Exercícios sobre ecologia
As pirâmides ecológicas são uma forma de representação das cadeias alimentares. Elas podem ser de números, de biomassa e de energia. A respeito das pirâmides de energia, marque a alternativa correta:
a) A cada nível trófico, a energia obtida do nível anterior é maior.
b) A pirâmide de energia nunca poderá ser invertida.
c) A pirâmide de energia representa o número total de indivíduos de uma cadeia alimentar.
d) A quantidade de energia em cada nível trófico é calculada multiplicando o número de indivíduos pela sua massa.
e) Os indivíduos da base são os chamados consumidores primários.
Alternativa “b”. A pirâmide de energia nunca poderá ser invertida, pois ela retrata a perda de energia que ocorre em cada nível trófico.
A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:
a) fatores abióticos.
b) fatores bióticos.
c) biosfera.
d) nicho ecológico.
e) ecossistema.
Alternativa “a”. Os fatores abióticos incluem as partes não vivas, ou seja, correspondem aos fatores físicos e químicos.
Alguns organismos alimentam-se de quase tudo que acham pela frente, outros, no entanto, possuem uma dieta restrita. Animais que não possuem muita restrição conseguem viver melhor em ambientes que sofrem constantes modificações.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o termo usado para espécies que possuem um nicho ecológico amplo.
a) espécies especialistas.
b) espécies consumistas.
c) espécies amplas.
d) espécies generalistas.
e) espécies competitivas.
Alternativa “d”. As espécies generalistas são aquelas que possuem amplos nichos ecológicos, ou seja, possuem uma maior flexibilidade para alimentar-se e abrigar-se, por exemplo.
(PUC-SP) O tucunaré, peixe trazido da Amazônia para as lagoas de captação das usinas estabelecidas ou em construção nos rios Paraná, Tietê e Grande, adaptou-se às condições locais e serviu como elemento de controle das populações de piranhas que ameaçavam proliferar nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Minas Gerais e São Paulo. O mesmo tucunaré terá sua criação incrementada na barragem de Itaipu, afastando o perigo do domínio das águas do Rio Paraná por cardumes de piranhas. A relação tucunaré-piranha pode ser considerada como um método de controle utilizado pelo homem para:
a) aumento de taxa de mortalidade
b) competição intraespecífica.
c) variação de nicho ecológico.
d) alteração cíclica da população.
e) controle biológico por predatismo.
Alternativa “e”. Os tucunarés são peixes que se alimentam de ovos de piranhas, sendo, portanto, um predador natural. Com a inserção de tucunarés em reservatórios, o equilíbrio do ecossistema volta ao normal e o número de piranhas diminui.
(UEPB) Considerando a poluição de um ecossistema aquático por produtos clorados, a exemplo de DDT, o componente biótico da cadeia que deverá apresentar maior concentração do produto será
a) o fitoplâncton
b) o zooplâncton
c) os peixes planctófagos
d) os peixes carnívoros
e) as aves piscívoras
Alternativa “e”. Como os produtos clorados concentram-se no corpo dos organismos e não são degradados, eles tendem a acumular-se nos níveis tróficos superiores.
Piolhos do couro cabeludo são animais que infestam a região da cabeça, provocando coceira. Eles se alimentam do sangue das pessoas nas quais eles estão se desenvolvendo. A relação ecológica existente entre piolhos e seres humanos é de:
a) comensalismo.
b) mutualismo.
c) parasitismo.
d) competição.
e) predatismo.
Alternativa “c”. A relação estabelecida entre piolhos e seres humanos é de parasitismo, na qual o piolho é o parasita e o ser humano é o hospedeiro.
Certas espécies de acácias abrigam formigas em seus espinhos. As acácias fornecem alimento às formigas, enquanto as formigas, que são bastante agressivas, fornecem proteção contra a herbivoria. A relação existente entre elas é de:
a) comensalismo.
b) mutualismo.
c) parasitismo.
d) competição.
e) predatismo.
Alternativa “b”. Acácias e formigas estabelecem uma relação mutualística, pois ambas são beneficiadas com a interação. Trata-se de um mutualismo facultativo, pois as espécies conseguem viver sozinhas.
Em uma cadeia alimentar marinha, o fitoplâncton serve de alimento para o zooplâncton, o qual serve de alimento para peixes, que são consumidos por peixes maiores. O zooplâncton faz parte de qual nível trófico?
a) Produtor.
b) Consumidor primário.
c) Consumidor secundário.
d) Consumidor terciário.
e) Decompositor.
Alternativa “b”. O zooplâncton é um consumidor primário, pois se alimenta do produtor (fitoplâncton).
No período de reprodução, os pinguins-imperadores formam grandes colônias reprodutivas, constituindo grupos com milhares de indivíduos. Um grupo de indivíduos de uma mesma espécie, vivendo em uma área específica, em um mesmo período de tempo, é considerado um(a):
a) comunidade.
b) biosfera.
c) ecossistema.
d) população.
e) nicho ecológico.
Alternativa “d”. Denomina-se de população o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada área e em um determinado período de tempo.
Marque a alternativa que indica corretamente o nome do processo que é desencadeado por um aumento de nutrientes no ambiente aquático, levando ao aumento excessivo de organismos como cianobactérias e algas, o que pode provocar a redução do oxigênio na água e morte de várias espécies.
a) Magnificação trófica.
b) Eutrofização.
c) Efeito estufa.
d) Aquecimento global.
e) Biorremediação.
Alternativa “b”. Eutrofização é um processo que se inicia com o aumento da disponibilidade de nutrientes no ambiente aquático, provocando redução do oxigênio dissolvido na água e morte de várias espécies.
(Enem 2019) Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano. Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas propriedades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, entre outros, são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrência de fármacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquáticos e terrestres.
BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Química Nova, v. 26, n. 4, ago. 2003 (adaptado).
Qual ação minimiza a permanência desses contaminantes nos recursos hídricos?
a) Utilização de esterco como fertilizante na agricultura.
b) Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana.
c) Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade em lixões.
d) Desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes.
e) Reúso dos lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto na agricultura.
Alternativa “d”. A contaminação dos ambientes aquáticos é minimizada com o desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes, o que garante um tratamento mais eficiente das águas contaminadas.
(Fuvest) A cobra-coral (Erythrolamprus aesculapii) tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca (Bothrops jararaca) tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes:
a) disputam o mesmo nicho ecológico.
b) constituem uma população.
c) compartilham o mesmo habitat.
d) realizam competição intraespecífica.
e) são comensais.
Alternativa “c”. As serpentes compartilham o mesmo habitat, pois ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira.