Exercícios sobre a Industrialização da Região Norte do Brasil
Durante o século XIX, a região Norte vivenciou um grande crescimento populacional impulsionado, entre outros fatores, pelo:
a) Ciclo do ouro
b) Ciclo da cana-de-açúcar
c) Ciclo da borracha
d) Ciclo da madeira
Letra C
No final do século XIX, a região amazônica vivenciou um período de grande crescimento demográfico em razão do ciclo da borracha. A extração do látex das seringueiras amazônicas e o grande mercado consumidor fizeram com que o preço desse produto se elevasse, despertando o interesse por trabalho de migrantes de outras regiões do Brasil, especialmente do Nordeste.
Julgue os itens a seguir destacando aquele que não corresponde às finalidades da Zona Franca de Manaus.
a) Promover o desenvolvimento da região Norte.
b) Promover a integração da região Norte com o restante do país.
c) Preservar a soberania nacional com a defesa da fronteira.
d) Estimular a ocupação do território da região Norte e intensificar as ações de preservação ambiental.
Letra D
A respeito da Zona Franca de Manaus, o único item incorreto refere-se à ocupação do território e ações de intensificação da preservação ambiental. Ainda que a ocupação tenha sido decorrente do processo de deslocamento de pessoas para a região, ela não foi o principal elemento para a instalação da Zona Franca de Manaus. As ações de preservação ambiental também não foram os principais interesses da implantação dessa área industrial.
(Cesgranrio) O potencial de crescimento do mercado de automóveis, associado a outros fatores, como os incentivos fiscais, vem atraindo, para o Brasil, investimentos por parte das grandes montadoras, algumas delas já aqui instaladas. Repercussões e impactos desses novos investimentos já vêm sendo observados na organização da produção e do mercado de trabalho. Isto pode ser constatado pela tendência à:
a) substituição da mão de obra brasileira de baixa qualificação por trabalhadores do Mercosul.
b) atuação mais combativa dos sindicatos localizados próximo das grandes montadoras de São Paulo e de Minas Gerais.
c) implantação das novas fábricas nas Zonas Francas existentes nas Regiões Norte e Nordeste do país.
d) diminuição do número de empregos pela robotização de linhas de montagem.
e) eliminação de práticas de terceirização entre os fornecedores de autopeças e as grandes montadoras.
Letra D
A respeito do processo de industrialização brasileiro, especialmente no final do século XX, verifica-se como característica marcante do setor automobilístico a substituição de mão de obra humana pela robotização das linhas de montagem. Ainda que esse processo eleve os custos iniciais de produção, estes se dissipam com o retorno econômico-financeiro gerado aos industriais pela economia com salários, redução de despesas acessórias (energia elétrica, por exemplo), encargos trabalhistas e, sobretudo, no ganho de produtividade (24h de funcionamento, sem horas extras etc.).
(Mackenzie) Na região __________, a industrialização, inicialmente voltada para o mercado regional, beneficiou-se da imigração estrangeira, enquanto, na região _________, nasceu voltada para o mercado nacional e foi beneficiada com a isenção de impostos para a importação de componentes industriais. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o texto acima referente à industrialização do Brasil.
a) Sudeste e Sul
b) Nordeste e Sudeste
c) Centro-Oeste e Norte
d) Sul e Norte
e) Norte e Nordeste
Letra D
A região sul do Brasil foi fortemente influenciada pela migração europeia, que deu os contornos iniciais do seu processo de industrialização. A região norte do país somente se inseriu efetivamente no processo de industrialização brasileiro quando houve a criação de leis de incentivo fiscal para a instalação de empresas na região Norte. O mais importante deles foi a constituição da Zona Franca de Manaus.