Exercícios sobre a experiência de Miller
Miller ficou conhecido por seu experimento sobre a origem da vida que procurava simular as condições da Terra primitiva. Para esse experimento, Miller considerou que a nossa atmosfera era, a princípio, constituída por:
a) metano, amônia e hidrogênio.
b) oxigênio, nitrogênio e hidrogênio.
c) gás carbônico, metano e nitrogênio.
d) amônia, nitrogênio e oxigênio.
e) oxigênio, gás carbônico e nitrogênio.
Alternativa “a”. Miller, em seu experimento, considerou que a atmosfera primitiva era composta por hidrogênio, amônia, metano e vapor de água. Vale destacar, no entanto, que dados recentes sugerem que na atmosfera primitiva havia dióxido de carbono, metano, monóxido de carbono e nitrogênio.
Miller ficou conhecido pela criação de um simulador, em 1953, que tentava reproduzir as condições do planeta há milhares de anos. O objetivo era entender a origem da vida. O pesquisador colocou uma mistura de gases e vapor-d'água no simulador e disparou fortes descargas elétricas que simulavam raios das possíveis tempestades que existiam no planeta. No simulador havia ainda um condensador e um aquecedor, que permitia que a água se condensasse e, posteriormente, evaporasse para retornar ao sistema. Após uma semana de funcionamento, Miller analisou o líquido no simulador e percebeu a presença de:
a) vitaminas.
b) aminoácidos.
c) carboidratos.
d) lipídios.
e) ácidos nucleicos.
Alternativa “b”. Com o seu experimento, Miller conseguiu provar que, caso a Terra primitiva possuísse aqueles componentes, era possível formar aminoácidos, componentes básicos das proteínas.
(FESP) A essência da atual hipótese sobre a origem da vida foi formulada pelo cientista russo _______ na década de 20. Em 1953 _______ utilizou o aparelho abaixo obtendo entre outras substâncias orgânicas ________, a partir de metano, amônia, vapor d’água, hidrogênio e descargas elétricas.
Preencha as lacunas utilizando uma das alternativas abaixo:
a) Fox, Oparin proteínas.
b) Darwin, Oparin, carboidratos.
c) Lamarck, Fox, aminoácidos.
d) Miller, Oparin, proteínas.
e) Oparin, Miller, aminoácidos.
Alternativa “e”. Atualmente, considera-se como a teoria mais aceita para a origem da vida a teoria da evolução química proposta por Oparin e Haldane. Em 1953, Miller realizou experimentos simulando a atmosfera primitiva e descobriu que era possível o surgimento de aminoácidos naquelas condições.
(UFPA) Em 1953, Miller submeteu à ação de descargas elétricas de alta voltagem uma mistura de vapor de água, amônia (NH3), metano (CH4) e hidrogênio. Obteve como resultado, entre outros compostos, os aminoácidos: glicina, alanina, ácido aspártico e ácido aminobutírico. Com base nesse experimento, pode-se afirmar que:
a) Ficou demonstrada a hipótese da geração espontânea.
b) Não se podem produzir proteínas artificialmente; elas provêm necessariamente dos seres vivos.
c) Formam-se moléculas orgânicas complexas em condições semelhantes às da atmosfera primitiva.
d) A vida tem origem sobrenatural, que não pode ser descrita em termos físicos nem químicos.
Alternativa “c”. O experimento de Miller demonstrou que era possível a síntese de aminoácidos nas condições da Terra primitiva por ele proposta.