Exercícios sobre impetigo, leptospirose, meningite e tétano

Antes de resolver estes exercícios sobre impetigo, leptospirose, meningite e tétano, relembre o que você aprendeu sobre essas doenças. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

O impetigo é uma doença bacteriana que pode ser causada pela bactéria Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes. A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta:

a) O impetigo pode ser classificado em bolhoso e não bolhoso.

b) Como medida preventiva, podemos citar a higiene pessoal.

c) O impetigo gera na pele do paciente crostas amareladas características.

d) Na pele do paciente com impetigo bolhoso surgem vesículas e bolhas.

e) Não se deve realizar a retirada e limpeza das crostas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “e”. As crostas devem ser limpas de preferência duas ou três vezes ao dia e, posteriormente, pomadas de antibióticos devem ser aplicadas.

Questão 2

Quando nos ferimos com objetos enferrujados ou somos mordidos por animais, por exemplo, devemos tomar uma vacina que evita o desenvolvimento de uma doença grave. Essa doença bacteriana causa contrações musculares e, quando não tratada adequadamente, pode levar à morte por parada respiratória e cardíaca.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa enfermidade:

a) Botulismo.

b) Meningite.

c) Tétano.

d) Impetigo.

e) Erisipela.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. O tétano é uma doença grave causada por uma bactéria denominada Clostridium tetani. Se não tratada, pode levar à morte.

Questão 3

A meningite é uma doença causada por vírus ou bactérias que se caracteriza pela inflamação das meninges, membranas que envolvem

a) o sistema nervoso periférico.

b) o cérebro e medula espinhal.

c) o sistema digestório.

d) o coração e os vasos sanguíneos.

e) o sistema respiratório.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. A meningite causa a inflamação das meninges, que são três membranas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que revestem o sistema nervoso central.

Questão 4

(Enem) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

a) difteria.

b) botulismo.

c) tuberculose.

d) leptospirose.

e) meningite meningocócica

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A leptospirose é uma doença transmitida pela urina de um animal contaminado, principalmente o rato. Ao ter contato com a urina do rato, que pode estar presente na água de enchentes, por exemplo, podemos contrair a doença.

Questão 5

(ESPM-SP) A leptospirose é uma doença que se alastra em situações de enchente porque, nesses casos, aumenta a:

a) contaminação do ar por bactérias que causam a doença.

b) contaminação do ar por vírus que causam a doença.

c) presença de caramujos que transmitem a doença.

d) contaminação da água pela urina de rato que transmite a doença.

e) proliferação de insetos que transmitem a doença.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A Leptospira interrogans é a bactéria responsável por causar a leptospirose e é liberada na urina de animais doentes. Em casos de enchentes, a população, que acaba tendo contato com água que pode ter sido contaminada por urina de animais, pode contrair a doença.

Assista às nossas videoaulas