Exercícios sobre o lamarckismo
Lamarckismo é o nome dado à teoria proposta por Jean-Baptiste Lamarck para explicar a evolução dos seres vivos. Dentre as alternativas a seguir, marque a que explica, de acordo com o lamarckismo, a origem do pescoço longo das girafas.
a) Anteriormente existiam girafas de pescoço curto e pescoço longo. As que possuíam pescoço longo apresentavam uma vantagem maior para conseguir alimento em locais mais altos, o que garantia sua sobrevivência nesses ambientes. Essa característica vantajosa foi passada para os descendentes e hoje encontramos apenas essa característica.
b) As girafas possuem pescoço longo porque sofreram mutações genéticas que a tornaram assim. Essas mutações foram passadas então para os seus descendentes.
c) As girafas, diante da necessidade de conseguir alimentos em locais altos, esticavam seus pescoços para garantir a nutrição. Isso fez com que o uso dessa parte do corpo estimulasse o seu desenvolvimento, o que o tornou tão longo. Essa característica foi então transmitida aos descendentes.
d) As girafas sempre possuíram pescoços longos, uma vez que todas as espécies são fixas e não sofrem alterações com o decorrer do tempo.
Alternativa “c”. Segundo o lamarckismo, o uso constante de uma estrutura desencadeia o desenvolvimento desta, enquanto seu desuso pode levar ao atrofiamento. Ainda segundo Lamarck, as características adquiridas durante a vida podem ser passadas aos descendentes.
Segundo a teoria de Lamarck, qualquer alteração sofrida no corpo de um indivíduo durante sua vida pode ser transmitida aos seus descendentes. Entre as alternativas apresentadas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome dessa lei.
a) Lei do uso e desuso.
b) Lei da seleção natural.
c) Lei da seleção artificial.
d) Lei da herança dos caracteres adquiridos.
Alternativa “d”. Segundo a Lei da herança dos caracteres adquiridos, as características adquiridas por um indivíduo durante sua vida podem ser transmitidas aos seus filhos.
Lamarck foi um dos primeiros cientistas a tentar derrubar a ideia de que todas as espécies são imutáveis. Segundo esse pesquisador, a utilização constante de um órgão faz com que ele torne-se mais forte e funcione melhor, enquanto sua inutilização provoca sua atrofia. Marque a alternativa que indica como ficou conhecida essa lei:
a) Lei do uso e desuso.
b) Lei do desenvolvimento e atrofia.
c) Lei da herança dos caracteres adquiridos.
d) Lei da seleção natural.
e) Lei da ancestralidade comum.
Alternativa “a”. De acordo com a lei do uso e desuso, a utilização constante de um órgão pode provocar seu desenvolvimento, enquanto seu desuso pode provocar sua atrofia.
(Osex-SP) “Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais répteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condições as patas deixaram de ter utilidade e passaram até a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo, desapareceram por completo”. Este texto exemplifica a teoria denominada:
a) fixismo.
b) darwinismo.
c) morganismo.
d) lamarckismo.
e) seleção natural.
Alternativa “d”. O texto exemplifica o lamarckismo e dá ênfase à lei do uso e desuso.
(UFRGS-RS) Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies.
I. Adaptação ao meio.
II. Seleção natural.
III. Mutação.
IV. Lei do uso e desuso.
V. Herança dos caracteres adquiridos.
Lamarck, em sua teoria, considerou:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, IV e V.
e) II, III e V.
Alternativa “c”. I – Lamarck considerou que o meio apresentava influência sobre os seres vivos, assim como Darwin.
IV – Segundo Lamarck, o uso de um órgão pode provocar o seu desenvolvimento, enquanto o desuso pode levar à sua atrofia.
V – De acordo com Lamarck, todas as características adquiridas durante a vida podem ser passadas aos descendentes.