Topo
pesquisar

Exercícios sobre monções

Exercícios de Geografia

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o fenômeno das monções, que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, resultando em intensas chuvas. Publicado por: Rafaela Sousa
questão 1

(Unemat) Este fenômeno climático atinge todo o sul, sudeste e leste da Ásia, entre o sul da Índia e o sul do Japão. Caracteriza-se por, no verão, os ventos soprarem no sentido do Índico para a Ásia e, no inverno, soprarem da Ásia para o Índico. É responsável pelo regime geral de chuvas daquela porção do planeta e influencia fortemente as práticas agrícolas dos países em que ocorre. O fenômeno climático acima descrito denomina-se:

a) Monções

b) Transumância

c) Inversão Térmica

d) Força de Coriollis

e) Chuvas orográficas

questão 2

(UERN) As figuras a seguir representam tipos climáticos predominantes no Sul e no Sudeste asiático. As imagens retratam monções de:

a) verão (chuvosa) e de inverno (seca).

b) verão (seca) e de inverno (chuvosa).

c) inverno (chuvosa) e de verão (seca).

d) inverno (seca) e de verão (chuvosa).

questão 3

Massas de ar úmido vindas do oceano resultam na formação de nuvens, que se precipitam na forma de tempestades durante quase todo o ano no verão. O país que apresenta os maiores índices de chuva de todos os tempos e consequentemente é um dos mais afetados pelas monções é:

a) China

b) Arábia Saudita

c) Índia

d) Indonésia

d) Tailândia

questão 4

Ao longo do inverno, o ar úmido concentrado no continente desloca-se em direção ao oceano. Assim, a umidade do continente diminui, resultando em um longo período de seca. Esse fenômeno refere-se à(às):

a) Chuva orográfica

b) Inversão térmica

c) Monção marítima

d) Monção continental

e) Massas de ar

respostas
Questão 1

LETRA A

Monções são uma variação climática que abrange a porção sul e sudeste da Ásia, por isso também chamada de Ásia das Monções. Esse fenômeno influencia a ocorrência de chuvas intensas e secas rigorosas, que se alteram ao longo das estações do ano.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

As imagens representam respectivamente: 1) monções de inverno (secas), quando o ar úmido que estava sobre o continente desloca-se para o oceano. Com isso, diminui-se a umidade do continente, gerando um longo período de seca; 2) monções de verão (chuvosas), quando o continente aquece-se mais rapidamente que o oceano. Isso faz com que o ar fique mais quente e eleve-se para zonas mais altas da atmosfera e que o ar úmido existente sobre o oceano desloque-se para essa região, proporcionando a ocorrência de chuvas.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

Índia é o principal país afetado pelo fenômeno das monções. No país foram registrados os maiores índices pluviométricos de todos os tempos durante o verão. As massas de ar úmido vindas do oceano resultam na formação de nuvens, que geram tempestades.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

A monção continental ocorre durante o inverno. O ar úmido desloca-se do continente para o oceano, diminuindo a umidade do continente e resultando em secas extremas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola