Exercícios sobre o mecanismo de abertura e fechamento do estômato
(PUC-SP) O estômato é uma estrutura encontrada na epiderme foliar, constituída por duas células denominadas células-guarda. Estas absorvem água quando há grande concentração de íons potássio em seu interior, o que leva o estômato a se abrir. Se o suprimento de água na folha é baixo, ocorre saída de íons potássio das células-guarda para as células vizinhas e, nesse caso, as células-guarda tornam-se
a) flácidas, provocando o fechamento do estômato.
b) flácidas, provocando a abertura do estômato.
c) flácidas, não alterando o comportamento do estômato.
d) túrgidas, provocando o fechamento do estômato.
e) túrgidas, provocando a abertura do estômato.
Alternativa “ a”. Quando ocorre a saída de água, as células-guarda tornam-se flácidas e murchas, desencadeando o fechamento do estômato.
(UNIFESP) Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico.
Para que os estômatos se abram, o professor deve:
a) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco.
b) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor.
c) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.
d) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.
e) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.
Alternativa “c”. Entre os fatores que afetam a abertura e o fechamento do estômato, podemos citar a concentração de dióxido de carbono, a quantidade de luz, a perda de água e a temperatura.
Sabemos que a abertura e o fechamento estomático ocorrem por meio de mudanças nas células-guarda. Essas mudanças ocorrem, principalmente, em virtude do mecanismo de entrada e saída dos íons:
a) cálcio.
b) malato.
c) cloro.
d) boro.
e) potássio.
Alternativa “e”. Com o aumento de íons potássio nas células-guarda, estas começam a absorver água e tornam-se túrgidas. Quando os íons saem, a célula perde água e murcha. As células túrgidas provocam a abertura estomática, enquanto as células murcham causam seu fechamento.
Em situações de estresse hídrico, um hormônio vegetal está diretamente relacionado com a abertura e fechamento do estômato. Esse hormônio liga-se a receptores de membrana, promovendo a entrada de íons cálcio, que atuam como mensageiros, abrindo canais iônicos. A abertura desses canais promove a saída de certos íons, o que causa a saída de água e o fechamento do estômato.
O hormônio relacionado com o controle da abertura e do fechamento estomático é chamado de:
a) auxina.
b) giberelina.
c) citocinina.
d) acido abscísico.
e) etileno.
Alternativa “d”. O ácido abscísico é o responsável, em situações de estresse, por controlar a abertura e o fechamento do estômato.
O estômato é uma estrutura formada por células e uma pequena abertura, denominada de ostíolo, por onde entram gases importantes para a planta. A abertura do ostíolo é determinada por mudanças que ocorrem:
a) nas células-guarda.
b) nas células subsidiárias.
c) nas células epidérmicas típicas.
d) nas células parenquimáticas.
e) nas células do xilema.
Alternativa “a”. Quando as células-guardas estão túrgidas, ocorre a abertura do ostíolo; quanto elas estão flácidas, ocorre seu fechamento.