e”. É na via comum que se forma o complexo ativador de protrombina. Esse complexo é responsável pela ativação da protrombina em trombina, que, por sua vez, converte o fibrinogênio em fibrina.
Atualmente, a coagulação é explicada com base em superfícies celulares que ocorrem em quatro fases. Indique o nome da fase em que há a liberação de anticoagulantes naturais que impedem todo o fechamento do vaso sanguíneo com a coagulação.
a) Iniciação.
b) Alongamento.
c) Amplificação.
d) Propagação.
e) Finalização.
Alternativa “e”. Na finalização, o processo de coagulação é contido a fim de limitar a área de coagulação e, assim, impedir que o vaso seja completamente fechado (oclusão trombótica).
(Unesp) Uma das mais importantes propriedades do sangue é sua capacidade de se coagular, o que evita a sua perda excessiva quando um vaso é lesado. Assim que o sangue começa a sair do vaso lesado, na região do corte:
a) As hemácias e os glóbulos brancos formam um coágulo que retém as plaquetas, paralisando a hemorragia.
b) As hemácias formam um coágulo que retém a fibrina e a trombina, paralisando a hemorragia.
c) As plaquetas aderem-se às paredes do vaso e retêm os glóbulos sanguíneos.
d) A protrombina converte-se em trombina, que se adere às paredes do vaso e retém os glóbulos sanguíneos.
e) O fibrinogênio converte-se em fibrina, que se adere às paredes do vaso e retém os glóbulos sanguíneos.
Alternativa “e”. A fibrina é uma proteína fibrosa que garante a formação do coágulo.