Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Noite dos Cristais

Exercícios de História

Faça estes exercícios a respeito da Noite dos Cristais e coloque à prova seus conhecimentos a respeito desse assunto relacionado com a história da Alemanha Nazista. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Noite dos Cristais foi um dos acontecimentos mais marcantes da Alemanha Nazista antes do início da Segunda Guerra Mundial. Foi uma ação coordenada pelo próprio governo, uma vez que as ordens partiram de Adolf Hitler e de Joseph Goebbels. O que foi a Noite dos Cristais?

a) Uma tentativa de golpe dos nazistas na Baviera, em 1923.

b) O nome dado à noite do incêndio do Reichstag, em 1933.

c) A noite da grande queima de livros considerados alienantes, em 1933.

d) Um grande ataque realizado contra judeus em toda a Alemanha em 1938.

e) A noite em que as Leis de Nuremberg foram aprovadas, em 1935.

questão 2

A Noite dos Cristais, que aconteceu em novembro de 1938, foi um grande marco na sociedade alemã. Esse episódio representou o aumento da escalada de violência contra os judeus da Alemanha a fim de forçá-los a sair do país. Esse ataque foi coordenado pelo governo nazista supostamente em represália:

a) à vandalização da bandeira do Reich por estivadores judeus em Nova York.

b) ao assassinato de um diplomata alemão por um estudante judeu.

c) à negativa da Polônia em assinar um acordo diplomático para receber os judeus de origem polonesa que residiam na Alemanha.

d) ao assassinato de um estudante alemão por dois judeus.

e) ao ataque aconteceu para tirar o foco da opinião pública do fraco desempenho da economia alemã.

questão 3

“Noite dos Cristais” é o nome dado ao grande ataque promovido na Alemanha Nazista contra os judeus em novembro de 1938. Por que esse acontecimento recebeu esse nome?

a) Porque a decisão para o ataque partiu de uma sala cheia de cristais, na qual a cúpula nazista reunia-se.

b) Em virtude da destruição das vidraçarias das lojas de judeus, que espalhou cacos de vidros pelos chãos das grandes cidades alemãs.

c) Pela intenção dos nazistas de utilizarem o ataque para apropriar-se da quantidade de riquezas da comunidade judia.

d) Pelo fato de que, no dia do ataque, aconteceu uma festa judaica, na qual se utilizaram cálices de cristal.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 4

Adolf Hitler autorizou o ataque contra os judeus em novembro de 1938 como represália ao assassinato do diplomata alemão em Paris. O crime foi cometido por um estudante judeu de 17 anos que queria vingar-se pelo fato de seus pais terem sido expulsos da Alemanha. O diplomata morto nessa ocasião chamava-se:

a) Joseph Goebbels

b) Reinhard Heydrich

c) Ernst vom Rath

d) Herschel Grynszpan

e) Albert Speer

respostas
Questão 1

LETRA D

A Noite dos Cristais aconteceu nos dias 9 de novembro e 10 de novembro de 1938 e foi organizada pelo governo nazista. Esse acontecimento foi um pogrom, ou seja, um ataque coordenado pelo governo contra a comunidade judia de toda a Alemanha. Foram organizadas ações para destruir sinagogas, lojas e residências de judeus, que foram agredidos e aprisionados.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

A Noite dos Cristais aconteceu em represália ao assassinato de um diplomata alemão que trabalhava em Paris. Esse diplomata, chamado Ernst vom Rath, foi vítima de um ataque realizado por um estudante judeu de 17 anos que queria vingar-se pelos seus pais terem sido expulsos da Alemanha.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O nome “Noite dos Cristais” é a tradução do termo alemão Kristallnacht. Essa expressão faz menção aos cacos de vidros que foram espalhados pelas calçadas das ruas das grandes cidades alemãs em decorrência da destruição de vidraças. Esse ataque foi promovido pelos nazistas.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

O diplomata atingido pelo ataque do estudante judeu Herschel Grynszpan foi Ernst vom Rath. O atentado contra a embaixada alemã aconteceu em 8 de novembro de 1938, e o diplomata faleceu no dia seguinte. O ataque foi utilizado como propaganda para reforçar o antissemitismo na Alemanha e como justificativa para promover o pogrom.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola