Topo
pesquisar

Exercícios sobre coagulação sanguínea

Exercícios de Biologia

Ao responder a estes exercícios sobre a coagulação sanguínea, é possível testar seus conhecimentos a respeito do processo que impede o surgimento de grandes hemorragias. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Na coagulação sanguínea, o sangue perde sua característica fluída e torna-se uma massa sólida (coágulo). Marque a alternativa que indica corretamente o nome do elemento sanguíneo ligado a esse processo:

a) Hemácias.

b) Eritrócitos.

c) Plaquetas.

d) Leucócitos.

e) Linfócitos.

questão 2

A hemofilia é uma condição genética que afeta a coagulação do sangue, o que pode provocar sangramentos prolongados na pessoa com esse tipo de problema. A forma mais comum de hemofilia é o tipo A, que afeta o fator de coagulação:

a) III.

b) IV.

c) V.

d) VII.

e) VIII.

questão 3

No modelo conhecido como cascata de coagulação, a ativação do fator X e sua combinação com fosfolipídios e com o fator V – formando, assim, o complexo ativador da protrombina – ocorrem em qual via?

a) Via extrínseca.

b) Via direta.

c) Via intrínseca.

d) Via indireta.

e) Via comum.

questão 4

Atualmente, a coagulação é explicada com base em superfícies celulares que ocorrem em quatro fases. Indique o nome da fase em que há a liberação de anticoagulantes naturais que impedem todo o fechamento do vaso sanguíneo com a coagulação.

a) Iniciação.

b) Alongamento.

c) Amplificação.

d) Propagação.

e) Finalização.

questão 5

(Unesp) Uma das mais importantes propriedades do sangue é sua capacidade de se coagular, o que evita a sua perda excessiva quando um vaso é lesado. Assim que o sangue começa a sair do vaso lesado, na região do corte:

a) As hemácias e os glóbulos brancos formam um coágulo que retém as plaquetas, paralisando a hemorragia.

b) As hemácias formam um coágulo que retém a fibrina e a trombina, paralisando a hemorragia.

c) As plaquetas aderem-se às paredes do vaso e retêm os glóbulos sanguíneos.

d) A protrombina converte-se em trombina, que se adere às paredes do vaso e retém os glóbulos sanguíneos.

e) O fibrinogênio converte-se em fibrina, que se adere às paredes do vaso e retém os glóbulos sanguíneos.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. As plaquetas são os elementos do sangue relacionados ao processo de coagulação sanguínea. As hemácias, ou eritrócitos, transportam o oxigênio, e os leucócitos estão relacionados à defesa do organismo. Linfócitos são um tipo de leucócito.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”. O Fator VIII é deficiente em pessoas com hemofilia A. No caso da hemofilia de tipo B, a deficiência é no fator IX.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. É na via comum que se forma o complexo ativador de protrombina. Esse complexo é responsável pela ativação da protrombina em trombina, que, por sua vez, converte o fibrinogênio em fibrina.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Na finalização, o processo de coagulação é contido a fim de limitar a área de coagulação e, assim, impedir que o vaso seja completamente fechado (oclusão trombótica).

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “e”. A fibrina é uma proteína fibrosa que garante a formação do coágulo.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola