Exercícios sobre invertebrados
Animais invertebrados não possuem vértebras ou crânio. Dos animais a seguir, qual não representa um exemplo de invertebrado?
a) Lampreia.
b) Esponja.
c) Esquistossomo.
d) Polvo.
e) Estrela-do-mar
Alternativa “a”. As lampreias são peixes que possuem corpo longo e flexível e uma boca em espécie de anel com dentes afiados.
O reino animal apresenta uma grande quantidade de espécies, as quais são artificialmente classificadas em invertebrados e vertebrados. Nos invertebrados, encontra-se o maior grupo de animais existente e que corresponde a 85% de todos os animais do planeta. Marque a alternativa que indica o nome desse grupo:
a) Poríferos.
b) Moluscos.
c) Cnidários.
d) Artrópodes.
e) Equinodermos.
Alternativa “d”. O filo artrópode, que inclui, entre outros animais, insetos e crustáceos, é o grupo de invertebrados com maior número de espécies. Estima-se que esse grupo represente mais de 80% de todo o reino animal.
(UFC) O filo dos invertebrados mais relacionado ao homem é aquele que inclui as estrelas-do-mar, ou seja, os equinodermas. A justificativa para essa conclusão surpreendente foi baseada principalmente no estudo comparativo:
a) do desenvolvimento embrionário.
b) da simetria dos organismos.
c) do documentário fóssil.
d) da fisiologia.
e) do genoma.
Alternativa “a”. Analisando-se o desenvolvimento dos animais, foi possível perceber que, em equinodermos e cordados, o blastóporo dá origem inicialmente ao ânus, sendo esses animais chamados de deuterostômios. Essa característica em comum faz com que os equinodermos sejam mais relacionados com os cordados e, consequentemente, com o homem.
(PUC-Camp) Na história evolutiva aceita pela maioria dos zoólogos, o primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral acompanhada de processo de cefalização é o dos:
a) poríferos.
b) cnidários.
c) artrópodes.
d) platelmintos.
e) equinodermos.
Alternativa “d”. Na escala evolutiva, os primeiros animais que apresentam simetria bilateral e cefalização são os platelmintos, um grupo que possui corpo achatado dorsoventralmente.