Exercícios sobre enzimas
Sabemos que as enzimas possuem papel fundamental nas reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Marque a alternativa que indica corretamente a função dessas substâncias orgânicas nas reações do nosso organismo.
a) As enzimas atuam retardando a velocidade de uma reação.
b) As enzimas atuam aumentando a velocidade de uma reação.
c) As enzimas não atuam na velocidade de uma reação.
d) As enzimas atuam apenas degradando substâncias.
Alternativa “b”. As enzimas atuam aumentando a velocidade de uma reação e, por isso, são consideradas catalisadores biológicos.
Sabemos que cada enzima atua somente em determinadas reações biológicas, pois cada uma é muito específica. Observe o desenho a seguir e marque a alternativa que indica o nome do modelo utilizado para explicar o funcionamento enzimático.
Observe o esquema exemplificando a especificidade da enzima
a) modelo do mosaico fluido.
b) modelo de encaixe.
c) modelo chave-fechadura.
d) modelo da porca-parafuso.
e) modelo ácido-base.
Alternativa “c”. O modelo chave-fechadura é usado para explicar a especificidade da enzima, pois assim como apenas uma chave é capaz de abrir uma fechadura, a enzima atua apenas em reações específicas.
As enzimas são proteínas globulares que atuam nas mais variadas reações do corpo. Alguns fatores podem afetar a atividade dessas substâncias, alterando a velocidade de uma reação. A respeito desses fatores, marque a alternativa incorreta.
a) A temperatura influencia ativamente na atividade das enzimas, causando a aceleração da reação enzimática.
b) O pH apresenta um papel importante na atividade enzimática, entretanto sua variação causa poucos problemas no funcionamento das enzimas.
c) Temperaturas muito elevadas podem fazer com que ocorra a interrupção da atividade enzimática, pois causa a desnaturação da enzima.
d) A maioria das enzimas apresenta pH ótimo em torno de 7.
Alternativa “b”. Cada enzima apresenta um pH ótimo, ou seja, um pH em que a atividade enzimática é máxima. Quando ocorrem alterações no pH, a atividade enzimática é comprometida e a enzima para de funcionar adequadamente.
(MACK-SP) Para inibir a ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve:
a) estar na mesma concentração da enzima.
b) ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima.
c) recobrir toda a molécula da enzima.
d) ter a mesma função biológica do substrato da enzima.
e) promover a desnaturação dessa enzima.
Alternativa “b”. Para que uma substância ocupe o sítio ativo, ela deve ter a mesma conformação estrutural do substrato da enzima, uma vez que esta apresenta especificidade.
(UFMA) As enzimas biocatalisadoras da indução de reações químicas reconhecem seus substratos através da
a) temperatura do meio.
b) forma tridimensional das moléculas.
c) energia de ativação.
d) concentração de minerais.
e) reversibilidade da reação.
Alternativa “b”. As enzimas são proteínas de grande tamanho que se apresentam enroladas, formando um glóbulo. Elas apresentam uma configuração espacial que permite o perfeito encaixe com os substratos específicos.