Exercícios sobre as causas da Guerra do Paraguai
A partir dos novos estudos realizados pela nova historiografia da Guerra do Paraguai, chegou-se a novas conclusões sobre a situação do Paraguai no século XIX. A respeito disso, selecione a alternativa FALSA:
a) o Paraguai havia tido uma sequência de governos ditatoriais e vivia em isolamento econômico desde o começo do século XIX.
b) diferentemente do que se acreditava, o processo de modernização que aconteceu no Paraguai era restrito aos meios militares.
c) Francisco Solano López governava o Paraguai de maneira ditatorial e utilizava seu cargo para seu enriquecimento ilícito.
d) no século XIX, o Paraguai era uma nação modernizada e industrializada e possuía ótimos indicadores de avanço social.
e) Por causa do governo ditatorial de Solano López, não havia oposição política no Paraguai.
LETRA D
Conforme os novos estudos já comprovaram, o Paraguai NÃO ERA uma nação com um projeto de modernização em andamento. Acontecia uma modernização muito tímida nos meios militares. Além disso, o Paraguai não era uma nação industrializada, mas uma nação agrária, que possuía uma grande parcela da sua população ainda analfabeta. É importante pontuar que também havia forte presença do capital inglês na economia paraguaia, diferentemente do que se acreditava.
Uma das causas da guerra foi o choque de interesses políticos entre as nações da bacia platina. Dado aquele contexto, quais eram os grandes aliados dos paraguaios antes do conflito?
a) federalistas e blancos
b) unitaristas e colorados
c) blancos e colorados
d) federalistas e unitaristas
e) unitaristas e blancos
LETRA A
As alianças realizadas durante o governo de Francisco Solano López foram, primeiramente, com os federalistas argentinos, concentrados em Corrientes e Entre Ríos e liderados por Justo José Urquiza. Os federalistas lutavam contra os unitaristas concentrados em Buenos Aires, que eram representados por Bartolomé Mitre. Depois, os paraguaios aliaram-se com o Partido Blanco, que governava o Uruguai e era representado por Bernardo Berro e Atanasio Aguirre. Os blancos eram adversários dos colorados, apoiados por Brasil e Argentina e liderados por Venancio Flores.
Pouco antes da Guerra do Paraguai, além do choque de interesses políticos, sobretudo na questão que envolvia a Guerra Civil Uruguaia, o governo do Brasil e do Paraguai atritavam também na disputa fronteiriça travada entre ambos. Selecione a alternativa que especifica um terceiro fator de atrito entre as duas nações:
a) a questão política argentina, com o governo brasileiro apoiando os federalistas, e os paraguaios apoiando os unitaristas.
b) o desejo expansionista brasileiro em consolidar seu domínio sobre o Uruguai, reanexando-o como Cisplatina ao território brasileiro.
c) a questão da navegação dos rios da bacia platina, com o Brasil defendendo a livre navegação, e o Paraguai impondo algumas restrições à navegação brasileira nos rios que cruzavam seu território.
d) a questão territorial existente entre Paraguai e Argentina sobre o chaco, na qual o governo brasileiro havia manifestado apoio para a Argentina.
e) a questão da disputa comercial travada entre a pujante indústria paraguaia e a indústria brasileira.
LETRA C
O outro foco de atrito entre Brasil e Paraguai, além dos citados, era a questão que envolvia a navegação dos rios da bacia platina. O Brasil era interessado na livre navegação, pois a navegação desses rios era o único caminho possível para que o Rio de Janeiro mantivesse contato com Cuiabá e a província de Mato Grosso. Já os paraguaios viam a presença de embarcações brasileiras em seu território com desconfiança.
O Tratado da Tríplice Aliança foi assinado por Brasil, Argentina e Uruguai em 1º de maio de 1865 e garantiu a união dessas três nações na luta contra Francisco Solano López. Qual evento possibilitou diretamente essa aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai?
a) a invasão da província argentina de Corrientes pelo exército paraguaio.
b) a invasão do Uruguai pelos exércitos argentinos.
c) o bloqueio naval ao porto de Buenos Aires realizado pela marinha paraguaia.
d) o atentado contra a vida de Bartolomé Mitre realizado pelos federalistas, aliados dos paraguaios.
e) a influência da Inglaterra, que manipulou as três nações para destruir o Paraguai.
LETRA A
Já havia uma aproximação ideológica entre Brasil, Argentina e Uruguai (representado pelos colorados). No entanto, essa aproximação consolidou-se em aliança a partir do momento que os exércitos paraguaios invadiram a província argentina de Corrientes no começo de 1865. Com isso, o Paraguai declarou guerra à Argentina também e, assim, Brasil e Argentina passaram a enxergar em Solano López um inimigo em comum que deveria ser neutralizado.