Topo
pesquisar

Exercícios sobre a emissão beta

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre emissões beta exploram as modificações nos núcleos de um átomo quando esse tipo de radiação é emitido por ele. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

O elemento químico iodo (número atômico 53) apresenta um átomo isótopo, cujo número de massa é 131, que é comumente utilizado no diagnóstico de disfunções da tireoide, como também no tratamento de tumores dessa glândula. Uma de suas características é a de ser um emissor beta, fato que resulta sempre na formação de um novo elemento X. Qual, entre as opções abaixo, representa a notação (com número de massa e número atômico) do elemento X?

a) 52X130

b) 52X131

c) 53X130

d) 54X130

e) 54X131

questão 2

Os elementos radiativos (que emitem radiações alfa, beta e gama) têm muitas aplicações em diversas áreas (médicas, industriais, agricultura, aviação, etc.), como podemos verificar nos exemplos a seguir:

I. Isótopo do iodo (iodo-130) é utilizado no diagnóstico de distúrbios da glândula tireoide:

53I13154Te131 + X

II. O isótopo do fósforo (fósforo-32) é utilizado na agricultura como elemento traçador para proporcionar a melhoria na produção do milho:

15P3216S32 + Z

III. O tecnécio é usado na obtenção de imagens do cérebro, fígado e rins, e pode ser representado pela reação:

43Tc9943Tc99 + Q

Analisando a equação de decaimento de cada um dos isótopos citados, podemos afirmar que é (são) emissor (es) beta (s):

a) apenas I.

b) apenas II

c) apenas III.

d) apenas II e III.

e) todos eles.

questão 3

(UFSCAR-SP) Uma das aplicações nobres da energia nuclear é a síntese de radioisótopos que são aplicados na medicina, no diagnóstico e tratamento de doenças. O Brasil é um país que se destaca na pesquisa e fabricação de radioisótopos. O fósforo-32 é utilizado na medicina nuclear para tratamento de problemas vasculares. No decaimento desse radioisótopo, é formado enxofre-32, ocorrendo emissão de:

a) partículas alfa.

b) partículas beta.

c) raios gama.

d) nêutrons.

e) raios X.

questão 4

(UEL-PR) Os elementos radiativos são muito usados em medicina, tanto para diagnósticos como para procedimentos terapêuticos. São também usados para determinar os mecanismos das reações químicas e determinar a idade de objetos antigos. As reações nucleares são aproveitadas em geradores de eletricidade e em armas de destruição maciça. Com relação à emissão de partículas e/ou radiações por átomos radiativos, é correto afirmar:

a) Radiatividade é a emissão espontânea de partículas e/ou radiações de núcleos estáveis de átomos, originando outros núcleos que serão sempre instáveis.

b) A partícula α é um núcleo do átomo de hélio, portanto é formada por dois prótons, dois elétrons e dois nêutrons.

c) A partícula β forma-se a partir da desintegração do nêutron, que dá como resultado um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino, partícula sem carga elétrica e de massa desprezível.

d) As emissões gama (γ) são partículas que apresentam menor poder de penetração e maior poder ionizante sobre os gases.

e) As emissões alfa (α) são as principais responsáveis pelos efeitos biológicos das radiações. Podem produzir mutações nas células do nosso organismo, com gravíssimas consequências genéticas.

respostas
Questão 1

Letra E). O enunciado indica que iodo (número atômico 53 e número de massa 131, 53I131) é um emissor beta (que apresenta número de massa 0 e número atômico -1). Por isso, formará um átomo com número atômico de mesma massa, ou seja, 131, e número atômico uma unidade maior: 54.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E. Todas as alternativas estão corretas porque ocorre emissão de radiação beta em todos os elementos descritos nelas. Isso é facilmente percebido por haver o aumento do número atômico do reagente para o produto em apenas uma unidade.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. O enunciado informa que o isótopo do elemento fósforo, cujo número atômico é 15, sofre decaimento formando o elemento enxofre, cujo número atômico é 16.

Assim, durante esse decaimento, houve emissão de partícula beta, pois, apenas quando essa partícula radioativa é emitida, o número atômico eleva em uma unidade.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

a- Falsa. A radioatividade é uma característica de núcleos instáveis.

b- Falsa. A partícula alfa apresenta dois prótons e dois nêutrons.

d- Falsa. As emissões gama apresentam o maior poder de penetração.

e- Falsa. As radiações gama são principais responsáveis pelos efeitos biológicos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola