Exercícios sobre o intestino delgado

Para responder a esta lista de exercícios sobre o intestino delgado, é fundamental entender a estrutura desse órgão, bem como os processos que nele ocorrem. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

O intestino delgado é um órgão que possui aproximadamente seis metros de comprimento. Esse longo tubo pode ser dividido em três regiões. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não indica uma dessas regiões.

a) Duodeno.

b) Ceco.

c) Íleo.

d) Jejuno.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. O intestino delgado é formado por três regiões: duodeno, jejuno e íleo. O ceco é uma porção do intestino grosso.

Questão 2

Que nome recebem as projeções da membrana plasmática de células absortivas encontradas no intestino delgado?

a) pregas.

b) flagelos.

c) microvilosidades.

d) cílios.

e) vilosidades.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. As microvilosidades são projeções da membrana plasmática das células absortivas. As vilosidades, por sua vez, são projeções do epitélio. As pregas são dobras na mucosa e submucosa do intestino delgado.

Questão 3

No intestino delgado, o produto da digestão sofre a ação de diferentes enzimas, além de uma substância responsável por emulsificar gorduras. Que nome recebe essa sustância que é livre de enzimas?

a) Lipase.

b) Suco pancreático.

c) Enteroquinase.

d) Bile.

e) Suco entérico.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A bile é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. A função dessa secreção é emulsificar as gorduras para que elas sejam mais facilmente quebradas pela ação das lipases.

Questão 4

(Uece) A maior parte dos alimentos ao ser ingerida encontra-se em uma forma física ou química inadequada para que seus nutrientes possam chegar às células o organismo. Dá-se o nome de digestão ao processo pelo qual os alimentos são degradados para que possam atravessar a mucosa intestinal, atingir a corrente sanguínea e alcançar as células. Qual dos conjuntos de substâncias listados a seguir participa da digestão no intestino delgado?

a) bile, suco gástrico, suco pancreático;

b) suco gástrico, suco entérico, saliva;

c) saliva, suco entérico, bile;

d) suco pancreático, suco entérico, bile.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. O suco gástrico é produzido no estômago, e a saliva é produzida pelas glândulas salivares e lançada na boca.

Questão 5

(Fuvest) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois, tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “a”. Grande parte do processo digestivo ocorre no intestino, mais precisamente nos primeiros 25 centímetros desse órgão, ou seja, no duodeno.